POR CESAR BAIMA
As minhocas encontradas pelo professor de biologia Karstein Erstad em cima de uma grossa camada de neve nas montanhas próximas à cidade norueguesa de Bergen - Reprodução/The Local/Karstein Erstad
RIO – Uma “chuva de minhocas” no Sul da Noruega está intrigando biólogos e meteorologistas. Segundo o serviço de notícias norueguês “The Local”, o fenômeno foi descoberto pelo professor de biologia Karstein Erstad quando esquiava nas montanhas próximas à cidade de Bergen no domingo passado.
- Vi milhares de minhocas sobre a neve – contou Erstad ao “The Local”. - Elas pareciam mortas, mas quando fui pegá-las vi que estavam vivas.
A princípio, Erstad pensou que as minhocas tinham saído do solo e subido pela neve, mas descartou a ideia ao ver que a camada de neve tinha pelo menos meio metro de espessura nas montanhas e os animais não conseguiriam atravessá-la vivos. Além disso, esta não seria a primeira vez que o misterioso fenômeno foi registrado na região. Segundo Erstad, existem relatos de minhocas caindo do céu no Sul da Noruega que datam dos anos 1920.
- É um fenômeno muito raro, é difícil dizer quantas vezes isso já aconteceu, mas ele já foi relato algumas vezes – disse Erstad ao “The Local”. - Agora, várias outras pessoas observaram o mesmo fenômeno em muitos lugares na Noruega. Não sei se tivemos algum sistema climático em especial ultimamente.
Uma das hipóteses para explicar a “chuva de minhocas” na Noruega sugere que os animais foram levados para o ar por ventos fortes e depois caíram a quilômetros de distância. Outra hipótese é de que uma tromba d'água tenha tocado a terra e sugado as minhocas, que também depois acabaram “pousando” a grande distância.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário