Brasil não é mais o campeão de desmatamento do mundo


BRUNO CALIXTO

29/06/2014 17h09 - Atualizado em 29/06/2014 17h50

Imagem aérea do desmatamento na ilha de Sumatra, na Indonésia (Foto: Ulet Ifansasti/Getty Images)
O Brasil perdeu o seu (vergonhoso) título de campeão do desmatamento no mundo. Um novo estudo publicado neste domingo (29) na revista científica Nature Climate Change mostra que as árvores têm um novo vilão: a Indonésia.
O estudo usou dados de satélites para monitorar o desmatamento nas principais ilhas da Indonésia. O objetivo era calcular de forma efetiva a quantidade de áreas derrubadas, já que os dados usados pelo governo são conflitantes. Os resultados impressionam. Segundo o estudo, a Indonésia desmatou 8,4 mil quilômetros quadrados de florestas em 2012. Praticamente o dobro do desmatamento da Amazônia no mesmo ano, quando o Inpe detectou cerca de 4 mil quilômetros quadrados desmatados.
Os resultados são constrangedores para o governo da Indonésia. Desde 2011, o país colocou em prática uma moratória no desmatamento, e o estudo mostra que essa política não está funcionando. Além disso, a sitiação preocupa por várias questões. Primeiro, coloca em risco espécies já ameaçadas, como o orangutango e o tigre-de-sumatra. Segundo, porque libera uma quantidade enorme de gases de efeito estufa. O desmatamento coloca a Indonésia como o terceiro país que mais contribui com o aquecimento global, atrás apenas de China e Estados Unidos.
Enquanto isso, no Brasil, as taxas de desmatamento estão caindo, graças a um conjunto de estratégias eficazes adotadas pelo governo. Mas os números ainda são altos, e adegradação florestal também preocupa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALETES E CAIXOTES DE MADEIRA NA SUA CASA JÁ!

Reencarnação e Alma dos Animais por Chico Xavier

A flor mais rara do mundo