O animal 'Pope' conseguiu se salvar da cheia do Rio Uruguai em Itaqui.
Conforme Defesa Civil, mais de 20,2 mil pessoas foram atingidas.
Estêvão Pires
Do G1 RS, em Itaqui
Aposentado conta com companhia do cão Pope após perder casa no RS (Foto: Estêvão Pires/G1)
Apesar dos avisos prévios sobre a cheia do Rio Uruguai, após os temporais no Rio Grande do Sul, algumas pessoas não conseguiram sair a tempo de casa. De acordo com último relatório da Defesa Civil, neste domingo (6), 20.233 pessoas foram atingidas em todo o estado. Em Itaqui, na Fronteira Oeste, mais de um quarto da população precisou deixar sua residência. É o caso do aposentado Leazir Meus da Silva, de 72 anos.
O pouco que sobrou para Silva foi o cãozinho Pope, seu fiel companheiro, vivo após uma enchente que matou diversos animais pela cidade.
“Dá vontade de chorar mesmo. Não imaginava que isso pudesse acontecer, ninguém me avisou nada. Perdi tudo. É muita tristeza. Não queria estar morando aqui”, afirmou ao G1, sem conter as lágrimas.
Ele realiza uma vigília perto de sua casa nesta manhã. Localizada a poucos metros do rio que divide o Brasil e a Argentina, a propriedade do idoso ficou completamente embaixo d'água.
“Ficou tudo lá, não dava mais tempo. Graças a Deus salvei o Pope. Deus me livre. Ele já fugiu duas vezes. Ele é puro de raça, e consegui recuperar”, salientou.
Desde que o nível do rio subiu, o homem decidiu dormir durante o dia e passar as madrugadas sob o toldo de uma lancheria, a uma quadra de sua residência. “É pra evitar os saques”, detalhou.
Animais vagam pelas ruas após temporal no RS (Foto: Estêvão Pires/G1)
O risco de furtos segue sendo a preocupação em Itaqui, mas a Brigada Militar diz não ter registro de crimes em área alagadas. Durante o dia Silva procura dormir com uma das filhas em uma região mais alta da cidade. A esposa e os três filhos também ganharam abrigo no local.
“Saúde é o mais importante”, ponderou o aposentado, ainda sem perspectivas sobre quando poderá voltar para casa.
Apesar da tristeza, uma boa notícia animou Silva: o Rio Uruguai voltou a baixar desde sábado (5). A última medição realizada nesta manhã indicava um nível 12,98 acima do normal, 22 centímetros a menos dos 13,2 centímetros registrados na sexta-feira (4). Esta é a pior enchente da cidade desde 1983.
A insulina inalável promete livrar das picadas até 90 milhões de doentes, 3 milhões no Brasil (Montagem sobre fotos Thinkstock e divulgação)
Em 27 de junho, o bilionário americano Alfred Mann, de 88 anos, almoçava com a mulher em um restaurante em Las Vegas, onde mora, quando recebeu por telefone a notícia mais importante de sua carreira como físico e empresário na área de saúde: a insulina inalável Afrezza, produto no qual ele investira 2 bilhões de dólares, finalmente recebera o o.k. da FDA, a agência do governo dos Estados Unidos de controle de remédios e alimentos. No dia do anúncio da aprovação, as ações do laboratório MannKind, empresa de sua propriedade, subiram 10%. A boa notícia não era apenas para Mann. A Afrezza representa uma mudança drástica no tratamento do diabetes. Graças à nova insulina, 25% dos diabéticos, um universo de 90 milhões de doentes no mundo, 3 milhões deles no Brasil, podem se livrar das injeções diárias do hormônio, imprescindíveis até agora para o controle da doença. Diz o endocrinologista Freddy Eliaschewitz, diretor do Centro de Pesquisas Clínicas (CPClin), de São Paulo, instituição envolvida nos estudos clínicos com o medicamento: “Este é o maior marco na história do tratamento com insulina nos últimos quarenta anos”. A data refere-se ao lançamento, na década de 70, do hormônio feito com material genético humano, o que livrou os doentes dos efeitos colaterais severos causados pelas insulinas anteriores, produzidas a partir de animais, principalmente porcos.
Obie, de 8 anos, é um dos cachorros mais sortudos do mundo. Quando foi encontrado, o daschund pesava impressionantes 35 quilos, mais que o dobro do peso recomendado para essa raça. A veterinária americana Nora Vanatta foi resgatá-lo após denúncias na internet. Os donos anteriores do pet, idosos e doentes, ofereciam comida a ele como uma maneira de demonstrar amor.
Após uma dieta rígida e uma rotina de exercícios ao ar livre, na esteira e na água, Obie perdeu 22 quilos, mais de metade de seu peso, durante o período de um ano. Ele era tão gordo, que precisava usar uma proteção ao redor de sua cintura para que a barriga não arrastasse no chão e machucasse sua pele.
Em 2013, após emagrecer, ele passou por uma cirurgia para eliminar a pele excedente. Agora, Obie vive feliz, com dois irmãos caninos. Tem uma página no Facebook com mais de 300 000 seguidores, a Obie Dog Journey, e atéestampa calendários temáticos. Confira algumas fotos da transformação:
1 . Suas patinhas quase não alcançavam o chão
2. Ele usava uma proteção para evitar que sua barriga roçasse no piso
Não há idade para atingir o sucesso. Confira a história de jovens que enxergaram oportunidades de negócio e hoje faturam alto
Uma das frases mais repetidas no mundo corporativo diz que "não há idade para começar a empreender". De fato, a expressão não é das mais criativas, mas é verdadeira: até por isso, há uma série de jovens, no Brasil e no exterior, faturando alto desde cedo.
Confira a história de oito empresas – e nove empreendedores – que, apesar das dificuldades e da falta de experiência, atingiram o sucesso profissional. Há até adolescentes multimilionários. Confira:
1) US$ 250 milhões aos 18 anos
A americana Isabella Weems, conhecida como Bella, começou a empreender porque queria comprar um carro. Para isso, em 2010, ela criou a Origami Owl, uma plataforma online de joias. O investimento inicial na Origami Owl foi de US$ 350, dinheiro ganho por Bella em trabalhos como babá. Ela começou a fazer joias e contou com a ajuda de família e amigos para vendê-las para conhecidos. No ano seguinte, já na internet, a Origami Owl começou a trabalhar com consultores, que compram as joias online e as revendem.
Em 2012, a Origami Owl faturou US$ 25 milhões. Para o ano seguinte, Bella estipulou uma meta: chegar a US$ 250 milhões. A Origami Owl ainda não divulgou dados sobre o desempenho no ano passado, mas é possível dizer que ela superou – e muito – o sonho de ter um automóvel.
2) "Empreender é brincar"
O representante brasileiro dessa lista é o alagoano Davi Braga, de 13 anos. Davizinho, como é chamado, é filho de João Kepler, investidor-anjo bastante conhecido no mundo das empresas de tecnologia. No caso de Davi, parece que a paixão pelo empreendedorismo foi contagiosa: ele é um dos cofundadores da List-It, um sistema de compra de material escolar.
Quem vê a história de Davi pode imaginar que ele não esteja aproveitando sua infância, já que começou nos negócios tão cedo. Mas para o menino, empreender é uma brincadeira tão divertida quanto jogar videogame ou bola. “Eu consigo fazer tudo com equilíbrio: estudar, brincar e empreender”, afirma. “Empreender é como brincar, é diversão.”
O objetivo é lançar o site do List-It oficialmente no ano que vem. Atualmente Davi está à procura de lojas parceiras da plataforma. Confira mais informações sobre Davi e sua empresa neste link. Também vale dar uma olhada na desenvoltura do menino em um pitch, realizado na Demo Brasil Nordeste, no começo do ano.
3) Paixão que vira negócio
As americanas Emily Matson, 18 anos, e Julianne Goldmark, 17, ainda estavam no colégio quando transformaram uma paixão por acessórios de cabelo em uma marca que faturou US$ 5 milhões em 2012. Apaixonadas por laços e elásticos de cabelo mostrados na série Gossip Girl, as meninas queriam comprar produtos semelhantes, mas encontraram com preços que consideraram muito altos.
Elas decidiram, então, comprar materiais e criar seus próprios acessórios. Um mês depois, as duas receberam uma ligação da revista Marie Claire e os acessórios da marca Emi-Jay se tornaram queridinhos da revistas de moda e beleza. Os acessórios custam entre US$ 5 e US$ 20. Em 2012, a empresa vendeu cinco milhões de unidades e dobrou esse número em 2013. O faturamento do ano passado ainda não foi declarado. Neste link, você encontra mais informações sobre Emily e Julianne.
4) Mercado de um bilhão de pessoas
O indiano Angad Daryani construiu seu primeiro robô com oito anos. Aos 13, ele já estava montando sua própria versão, com código-fonte aberto, da impressora 3D RepRap. Agora com 15 anos, ele criou a SharkBot, uma versão modificada da RepRap, que será a primeira impressora 3D caseira a ser comercializada na Índia – ou seja, Daryani tem um mercado de mais de um bilhão de pessoas.
O garoto acredita que a impressora será mais rápida e mais robusta impressora 3D do mundo, e poderá imprimir qualquer material, exceto metal. Um de seus protótipos já está sendo usado no Instituto Indiano de Tecnologia, em Mumbai. Saiba mais sobre Daryani aqui.
5) Dinheiro em rodinhas
O norte-americano Nicholas Pinto, de 14 anos, sempre gostou de andar de patinete. No entanto, ele tinha um problema: as rodinhas do seu brinquedo sempre quebravam. Enxergando no problema uma oportunidade, ele resolveu criar modelos mais resistentes de roda. A ideia se transformou na LB Scoots, empresa criada em que faturou US$ 100 mil (R$ 225 mil) em 2012. A LB Scoots ainda não divulgou o faturamento registrado em 2013.
Saiba mais sobre a LB e Nicholas Pinto neste link.
6) Uma ajuda para a irmã
A estudante americana Megan Grassel não encontrava sutiãs bonitinhos e apropriados para sua irmã mais nova, de 13 anos. Quando ela experimentava as peças, nenhuma servia bem e todas tinham muito apelo sexual. Então, ao invés de apenas ficar reclamando, ela criou sua própria marca, a Yellowberry, no ano passado.
A empresa de Megan, que faz sutiãs bonitinhos e confortáveis para meninas entre 11 e 15 anos, levantou US$ 41 mil em uma campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter. Com o sucesso da campanha, que pedia US$ 25 mil, a primeira coleção foi toda vendida em poucos dias. Mais informações sobre a Yellowberry aqui.
7) Vendeu negócio e ganhou emprego do comprador
Nascido na Austrália e radicado no Reino Unido, Nick D'Aloisio, 18 anos, lançou no fim de 2011 o Summly, um dos organizadores de notícias mais famosos do mundo. Em março de 2013, vendeu a plataforma para o Yahoo!, por US$ 30 milhões. Hoje, D'Aloisio é funcionário integral do Yahoo!.
8) Lucro para pagar a faculdade
Aos 15 anos, Madison Robinson tem seu próprio negócio – uma empresa que fabrica chinelos para crianças – e já faturou seu primeiro US$ 1 milhão. Sua empresa, a FishFlops, foi criada em 2006, quando Madison tinha apenas oito anos de idade. Os chinelos, cujos desenhos são feitos pela própria garota, são inspirados em duas das suas paixões: pescar e nadar.
Além de chinelos, Madison vende camisetas e livros infantis que ela mesma escreve. Por orientação do pai, o lucro da empresa está sendo economizado para pagar a faculdade da menina. Saiba mais sobre Madison neste link.
Conheça algumas das melhores frases da Dama de Ferro
JOSÉ FUCS
“Toda mulher que saiba cuidar do lar poderá entender os problemas de um país”
“Eu não devo nada ao feminismo”
“A missão do político não é agradar todo mundo”
“Não há liberdade sem liberdade econômica” “Deixe-me dizer em que acredito: no direito do homem de trabalhar como quiser, de gastar o que ganha, de ser dono de suas propriedades e de ter o Estado para lhe servir e não como seu dono. Essa é a essência de um país livre, e dessas liberdades dependem todas as outras”
“Quando todos os objetivos do governo incluem a busca da igualdade – além da igualdade perante a lei – o governo faz uma ameaça à liberdade.”
“Não existe essa coisa de sociedade. O que há são indivíduos”
“Nós derrotamos os alemães duas vezes, e agora eles voltaram”
“Nós não conseguimos reduzir as fronteiras do Estado na Grã Bretanha para agora vê-las impostas novamente, em nível europeu, por um superestado com sede em Bruxelas”
“A moeda comum europeia está destinada ao fracasso, política e socialmente, apesar de o tempo, a ocasião e as consequências disso ainda serem incertas”