sábado, 22 de junho de 2013

Professor salva policial: factóide que circula nas redes sociais não passa de uma mentira

publicado em 27 de março de 2010 às 20:48


por Conceição Lemes

A foto do manifestante carregando a policial ferida (foi como a Agência Estado a legendou) ganhou os portais, sites e blogs de todo o país, emocionando muita gente, eu inclusive. Hoje à  tarde a Polícia Militar do governo do Estado de São Paulo informou que a soldado chama-se Erika Cristina Moraes de Souza Canavezi. Já o professor é, na verdade, um policial militar à paisana.
A nota da PM diz o seguinte:
Com relação à foto publicada na grande imprensa de uma policial sendo socorrida, a Polícia Militar esclarece que trata-se da Soldado Erika Cristina Moraes de Souza Canavezi, que foi ferida com uma paulada no rosto e que está sendo socorrida por um policial militar a paisana.
A policial foi atendida no Hospital Albert Ainsten medicada, liberada e passa bem.
A Polícia Militar agradece as manifestações de solidariedade.

Enviei então e-mail à assessoria de imprensa da PM, perguntando:

1) O nome do policial militar que socorreu a soldado Erika. Estranhei o fato de a corporação ter divulgado o nome da soldado e não ter feito o mesmo com o colega à paisana. Até por que  foi a própria PM que revelou a situção funcional dele.
2) O que o policial militar à paisana estava fazendo na manifestação dos professores, que foi reprimida com violência. A PM usou spray pimenta, balas de borracha, gás lacrimogêneo e cassetetes contra os manifestantes.

A assessoria de imprensa  informou-me há pouco, por telefone, que “a PM ainda não sabe o nome do policial militar à paisana nem o que fazia na manifestação. Mas que ele foi identificado como sendo da corporação.”

Além disso, prometeu até segunda-feira esclarecer completamente as perguntas que lhes fizemos. Fábio Moraes, secretário-geral da Apeoesp ( Sindicato  dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), estima que 40 mil professores tenham participado da manifestação perto do Palácio dos Bandeirantes na última sexta-feira, 26 de março.


Professor salva policial: factóide que circula nas redes sociais não passa de uma mentira


Esta foto, compartilhada por mais de 10.000 pessoas somente no facebook, e em inúmeras outras redes sociais. Comovendo o Brasil todo não passa de uma grande farsa. Quem compartilha diz que é  a  foto de um professor salvando uma policial nas manifestações em São Paulo. Mas fiquem sabendo que, primeiro, essa foto é muito antiga. É, na verdade, uma foto tirada por Clayton de Souza, ainda em 2010. O homem, na verdade, é um policial à paisana que estava infiltrado na manifestação de professores. A policial é Erika Cristina Moraes de Souza Canavezi que foi ferida durante a operação.
A Polícia de São Paulo, na época se recusou a divulgar o nome do policial e também não quiseram divulgar o que fazia esse policial disfarçado no meio da assembleia de professores.
Vai permanecer para sempre a dúvida: “O que o policial militar à paisana estava fazendo na manifestação dos professores, que foi reprimida com violência. A PM usou spray pimenta, balas de borracha, gás lacrimogêneo e cassetetes contra os manifestantes”. Essa policial pode ter sido ferida por um manifestante que revidou a violência da polícia ou pode ter sido ferida por fogo amigo. Nunca vamos saber a verdade.
A única verdade, é que o que vemos nessa foto não é um professor solidário salvando uma policial, e sim, um colega policial que estava disfarçado e que socorreu outro policial durante ao ataque aos manifestantes que culminou com muitos feridos, inclusive essa policial que foi atendida no pronto-socorro e sofreu apenas ferimentos leves, segundo a nota da PM: aqui.
Alguns podem querer comprovar se a matéria é realmente de 2010; então podem conferir no site da Globo uma matéria de 27 de março de 2010, inclusive onde podem ver essa mesma foto: aqui.  Pode ser lida também em uma postagem da mesma data 27 de março de 201o: aqui.
Para encerrar o assunto pode ler também no próprio site da polícia militar de São Paulo: aqui

Cláudio Bertode
S.O.S Voz

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas