domingo, 4 de janeiro de 2015

Sucos e ‘shakes’ desintoxicam e ajudam a diminuir a culpa pelos excessos nas festas de fim do ano

                                                          Nutricionistas dão receitas com gengibre, rúcula e maçã



Sucos para ressaca de final de anoGUSTAVO STEPHAN / AGÊNCIA O GLOBO
RIO - Época de festas de Natal e réveilloné sempre a mesma história: difícil conter a gula diante de mesas tão fartas e dizer não para mais uma (só uma!) tacinha. Antes de correr para a farmácia atrás de um analgésico ou antiácido, a sugestão é buscar na geladeira e no armário da cozinha alguns ingredientes que podem aplacar os sintomas da ressaca por excesso de comes e/ou bebes.
— O gengibre alivia o enjoo e a dor de cabeça e o chá branco tem efeito anti-inflamatório. A combinação adequada de frutas, legumes e outros alimentos ajuda quem bebeu um pouco acima da conta — afirma a nutricionista Isabel Jereissati, autora da receita do suchá (abaixo veja esta e outras), que junta hortelã com sucos de limão e maçã.
Os já bastante conhecidos (e batidos) sucos verdes também podem amenizar o day after. A nutricionista Andrea Santa Rosa sugere o uso de maçã verde, couve, gengibre, chia e água gelada.
— O efeito é de eliminação de toxinas — explica Andrea. — A maçã possui a quercetina, um fitoquímico com ação anti-inflamatória. A couve é fonte de magnésio, mineral que participa na ativação de uma das enzimas mais importantes do processo de detoxificação, além de ter clorofila.
Na receita da nutricionista funcional Daniela de Almeida, a couve ficou de fora, mas foi substituída pela rúcula, numa mistura com banana prata, laranja, hortelã e água.
— A rúcula é do grupo das crucíferas, o mesmo da couve, e o seu uso não deixa de ser uma forma de variar o suco verde. Além disso, possui vitaminas C, E e carotenoides, com potente atividade antioxidante. Já a banana é uma ótima fruta para melhorar a fadiga e evitar carências nutricionais causadas pela ressaca.
Também com banana, Isabel Jereissati criou um shake detox com gostinho de vitamina e aposta numa nova coloração para os sucos.
— Depois do verde e do rosa, acho que o branco tem tudo para ser a próxima cor. Uma receita que adoro é bater no liquidificador 200ml de leite de amêndoa, 2 colheres de sobremesa de pasta de amendoim, metade de uma banana prata e uma pitada de raspa de fava de baunilha. Esse shakeajuda a repor importantes nutrientes que foram absorvidos pelo figado durante a metabolização do álcool — ensina Isabel.
Antes de qualquer um enfiar o pé na jaca, especialistas lembram algumas dicas importantes.
— Beber de barriga vazia não deve ser nunca uma opção pela rápida absorção do álcool, mas intercalar um copo d’água com um copo da bebida é uma atitude sábia, pois a absorção se torna mais lenta. — diz Daniela.
RECEITAS
‘SUCHÁ’ (Isabel Jereissati)
Ingredientes: 150ml de chá branco, 1 colher de sopa de suco de limão, 3 folhas de hortelã grandes, 1 pitada de gengibre ralado e 200ml de suco de maçã
Modo de preparo: Com o chá branco em temperatura ambiente, bata no liquidificador todos os ingredientes acima.
Rendimento: 1 copo.
SUCO VERDE (Andrea Santa Rosa)
Ingredientes: 1 maçã verde, 1 folha de couve, 1 pedaço pequeno de gengibre, 150ml de água gelada e 1 colher de chá de chia.
Modo de preparo: Bata no liquidificador a maçã, a folha de couve, o gengibre e a água. 2. Adicione uma colher de chá de chia e beba imediatamente.
Rendimento: 1 copo
ANTIRRESSACA (Daniela de Almeida)
Ingredientes: 10 folhas de rúcula orgânica, 1 banana prata, 1 laranja espremida, 100ml de água e 5 folhas de hortelã.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba o suco assim que ficar pronto.
Rendimento: 1 copo




































 http://ela.oglobo.globo.com/beleza/sucos-shakes-desintoxicam-ajudam-diminuir-culpa-pelos-excessos-nas-festas-de-fim-do-ano-14947821#ixzz3NtJlswvT
Copyright © 2013 O Globo S.A. 

Nenhum comentário:

Em Alta

Novo HamburgoRS - Hospital do RS fecha UTI e transfere pacientes após detectar superbactéria considerada uma das mais perigosas do mundo

Acinetobacter baumannii, espécie detectada no hospital do RS, foi listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024 como resistente a ...

Mais Lidas