sábado, 11 de abril de 2020

Torres de células em chamas, por medo infundado de espalharem o vírus

Torres de células em chamas, por medo infundado de espalharem o vírus
Uma teoria da conspiração que liga a disseminação do coronavírus à tecnologia sem fio 5G provocou mais de 100 incidentes neste mês, disseram autoridades britânicas.




Uma torre de telecomunicações danificada por incêndio este mês em Birmingham, Inglaterra.
Uma torre de telecomunicações danificada por incêndio este mês em Birmingham, Inglaterra. Crédito ...Carl Recine / Reuters
Por Adam Satariano e Davey Alba
10 de abril de 2020

LONDRES - Em 2 de abril, uma torre sem fio foi incendiada em Birmingham. No dia seguinte, um incêndio foi registrado às 22 horas em uma caixa de telecomunicações em Liverpool. Uma hora depois, chegou uma ligação de emergência sobre outra torre de celular em Liverpool que estava em chamas.

Em toda a Grã-Bretanha, mais de 30 atos de incêndio criminoso e vandalismo ocorreram contra torres sem fio e outros equipamentos de telecomunicações neste mês, de acordo com relatórios da polícia e um grupo comercial de telecomunicações. Em aproximadamente 80 outros incidentes no país, os técnicos de telecomunicações foram assediados no trabalho.

Os ataques foram alimentados pela mesma causa, disseram oficiais do governo: uma teoria da conspiração na Internet que liga a disseminação do coronavírus a uma tecnologia sem fio ultra - rápida conhecida como 5G . Sob a falsa ideia, que ganhou força nos grupos do Facebook, nas mensagens do WhatsApp e nos vídeos do YouTube, as ondas de rádio enviadas pela tecnologia 5G estão causando pequenas mudanças no corpo das pessoas que as fazem sucumbir ao vírus.

Os incidentes demonstram claramente como as teorias da conspiração por coronavírus tomaram um rumo sombrio ao se espalhar para o mundo real. Em apenas algumas semanas, a pandemia deu uma nova urgência a idéias adicionais preexistentes online, brincando com os medos das pessoas.

PROPAGANDA

Continue lendo a história principal

Antes do coronavírus, raramente essas teorias causavam tanto dano tangível tão rapidamente, disseram os pesquisadores de desinformação.

Nos Estados Unidos, uma pessoa morreu após se automedicar com cloroquina, que foi apresentada on-line como uma cura milagrosa para o coronavírus, apesar de sua eficácia não ter sido comprovada. E Anthony S. Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, recebeu mais segurança este mês depois que teorias infundadas se espalharam de que ele fazia parte de uma cabala secreta que trabalha para minar o presidente Trump.

Desbloqueie mais artigos gratuitos.
Crie uma conta ou faça login
"A maioria das conspirações permanece on-line, mas isso está tendo impacto no mundo real", disse Alexandre Alaphilippe, diretor executivo do EU DisinfoLab, um grupo de Bruxelas que acompanha as teorias de conspiração contra vírus. Ele chamou o gerenciamento da desinformação pandêmica de "um novo problema" porque a doença é global e as pessoas em todos os lugares estão procurando informações.

A falsa teoria que liga o 5G ao coronavírus tem sido especialmente proeminente, amplificada por celebridades como John Cusack e Woody Harrelson nas mídias sociais. Também foi afetado por um contingente vocal anti-5G, que instou as pessoas a agir contra equipamentos de telecomunicações para se protegerem.

PROPAGANDA

Continue lendo a história principal

A ideia tem raízes profundas na Internet. Uma análise do The New York Times encontrou 487 comunidades no Facebook, 84 contas no Instagram, 52 contas no Twitter e dezenas de outras postagens e vídeos impulsionando a conspiração. As comunidades do Facebook adicionaram quase meio milhão de novos seguidores nas últimas duas semanas. No Instagram, uma rede de 40 contas quase dobrou seu público este mês para 58.800 seguidores.


ImagemManifestantes usando sacolas feitas para parecerem celulares se uniram contra a tecnologia 5G no ano passado em Berna, na Suíça.
Manifestantes usando sacolas feitas para parecerem celulares se uniram contra a tecnologia 5G no ano passado em Berna, na Suíça. Crédito ...Stefan Wermuth / Agence France-Presse - Getty Images
No YouTube, os 10 vídeos mais populares de conspiração para coronavírus 5G publicados em março foram vistos mais de 5,8 milhões de vezes. Hoje, a conspiração pode ser encontrada no Facebook em mais de 30 países, incluindo Suíça, Uruguai e Japão.

Últimas atualizações: Mercados e Negócios
Os relatórios corporativos de ganhos serão um importante barômetro da economia.
A United Airlines planeja adicionar algumas rotas internacionais.
O Departamento do Tesouro não buscará estacas para algumas companhias aéreas que recebem dinheiro de resgate.
Veja mais atualizações
Atualizado 21 horas atrás
Mais cobertura ao vivo: Global EUA Nova York
Políticos britânicos disseram que a teoria da conspiração e os atos violentos que estava causando eram inaceitáveis.

"Isso é um absurdo da mais alta ordem absoluta", disse Julian Knight, membro do Parlamento que lidera um comitê que investiga desinformação on-line relacionada ao coronavírus. Ele disse que o Facebook e o YouTube precisam "controlar" a situação ou arriscar minar a resposta à crise.

Knight acrescentou que a disseminação de conspirações 5G suscitou alarmes sobre como as informações sobre uma futura vacina contra o coronavírus seriam disseminadas.

"Se tomarmos uma vacina para o Covid-19, podemos confiar nas empresas de mídia social para garantir que as mensagens corretas de saúde pública sejam divulgadas sobre essa vacina?" ele perguntou. "Isso pode ser uma questão de vida e morte para muitas pessoas."

O Facebook, que também possui Instagram e WhatsApp, disse que estava "começando a remover alegações falsas de que a tecnologia 5G causa os sintomas ou a contração do Covid-19". O YouTube disse que reduziria as recomendações de vídeos que vinculam o coronavírus ao 5G, enquanto o Twitter afirmou que tomou medidas contra conteúdo enganoso e prejudicial sobre a doença.

PROPAGANDA

Continue lendo a história principal

Reivindicações selvagens sobre 5G não são novas. A tecnologia tem uma importância política desproporcional, pois pode fornecer aos países uma vantagem competitiva, com velocidades sem fio mais rápidas, permitindo um desenvolvimento mais rápido de carros sem motorista e outras inovações.

Os trolls da Internet apreenderam o 5G e suas implicações políticas para semear o medo, levando a protestos nos Estados Unidos e em outros lugares contra a tecnologia nos últimos anos. Os russos alegaram que os sinais 5G estavam ligados a câncer no cérebro, infertilidade, autismo, tumores cardíacos e doença de Alzheimer, os quais careciam de apoio científico.

Em janeiro, quando o coronavírus atravessou Wuhan, na China e além, forneceu novas forragens para os trolls anti-5G. Em 19 de janeiro, um post no Twitter especulava um vínculo entre 5G e a doença, de acordo com a Zignal Labs, uma empresa de mídia que estudou 699.000 menções à conspiração este ano até 7 de abril.


ImagemFios de uma torre de telecomunicações que foi danificada pelo fogo em Birmingham este mês.
Fios de uma torre de telecomunicações que foi danificada pelo fogo em Birmingham este mês. Crédito ...Carl Recine / Reuters
"Wuhan tem mais de 5.000 estações base # 5G agora e 50.000 até 2021 - é uma doença ou 5G?" disse o tweet.

Em 22 de janeiro, um artigo em um site de notícias da Bélgica incluiu um comentário de um médico alegando que o 5G era prejudicial à saúde das pessoas. Embora não tenha mencionado especificamente o coronavírus, o médico mencionou um possível "vínculo com os eventos atuais". O artigo, posteriormente excluído pela editora, alcançou até 115.000 pessoas, de acordo com a CrowdTangle, uma ferramenta que analisa interações nas mídias sociais.

No mês passado, as reivindicações de 5G-coronavírus na web e na televisão estavam aumentando, de acordo com o Zignal Labs. Um vídeo do YouTube que conectou o vírus ao 5G no mês passado acumulou cerca de dois milhões de visualizações antes que o site o excluísse. E a cantora Keri Hilson, assim como Harrelson e Cusack, publicaram online sobre a conspiração.

PROPAGANDA

Continue lendo a história principal

"Muitos dos meus amigos conversaram sobre os efeitos negativos do 5G", escreveu Harrelson no Instagram para seus dois milhões de seguidores na semana passada, compartilhando uma captura de tela de um artigo que estabeleceu links entre o surto de Wuhan e o desenvolvimento do 5G no país.

Os representantes de Harrelson e Cusack, cujos posts no 5G foram excluídos desde então, se recusaram a comentar. A gerente de Hilson disse que suas postagens foram removidas porque "consideramos que, neste momento, é importante focar nas coisas que sabemos que são 100% precisas".

A conspiração ressoou particularmente na Grã-Bretanha. Em janeiro, o primeiro-ministro Boris Johnson havia dado à empresa chinesa de tecnologia Huawei a permissão para configurar a infraestrutura 5G no país.

Nas últimas semanas, os teóricos da conspiração começaram a dizer que a falta de transparência da China no Covid-19 era uma evidência de que não se deve confiar na Huawei para instalar o 5G na Grã-Bretanha. Alguns foram além e pediram a destruição de equipamentos sem fio.

"Precisamos derrubar o 5G", disse uma pessoa do grupo no Facebook Stop 5G UK, que tem mais de 58.600 membros.

Depois que o governo britânico emitiu ordens de abrigo no local em 23 de março, alguns teóricos da conspiração comentaram que era um truque construir secretamente mastros 5G fora da vista do público.


ImagemO primeiro-ministro Boris Johnson deu à empresa chinesa Huawei permissão para configurar a infraestrutura 5G na Grã-Bretanha.
O primeiro-ministro Boris Johnson deu à empresa chinesa Huawei permissão para configurar a infraestrutura 5G na Grã-Bretanha. Crédito ...Suzie Howell para o New York Times
PROPAGANDA

Continue lendo a história principal

Em 2 de abril, em um dos primeiros incidentes com coronavírus 5G, equipamentos de telecomunicações em um bairro de Belfast, na Irlanda do Norte, foram incendiados, segundo autoridades locais.

"Eu simplesmente não podia acreditar", disse Carl Whyte, membro do Conselho da Cidade de Belfast. "Eles estão vendo essas teorias da conspiração nas mídias sociais e destruindo esses mastros".

A notícia do incêndio se espalhou pela área de Belfast. Richard Kerr, o ministro da Igreja Presbiteriana de Templepatrick, nas proximidades de Ballyclare, disse: "Fiquei surpreso que foi a esse nível que as pessoas estavam preparadas para cometer incêndio criminoso".

Outros incêndios nas torres de telecomunicações ocorreram em Birmingham, Liverpool e outros lugares. Vídeos de equipamentos de queima foram compartilhados e comemorados no Facebook. Alguns vídeos também mostraram técnicos de telecomunicações sendo assediados.

"Você sabe que quando eles ligam isso, isso mata todos", disse uma mulher do 5G em um vídeo recente no Twitter, ao confrontar técnicos que colocavam cabos de fibra ótica em uma cidade britânica não identificada.

Mark Steele, um proeminente ativista anti-5G na Grã-Bretanha, disse que os incêndios foram resultado de pessoas frustradas por suas preocupações com segurança não serem levadas a sério. Perguntado se ele acreditava que o 5G estava causando coronavírus, ele disse: "Parece um pouco suspeito, você não acha?"

As empresas de telecomunicações, que adicionaram mais segurança e estão trabalhando com a polícia, disseram que os ataques contra seus trabalhadores e equipamentos foram generalizados, ameaçando as redes de comunicação durante a crise. A Vodafone disse ter sofrido pelo menos 15 incidentes, enquanto a BT teve pelo menos 11. As empresas disseram que, em muitos casos, os vândalos danificaram a infraestrutura existente e não os novos equipamentos 5G.

PROPAGANDA

Continue lendo a história principal
A polícia de Belfast, Liverpool e Birmingham disse que continuava investigando os incidentes, analisando imagens das câmeras de segurança e pedindo pistas ao público.

Grupos anti-5G continuaram adicionando centenas de membros. Um usuário do Facebook compartilhou fotos esta semana de uma torre sem fio sendo construída em uma área não identificada da Grã-Bretanha.

"Acenda", respondeu um comentarista.

Adam Satariano reportou de Londres e Davey Alba de Nova York. Ben Decker contribuiu com pesquisa.

A Surge of Virus Misinformation
Why Coronavirus Conspiracy Theories Flourish. And Why It Matters.April 8, 2020

Touting Virus Cure, ‘Simple Country Doctor’ Becomes a Right-Wing StarApril 2, 2020

Medical Expert Who Corrects Trump Is Now a Target of the Far RightMarch 28, 2020

Surge of Virus Misinformation Stumps Facebook and TwitterMarch 8, 2020

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando a tempestade passar

  “Quando a tempestade passar, as estradas se amansarem, E formos sobreviventes de um naufrágio coletivo, Com o cor ação choroso e o destino...

Mais Lidas