domingo, 12 de fevereiro de 2023

O que é ritmo circadiano?


Augusto Dala Costa
2 de fevereiro de 2023

O ritmo circadiano é um ciclo corporal de 24 horas, ditado pelo relógio interno do corpo (também chamado de relógio biológico), que, por sua vez, é controlado por vários mecanismos fisiológicos. Em nós, humanos, ele afeta quando sentimos sono, quando acordamos e ficamos em vigília e quando queremos comer, mas também está presente na maioria dos animais e plantas.

Cientistas já descobriram que o ritmo circadiano é controlado pelo núcleo supraquiasmático do cérebro (NSQ), localizado no hipotálamo, que recebe diversos sinais do corpo e planeja o relógio-mestre de acordo com essas informações. Elas podem ser, por exemplo, temperatura e exercício, mas o principal fator é a luz, à qual o NSQ é mais sensível.

O ritmo circadiano regula a maneira como o nosso corpo secreta os hormônios que nos fazem sentir sono e ficar alertas (Imagem: Miikka Luotio/Unsplash)

Luz, sono e vigília

Com a luz, o NSQ regula o ciclo de sono e vigília, garantindo que nosso corpo durma bem à noite e fique alerta durante o dia. Isso é feito através de hormônios, especialmente a melatonina, a leptina e o cortisol. Segundo alguns cientistas, a forma mais precisa de saber para qual “horário” o relógio biológico está ajustado é observar quando a melatonina é secretada, já que é o regulador-mestre do ritmo circadiano.

A melatonina é liberada quando estamos no escuro ou na penumbra, geralmente de 2 a 3 horas antes de dormirmos. Um indivíduo que durma todos os dias às 22h, por exemplo, começará a apresentar concentrações maiores do hormônio no sangue e na saliva das 19h às 21h.

Já o cortisol, secretado pelas glândulas suprarrenais, regula o metabolismo de proteínas, gorduras e açúcares, e aumenta quando estamos prestes a acordar — ele nos deixa alerta, usando mecanismos de estresse, preparando o corpo para o dia e aumentando ao longo da vigília.


Quando dormimos em horários regulares, o relógio biológico, ou ritmo circadiano, nos deixa alerta ou sonolentos nos horários corretos — o ideal é não variar muito (Imagem: Sonja Langford/Unsplash)
O que influencia o ritmo circadiano?

Fatores influentes no ritmo circadiano incluem genética, idade e comportamento. Ele fica 1 ou 2 horas adiantado quando somos adolescentes, e, quando envelhecemos, é atrasado. Variar muito os turnos de vigília e sono também pode afetar a sincronização corporal, causando cansaço, insônia e até mesmo problemas gastrointestinais. Esses problemas são mais comuns em pessoas que dormem durante o dia ou são expostas à luz muito irregularmente.

Ultimamente, temos sofrido também com a exposição a luz artificial, especialmente LEDs. Por fim, perturbações no ritmo circadiano também podem mudar a secreção dos hormônios da fome (especialmente a grelina), do metabolismo da glicose e do humor, podendo levar a problemas como obesidade.

Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Em Alta

Novo HamburgoRS - Hospital do RS fecha UTI e transfere pacientes após detectar superbactéria considerada uma das mais perigosas do mundo

Acinetobacter baumannii, espécie detectada no hospital do RS, foi listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024 como resistente a ...

Mais Lidas