terça-feira, 22 de novembro de 2022

Dez curiosidades sobre Erasmo Carlos, o Tremendão


Tremendão, como era conhecido desde os tempos da Jovem Guarda, morreu aos 81 anos após internação com um quadro de síndrome edemigênica

Por Redação Quem

22/11/2022 

Erasmo Carlos Acervo/Editora Globo

Erasmo Carlos foi um grande ícone da Jovem Guarda, movimento que representou ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa. O cantor, que morreu nesta terça-feira (22) aos 81 anos, tem algumas curiosidades em sua trajetória, desde a criação por uma mãe solo, a amizade ainda na infância com Tim Maia, e a admiração por Elvis Presley, que inspirou seu estilo e sua música.

1. O artista nasceu no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e foi criado de forma solo por sua mãe. Somente na idade adulta e já famoso, Erasmo conheceu o pai.

2. Conheceu na infância ninguém menos do que Sebastião Rodrigues Maia, que mais tarde se tornou conhecido como Tim Maia. A paixão pelo rock and roll estreitou a relação dos dois na adolescência.

3. Em 1957, fez parte da banda The Sputniks, junto de Tim, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos. O grupo foi desfeito após uma briga entre Tim e Roberto e Erasmo montou o grupo The Boys of Rock, que mais tarde teve o nome trocado para The Snakes. O grupo acompanhava tanto Roberto Carlos quanto Tim Maia em seus respectivos shows.
Erasmo Carlos, Gal Costa e Roberto Carlos — Foto: Reprodução do Instagram

4. O apelido Tremendão veio do nome da grife de roupas e acessórios que o cantor tinha na década de 1960.

5. Erasmo é pai de três filhos. Em 2014, um deles, Alexandre Pessoal, morreu aos 40 anos após sofrer um acidente de moto e ficar em coma induzido. O cantor falou em entrevista sobre a perda. "A dor fica, ela se acomoda, mas é um sofrimento para a vida toda. A pessoa não fica inteira de novo, vira um pedaço de si. Mas sigo vivendo, fazendo as mesmas coisas, sempre dentro de mim a saudade - o que não significa depressão, é diferente".

6. O artista começou a cantar na década de 1950, mas só ganhou seu primeiro Grammy Latino em 2014 por Gigante Gentil. Ele, que na mais recente premiação também foi reconhecido com outro prêmio, falou sobre a importância disso. "Esse prêmio já disputei várias vezes; foi o primeiro que ganhei. Parece ser um reconhecimento de trabalho, mas foi disputa mesmo, o que acaba virando incentivo".

7. A amizade de Erasmo com Roberto Carlos começou por uma paixão em comun: Elvis Presley. Além do astro do rock, ambos gostavam de Bob Nelson, James Dean, Marlon Brando, Marilyn Monroe, e torciam para o Vasco da Gama.

8. Erasmo foi essencial para a mudança da Bossa Nova para Tropicália de Gal Costa. O cantor falou sobre a história da canção Meu nome é Gal, composta por ele e Roberto Carlos. "Gal é superimportante para mim. Ela sempre me prestigiou muito e eu fui importante na vida dela por ter tatuado nela a nova fase, de cantora de Bossa Nova para Tropicália. O nome que eu dei para a música que eu fiz em parceria com Roberto para ela é muito forte. 'Meu Nome é Gal' acabou virando nome de música, de filme... Ainda dei uma outra marca, 'Musa de Qualquer Estação', enaltecendo que Gal é uma obra de arte", contou.

Roberto Carlos e Erasmo Carlos, em 1970 — Foto: Acervo/Editora Globo

9. Em entrevista ao Irritando Fernanda Young, Erasmo revelou ter tido relações com mais de 1.150 mulheres. Atualmente ele era casado com Fernanda Passos, que era 49 anos mais jovem que ele.

10. Erasmo adotou o Carlos em seu nome artístico em homenagem ao Roberto Carlos e a Carlos Imperial. Foi com esse nome que lançou o compacto que teria o grande sucesso O Terror dos Namorados.
Erasmo Carlos e a mulher, Fernanda Passos — Foto: Reprodução/ Instagram

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando a tempestade passar

  “Quando a tempestade passar, as estradas se amansarem, E formos sobreviventes de um naufrágio coletivo, Com o cor ação choroso e o destino...

Mais Lidas