Os metrôs e trens no Japão são tão lotados quanto no Brasil, porém, são incrivelmente silenciosos. Nada de pessoas falando alto, nada de gargalhadas, nada de músicas em volume elevado no fone de ouvido e nada de pessoas falando no celular. Muitos aproveitam a viagem para descansar ou, então, para apenas mexer no celular ou ler, sem nunca incomodar os outros passageiros.
Casos em que o celular toca enquanto o passageiro está dentro de algum transporte público parece ser um fato bastante embaraçoso. Nesses casos, o passageiro pega rapidamente o telefone e desliga a ligação. Ou então, atende o celular, sussurra algo brevemente e logo encerra a chamada.
Mas por que os japoneses não querem falar ao telefone quando usam o transporte público? Vamos dar uma olhada nas três principais razões.
1 – Perturbação pública
Primeiramente, você pode perturbar outros passageiros ao falar ao telefone em um transporte público. As outras pessoas pensarão que você está sendo rude com tal ação.
2 – Privacidade
Se alguém fala ao telefone, todos ao redor, querendo ou não, poderão ouvir a conversa. Japoneses consideram sua privacidade muito importante, preferindo, portanto, que outras pessoas não saibam sobre a sua vida. Então, eles escolhem não falar ao telefone em nenhum transporte público.
3 – Etiqueta
A terceira razão trata-se de uma regra de conduta. Segundo a etiqueta, é de bom tom que o usuário do transporte público não fale ao telefone. É recomendado que se o seu telefone tocar você recuse a chamada ou, então, explique rapidamente e em voz baixa que você está no trem e que irá retornar a ligação depois.
Há até placas nas estações e nos metrôs e trens que pedem para não falar ao telefone dentro do transporte público. Existem ainda sinalizações para que os celulares sejam colocados no modo silencioso ou, como é chamado no Japão, no “manner mode“, para não aborrecer outros passageiros em caso de ligações ou de envio de mensagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário