quarta-feira, 20 de abril de 2022

Polícia realiza maior operação da história contra o crime organizado no RS

São cumpridos 1.368 mandados em operação contra lavagem de dinheiro de facção criminosa do Vale do Sinos responsável pelo tráfico de drogas e armas

Por Portal de Notícias 19/04/2022 - 07:58 hsFoto: Divulgação / Polícia Civil

Agentes foram reunidos na Fiergs

Nesta terça-feira (19/04), a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sapucaia do Sul, com apoio do Ministério Público (MP), realiza a Operação Kraken com cerca de 1,3 mil agentes, em quatro Estados, contra lavagem de dinheiro de uma facção criminosa com base no Vale do Sinos.

Considerada a maior ação deste tipo da história da instituição, a operação que conta também com o apoio de outras polícias, investiga cerca de 200 criminosos e visa apreender judicialmente um valor aproximado de R$ 50 milhões. As investigações duraram um ano e meio.

Ao todo, são 1.368 mandados - sendo 66 de prisão - sendo cumpridos inclusive em 14 presídios (um deles federal), tendo como alvo líderes que comandavam crimes de dentro das cadeias. O objetivo também é apreender 102 veículos e duas aeronaves e 38 imóveis em várias cidades. A polícia também obteve mais de 800 bloqueios fiscais, financeiros e ligados à bolsa de valores. Houve o sequestro judicial de 190 contas bancárias. Há ainda o cumprimento de 273 mandados de busca em 38 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

O objetivo é atacar as finanças de uma das maiores facções do Estado que está por trás do tráfico de armas e drogas, inclusive com o envio de entorpecentes por meio de drones para penitenciárias, mas também envolvida no roubo de carros e em assaltos. A organização também se envolveu na disputa com outro grupo, de Porto Alegre, que deixou 25 mortos em pouco mais de um mês. O grupo gaúcho, que atua como se fosse uma empresa, possui ligações nacionais e também internacionais com outras organizações.

Além da Polícia Civil, participam as polícias de SC, PR e MS, assim como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

— Esta é a maior operação deste tipo da história da Polícia Civil. Estamos em 34 cidades gaúchas cumprindo 1,3 mil ordens judiciais para descapitalizar o crime organizado. E nosso trabalho iniciou a partir de Sapucaia do Sul no final de 2020, já com o sequestro de R$ 10 milhões desta facção — diz o diretor da 2ª Delegacia Regional Metropolitana, delegado Mario Souza.

Nenhum comentário:

Em Alta

Novo HamburgoRS - Hospital do RS fecha UTI e transfere pacientes após detectar superbactéria considerada uma das mais perigosas do mundo

Acinetobacter baumannii, espécie detectada no hospital do RS, foi listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024 como resistente a ...

Mais Lidas