quarta-feira, 3 de abril de 2013

5 personalidades que morreram em acidentes aéreos

“O avião é um dos meios de transportes mais seguros do mundo”, diz a famosa premissa. Quanto a sua veracidade, não há dúvidas o quanto os transportes aéreos prezam pela segurança. Porém, fatalidades acontecem e não privam nem as mais famosas personalidades. LISTA DOS CINCO lembra cinco ilustres personagens que perderam a vida em quedas de aeronaves.

05. Ulysses Guimarães.
Notável político na luta contra a Ditadura Militar brasileira entre os anos de 1960 e 1980, Ulysses Silveira Guimarães nasceu na cidade paulista de Itirapina, em 1916. Foi presidente do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), partido de oposição ao regime militar. Foi um dos articuladores da Constituição de 1988, conjunto de leis que são válidos até hoje. Faleceu em um acidente de helicóptero próximo a Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1992, quando viajava com a mulher, o ex-senador Severo Gomes com a esposa e o piloto. Até hoje, o corpo de Ulysses foi o único a não ser encontrado.

04. Ritchie Valens
Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, o nome real de Ritchie Valens, nasceu em Pacoima, na Califórnia, em 1941. Era descendente de mexicanos e ficou internacionalmente conhecido pela música “La Bamba”. A canção faz parte do folclore mexicano e foi lançada na voz de Valens em 1958. Sua carreira se resumiu a dois anos de atividade, entre 1957 e 1959, período que lançou apenas dois discos. Faleceu no dia 03 de fevereiro de 1959, com apenas 17 anos, quando um avião Beechcraft Bonanza B35 caiu em um milharal em Clear Lake, no Estado de Iowa. Além do piloto e Valens, viajavam os músicos Buddy Holly e The Big Bopper, considerados promissores nomes do Rock’n’Roll. O dia do acidente é conhecido como “o dia que a música morreu”. Pouquíssimo material inédito foi lançado após sua morte.

03. Glenn Miller
Alton Glenn Miller foi um músico de jazz e líder de uma famosa Big Band, orquestra muito popular no início do século XX. A execução dos saxofones e clarinetes presentes na performance da Glenn Miller Orchestra era inconfundível e foram líderes de vendas de discos entre 1939 e 1942. O líder da banda era militar e atuou na Segunda Guerra Mundial na Força Aérea Estadunidense como major. Morreu em um acidente de avião no dia 15 de dezembro de 1944, aos 40 anos, quando voada de Paris para a Inglaterra. Até hoje, não foram encontrados nem os destroços e nem os corpos da tripulação da aeronave. A Glenn Miller Orchestra foi retomada em 1956 e permanece ativa até o presente.

02. Comandante Rolim
Rolim Adolfo Amaro nasceu em Pereira Barreto, no interior de São Paulo, em 1942, e foi um empresário de sucesso no ramo da aviação civil. Foi piloto da empresa Táxi Aéreo Marília (TAM), na década de 1960, quando transportava cargas e passageiros entre os Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso ,em pequenos aviões. Em 1971, acede como sócio da empresa mariliense com 33% das ações. Porém, já no ano seguinte, adquire metade das ações da companhia e adquire a direção. Em 1976, já tinha 76% da TAM. Atualmente, a TAM é a maior empresa da América Latina e têm vôos regulares para todo o continente americano e Europa. O Comandante Rolim, como ficou conhecido o dono da TAM, ironicamente morreu em um trágico acidente de helicóptero em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, no dia 8 de julho de 2001.

01. Mamonas Assassinas
A banda brasileira de Rock Cômico foi um dos maiores sucessos da música popular no final do século passado. Surgiu em Guarulhos no início dos anos 1990 e teve um meteórico e curto período de sucesso, entre julho de 1995 até março de 1996, ou seja, apenas 7 meses. A banda era composta por Dinho (vocal), Bento Hinoto (guitarra), Júlio Rasec (teclados), Samuel Reoli (baixo) e Sérgio Reoli (bateria). Possui apenas um álbum (Mamonas Assassinas, 1995), além de uma coletânea e um álbum ao vivo. Morreram em um trágico acidente na Serra da Cantareira, em Guarulhos, quando retornavam de um show de Brasília em um jatinho Learjet 25D fretado, no dia 02 de março de 1996. O desaparecimento da banda causou enorme comoção nacional e dominou os noticiários por vários meses. Freqüentemente são homenageados por programas de TV até hoje.

Ha 17 anos morria o Grupo "mamonas Assassinas", num trágico acidente de avião, que matou todos os integrantes da banda.



Mamonas Assassinas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informação geral
Origem Guarulhos, SP
País Brasil
Gênero(s) Rock cômico
Hard rock
Heavy metal
Punk rock
Metal alternativo
Rock Brasileiro
Período em atividade (Utopia) 1990 - 1995
(Mamonas Assassinas)19951996
Gravadora(s) EMI
Afiliação(ões) Utopia
Integrantes
Dinho
Bento Hinoto
Júlio Rasec
Samuel Reoli
Sérgio Reoli


Mamonas Assassinas foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos em1990. O som era uma mistura de punk rock com influências de gêneros populares, tais como forró (Jumento Celestino), brega (Bois Don't Cry), além de heavy metal (Débil Metal),pagode (Lá Vem o Alemão), Música mexicana (Pelados em Santos), Rap (Zé Gaguinho),Reggae (Onon Onon) e o vira (Vira-Vira). A carreira da banda, com o nome de Mamonas Assassinas, durou de julho de 1995 até 2 de março de 1996 (pouco mais de 7 meses) e não só a morte de seus integrantes, como também o sucesso destes, foi meteórico e estrondoso. Com um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em junho de1995, o grupo acarretou a venda de mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com Disco de Diamante em 1995, comprovado pela ABPD[1]. Álbum este, que com letras bem-humoradas, como "Pelados em Santos", "Robocop Gay", "Vira-Vira","1406" e "Mundo Animal", os levou ao sucesso estrondoso. Porém, no auge de suas carreiras, os integrantes da banda foram vítimas de um acidente aéreo fatal.[2]


História

Em março de 1989, Sérgio Reoli, ao trabalhar na Olivetti, conhece Maurício Hinoto, irmão de Bento. Ao saber que Sérgio é baterista, Maurício decide apresentar o irmão, que toca guitarra. A partir daí, Sérgio conhece Bento e decidem criar uma banda. Na época, Samuel Reoli, irmão de Sérgio, não se interessava em música, preferindo desenhar aviões. De repente, porém,ao ver Sérgio e Bento ensaiarem em sua casa ele se interessou pela música e passou a tocar o baixo elétrico,estava formada assim a cozinha com baixo,guitarra e bateria. Os três formaram o grupo Utopia, especializado em covers de grupos como Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Paralamas do Sucesso,Barão Vermelho, Rush,etc... Em um show, em Julho de 1990, o público pediu para tocarem uma música dos Guns N' Roses, e como não sabiam a letra, pediram a um espectador para ajudá-los. Alecsander Alves, conhecido como Dinho, voluntariou-se para cantar e provocou grandes risadas da platéia, com sua performance escrachada, garantindo o posto de vocalista da banda. Através de Dinho, entrou o quinto integrante da banda, o tecladista Júlio Rasec. O Utopia passou a apresentar-se na periferia de São Paulo, e lançou um disco que vendeu menos de 100 cópias. Aos poucos, os integrantes começaram a perceber que as palhaçadas e músicas de paródia que faziam nos ensaios para se divertirem eram mais bem recebidas pelo público do que os covers e as músicas sérias. Começaram introduzindo devagar nos shows algumas paródias musicais, com receio da aceitação do público, mas eles perceberam que o público aceitava muito bem as músicas escrachadas,foi ai a chave para o sucesso da banda. Através de um show em uma boate em Guarulhos (SP), conheceram o produtor Rick Bonadio(mesmo empresário da banda de Santos, Charlie Brown Jr.).Gravaram duas músicas, Pelados em Santos eRobocop Gay e decidiram, então, mudar o perfil da banda, a começar pelo nome, "Mamonas Assassinas do Espaço", criado por Samuel Reoli e reduzido para "Mamonas Assassinas".

A banda enviou uma fita demo com as músicas "Pelados em Santos", "Robocop Gay" e "Jumento Celestino" para 3 gravadoras, entre elas a Sony Music e a EMI. Rafael Ramos, amigo da banda, baterista da banda Baba Cósmica e filho do diretor artístico da EMI, João Augusto Soares, insistiu na contratação. Após assistir uma apresentação do grupo em 28 de Abril de 1995, João Augusto resolveu assinar contrato com os "Mamonas". Após gravar um disco produzido por Rick Bonadio (apelidado pela banda de Creuzebek), os "Mamonas" saíram em imensa turnê, apresentando-se em programas como Jô Soares Onze e Meia, Domingo Legal,Programa Livre (no SBT), Domingão do Faustão, Xuxa Park (ambos na Rede Globo) e tocando cerca de 8 vezes por semana, com apresentações em 25 dos 27 estados brasileiros e ocasionais dois shows por dia. O cachê dos "Mamonas" tornou-se um dos mais caros do país, variando entre R$50 e 70 mil, e a EMI faturou cerca de R$80 milhões com a banda. Em certo período, a banda vendia 100 mil cópias a cada dois dias. Em 1992, quando eram o Utopia, os integrantes tentaram tocar no Estádio Paschoal Thomeo (conhecido como Thomeozão), em Guarulhos, porém foram expulsos pelo dirigente do mesmo, que considerava que a banda nunca iria fazer sucesso devido ao nome (Utopia). Em Janeiro de 1996, porém, já como Mamonas, os cinco lotaram o estádio. O logotipo da banda é uma inversão da logomarca da Volkswagen, colocada de ponta-cabeça, formando assim um M e um A de "Mamonas Assassinas". Um veículo da empresa alemã é citado na canção "Pelados em Santos": a Volkswagen Brasília, e na canção "Lá vem o Alemão" a Volkswagen Kombi. Os "Mamonas" preparavam uma carreira internacional, com partida para Portugal preparada para 3 de Março de 1996.
[editar]Acidente e Fim Trágico

No dia 2 de Março, enquanto voltavam de um show em Brasília, o jatinho Learjet em que viajavam, prefixo LR-25D - PT-LSD, chocou-se contra a Serra da Cantareira, numa tentativa de arremeter vôo, matando todos que estavam no avião.

O enterro, no dia 4 de Março no cemitério Parque das Primaveras, em Guarulhos-SP, fora acompanhado por mais de 65 mil fãs (em algumas escolas, até mesmo não houve aula por motivo de luto)[3][4]. O enterro também foi transmitido na televisão, com canais interrompendo sua programação normal[5].

O Acidente

A aeronave havia sido fretada com a finalidade de efetuar o transporte do grupo musical para um show no Estádio Mané Garrincha, emBrasília. No dia 1º de março de 1996, transportou esse grupo de Caxias do Sul para Piracicaba, onde chegou às 15h45. No dia 2 de marçode 1996, com a mesma tripulação e sete passageiros, decolou de Piracicaba, às 07h10, com destino a Guarulhos, onde pousou às 7h36. A tripulação permaneceu nas instalações do aeroporto, onde, às 11h02, apresentou um plano de voo para Brasília, estimando a decolagem para as 15h00. Após duas mensagens de atraso, decolaram às 16h41. O pouso em Brasília ocorreu às 17h52. A decolagem de Brasília, de regresso a Guarulhos, ocorreu às 21h58. O voo, no nível (FL) 410, transcorreu sem anormalidades. Na descida, cruzando o FL 230, a aeronave de prefixo PT-LSD chamou o Controle São Paulo, de quem passou a receber vetoração por radar para a aproximação final do procedimento Charlie 2, ILS da pista 09R do Aeroporto de Guarulhos (SBGR). A aeronave apresentou tendência de deriva à esquerda, o que obrigou o Controle São Paulo (APP-SP) a determinar novas provas para possibilitar a interceptação do localizador (final do procedimento). A interceptação ocorreu no bloqueio do marcador externo e fora dos parâmetros de uma aproximação estabilizada.

Sem estabilizar na aproximação final, a aeronave prosseguiu até atingir um ponto desviado lateralmente para a esquerda da pista, com velocidade de 205Kt a 800 pés acima do terreno, quando arremeteu. A arremetida foi executada em contato com a torre, tendo a aeronave informado que estava em condições visuais e em curva pela esquerda, para interceptar a perna do vento. A torre orientou a aeronave para informar ingressando na perna do vento no setor sul. A aeronave informou "setor norte". Na perna do vento, a aeronave confirmou à Torre estar em condições visuais. Após algumas chamadas da Torre, a aeronave respondeu e foi orientada a retornar ao contato com o APP-SP para coordenação do seu tráfego com outros dois tráfegos em aproximação IFR. O PT-LSD chamou o APP-SP, o qual solicitou informar suas condições no setor. O PT-LSD confirmou estar visual no setor e solicitou "perna base alongando", sendo então orientado a manter a perna do vento, aguardando a passagem de outra aeronave em aproximação por instrumento. No prolongamento da perna do vento, no setor Norte, às 23h16, o PT-LSD chocou-se com obstáculos a 3.300 pés (1006 metros), no ponto de coordenadas 23º25'52"S 046º35'58"W. Em consequência do impacto, a aeronave foi destruída e todos os ocupantes faleceram no local.

]Nota Adicional

Uma operação equivocada do piloto é a versão do Departamento de Aviação Civil (DAC) para explicar o acidente com o jatinho que causou a morte dos cinco integrantes do grupo Mamonas Assassinas na noite de 2 de março de 1996, em São Paulo. A 10 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Guarulhos, o piloto repetia, a pedido da torre de controle, o procedimento de aterrissagem. No entanto, em vez de fazer uma curva para a direita, virou o avião Lear Jet 25, prefixo PT-LSD, para a esquerda, chocando-se com a Serra da Cantareira. Além dos componentes da banda, Dinho, que completaria 25 anos dali a três dias, os irmãos Samuel (que completaria 23 anos no dia 11 de março) e Sérgio, Júlio e Bento, também morreram no acidente o piloto, o co-piloto e dois assistentes dos artistas, Isaque Souto, primo de Dinho, e Sérgio Saturnino Porto, segurança do grupo. A morte trágica de seus cinco integrantes causou comoção em todo o Brasil, menos de dois anos depois da morte de Ayrton Senna em 1994. Dias após, houve um minuto de silêncio no Maracanã, antes do jogo entre Botafogo e Flamengo.

Mamonas e os aviões

Os Mamonas Assassinas sempre tiveram uma certa relação com aviões.
Quando adolescente, Samuel costumava desenhar aviões.
No final dos anos 80, Sérgio, Bento e Samuel formaram a banda Ponte Aérea, que depois se tornaria Utopia. Todos os integrantes do grupo moravam perto do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos. No disco homônimo do grupo Mamonas Assassinas, há um agradecimento a Santos Dumont "Por ter inventado o avião, se não a gente ainda estaria indo mixar o disco a pé".
Um trecho da música 1406 cita um avião.

"Você não sabe como parte um coração/ Ver seu filhinho chorando querendo ter um avião"
Existem registros em que Dinho cita o cantor norte-americano Ritchie Valens, conhecido pela música La Bamba, morto em um acidente aéreo em 03 de Fevereiro de 1959. Em um vídeo Júlio e Dinho cantam a música Donna de Ritchie Valens. Durante uma entrevista ao Top 30 MTV, Dinho afirmou que os Mamonas Assassinas não lançariam um segundo disco "Vamos fazer um show no interior e nós vamos de monomotor, você já ouviu falar em La Bamba?".
Em algumas oportunidades o vocalista chegou a assumir o lugar do piloto durante as viagens do grupo. As brincadeiras com um possível acidente era constante, e diversas brincadeiras com a morte foram registradas.
Em uma entrevista dada em 1996, Sergio disse: “O avião em que costumávamos viajar caiu em Brusque, Santa Catarina, em novembro. Morreram três pessoas. Falha humana. O cara que vendeu as camisetas da banda em Porto Seguro, Bahia, bateu com o carro depois do show e também embarcou”[6].
No dia 02 de Março de 1996, o tecladista Júlio disse a um amigo cabeleireiro que havia sonhando com um acidente de avião. O depoimento foi gravado e teve muita repercussão na época. [7]

E se o acidente não tivesse acontecido?

Segundo o programa SBT Reporter, exibido em 2011, os Mamonas estavam prestes a se separar. Segundo a reportagem, Dinho, já havia acertado sua saída do Mamonas Assassinas para ingressar na carreira de humorista de TV.

"Acho que ele (Dinho) estaria fazendo carreira solo. Eu acredito que eles durariam mais uns dois anos, porque o Dinho tinha um projeto com o Tom Cavalcante que não ia envolver o grupo e os caras ficaram com ciúme" 

— Hildebrando Alves, pai de Dinho


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Muita gente se pergunta como o Mamonas conseguiu atingir tanto sucesso entre todas as faixas etárias e sociais da nossa população[22], mesmo com músicas "politicamente incorretas" que não deveriam tocar em rádios, por conta dos palavrões[23] (e mesmo sendo formada pelos mesmos integrantes do "fracassado" grupo Utopia), e como se tornaram ídolos do público infantil[24].

Segundo a crítica especializada, a fórmula de sucesso do grupo estava calcada em letras de humor escrachado e músicas ecléticas, de apelo pop, que parodiavam estilos diferentes, como rock, heavy metal, brega e até o vira português, entre outros[25]. Para Rafael Ramos, produtor musical que descobriu os Mamonas, “tinha muita coisa estourando na época, mas ninguém fazia algo tão engraçado. O que veio depois era cópia. Eles eram muito carismáticos e, além disso, chegaram antes de muita gente”[23].

Outra questão levantada é qual o legado deixado por eles, já que as letras de suas músicas eram apelativas - como a de Robocop Gay, que sofreu duras críticas de grupos LGBTs[26] - e mesmo sofrendo duras críticas da mídia especializada[27], e mesmo sendo tachados de ridículos e palhaços da música pela crítica especializada[22].

Para muitos, a alegria e o humor irreverente, marcas do comportamento de seus jovens integrantes, liderados pela comédia natural do vocalista, aliado a letras irreverentes, figurinos exóticos e performance estilo pastelão, foi o legado deixado pelo grupo[28][29].
"Os Mamonas Assassinas foram os maiores heróis de carne e osso que o Brasil já teve. Heróis em cima do palco, onde tocavam sem reclamar até três vezes por noite. Heróis fora do palco, nas nossas casas, onde nos alegravam com suas músicas bacanas e suas piadas debochadas."[30]

Ivan Finotti, jornalista


No mesmo ano do acidente fatal com os integrantes do Mamonas Assassinas, o grupo de pagode Só Pra Contrariar, liderado porAlexandre Pires, gravou uma música intitulada Tributo aos Mamonas homenageando a banda[31].
Os também paulistas Titãs dedicaram seu álbum Acústico MTV de 1997 aos Mamonas Assassinas[32]. Em 1999, os Titãs regravariam o sucesso "Pelados em Santos" no álbum de covers As Dez Mais[33].
A banda paulistana 365 compôs a música "Manhã de Domingo", presente no disco "Do Outro lado do Rio" (2005), em homenagem aos Mamonas. Vale lembrar que, quando ainda se chamavam Utopia, os Mamonas abriram vários shows para o 365[34].
O cantor Barrerito compôs a música Aivão Assassino em homenagem ao quinteto de Guarulhos[35].
Os Mamonas Assassinas - e a Brasília Amarela - são citados na canção Festa da Música Tupiniquim, do disco Quebra-Cabeça deGabriel o Pensador[36].
Dinho é citado na música Todas Elas Juntas Num Só Ser, de Lenine[37].
Trechos das músicas dos Mamonas são citados em um trecho da música Pré-Sal, do disco Sei, de Nando Reis [38][39]
A Turma da Mônica fez a história "Mamonamania" pouco antes do acidente. Em outra história, Mônica conhece o grupo Azeitonas Assassinas, que toca uma versão de "Pelados em Santos": "Mina… seu jumento é da hora… mas como ele demooora…"
Em uma história, o Professor Pardal tenta espantar um bando de gatos tocando "Babonas Rebeldes".[carece de fontes]
Os Mamonas voltam do além em um episódio da Mega Liga MTV de VJs Paladinos, desenho animado da MTV Brasil, para impedir o vilão Roberto Leal.
No episódio Day of the Jackanapes, presente na 12º temporada de Os Simpsons, o âncora do jornal de Springfield, Kent Brockman, anuncia que o avião da banda The Banana Split chocou-se contra uma montanha, em uma obvia referencia aos Mamonas Assassinas[40].
A canção "Robocop Gay" foi incluída na trilha sonora da telenovela Caminhos do Coração (2007/2008), da Rede Record, como tema do personagem Danilo, interpretado por Cláudio Heinrich.
No dia 10 de julho de 2008 a Rede Globo exibiu o especial Por Toda Minha Vida, em homenagem ao grupo. O programa bateu o recorde de audiência do horário, com 26 pontos de média no IBOPE.

O especial foi reprisado no dia 10 de Março de 2010, além de ter sido lançado em DVD pela Globo Marcas/Som Livre em 2009.
A torcida do Internacional canta uma paródia da música "Pelados em Santos" em jogos de seu time, versão esta posteriormente repetidas por outras torcidas, como as do Remo, Flamengo,América Futebol Clube (Teófilo Otoni), Bahia, Ceará e Estrela do Norte Futebol Clube/ES, além do Pesqueira Futebol Clube, que disputou a série A do Campeonato Pernambucano de Futebol em 2013.
Até a escola de samba da Mangueira fez paródia da canção com "Manto sagrado verde e rosa.[41]
No Carnaval de 2011, 15 anos após o trágico acidente, a banda foi homenageada pela escola de samba GRES Inocentes de Belford Roxo, com o enredo "De Guarulhos para o palco da folia, sonhos, irreverência e alegria. Mamonas para sempre!". A escola desfilou pelo grupo de acesso A do carnaval carioca arrancando aplausos do público que acompanhava o desfile.
Em 2012, os Mamonas Assassinas foram indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria Melhor Trilha Sonora, pelo documentário Mamonas pra Sempre. [42]
No carnaval de 2013, a banda Mamonas Assassinas foi o tema da escola Acadêmicos do Porto Novo [43]
Referências

http://www.abpd.org.br/certificados_interna.asp?sArtista=Mamonas%20Assassinas
Lançado CD com música inédita dos Mamonas Assassinas.
95fmdracena.com.br/ Atenção Creuzebeck: 17 anos sem Mamonas
contigo.abril.com.br/ Mamonas Assassinas - relembre trajetória meteórica do grupo
a b virgula.uol.com.br/ Nos 15 anos de sua morte, Mamonas Assassinas ganha tributo no cinema e no Carnaval
super.abril.com.br/ Mamonas: Cometa Loucura
globotv.globo.com/ GLOBO REPÓRTER: Mamonas - Preocupação no ar
musica.terra.com.br/ Jornal: SBT diz que Mamonas Assassinas iria acabar antes do acidente
folha.uol.com.br/ Antes de acidente, Mamonas Assassinas planejavam se separar
sbt.com.br/ Simplesmente Mamonas
musica.terra.com.br/ Dinho, do Mamonas Assassinas, tinha projeto com Tom Cavalcante
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Trof%C3%A9u_Imprensa_de_1996
95fmdracena.com.br/ ENTREVISTA COM A DRACENENSE CÉLIA ALVES, MÃE DO DINHO DOS MAMONAS
blitz.sapo.pt/
veja.abril.com.br/ Os ricos e famosos: Quem são os vinte que mais faturam no meio artístico no Brasil, quanto eles ganham e como chegaram ao topo
sabado.pt/ As Mamonas Assassinas 15 anos depois
95fmdracena.com.br/ ATENÇÃO CREUZEBECK: 17 ANOS SEM MAMONAS ASSASSINAS
cabinedotempo.com.br/
webcitation.org/ Livro traz os 10 discos mais vendidos no Brasil em todos os tempos
resumodanoticia.com/ Maiores Audiências das principais emissoras do Brasil
omelete.uol.com.br/ Mamonas Pra Sempre! Crítica
a b whiplash.net/ Mamonas Assassinas
a b mtv.uol.com.br/ 15 anos sem Mamonas Assassinas: relembre a história do grupo
marioedianacorso.com/ MAMONAS: Os irmãos mais velhos do Brasil
musica.uol.com.br/ Morte de Mamonas Assassinas faz dez anos; grupo fez sucesso com humor escrachado e pop
estadao.com.br/ Record enfrenta protestos contra trilha de personagem gay
odocumento.com.br/ História dos Mamonas Assassinas vai virar filme em 2006
cantodosclassicos.com/
joaocarlos.net.br/ Mamonas Assassinas: Estudioso vê nas letras antevisão da sociedade pós-moderna. Mídia míope só viu irreverência.
heroi.com.br/ Nostalgia: 17 anos sem os Mamonas Assassinas
dicionariompb.com.br/so-pra-contrariar/ Só Pra Contrariar
online.unisanta.br/ Acústico é o novo trabalho dos Titãs
ultimosegundo.ig.com.br/ Titãs 30 anos: Veja curiosidades da vida da banda
portalrockpress.com.br/ Banda 365
paradaodesucessos.com/ Homenagem ou oportunismo?
multishow.globo.com/ Festa da Música Tupiniquim
multishow.globo.com/ Todas Elas Juntas Num Só Ser
ovale.com.br/ Na vitrola: A reinvenção de si mesmo, em novo CD de Nando Reis
oglobo.globo.com/ Crítica de 'Sei': Música original, visceral e bela
tvediversao.com/ Especial MusicaL Mamonas Assassinas
Clêi Valverde (10.01.2011). Eu Exalto! Ivo Meirelles – “Manto Sagrado Verde-e-Rosa”. Página visitada em 22.02.2011.
http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2012/10/tenho-sido-muito-feliz-dirigindo-diz-selton-mello-apos-ganhar-12-premios.html
http://www.osaogoncalo.com.br/geral/2013/1/30/48600/acad%C3%AAmicos+do+porto+novo+traz+%E2%80%98mamonas%E2%80%99+em+desfile+%E2%80%98da+hora%E2%80%99+Outras
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China registra mais casos de gripe H7N9 Rare Bird


02 de abril de 2013 |   Comentários1

Crédito: Gérald Tapp, via Wikimedia Commons
Autoridades de saúde na China nesta terça-feira que mais quatro pessoas haviam desenvolvido H7N9 da gripe aviária , elevando para sete o número total dos que foram infectados com esta estirpe particular, que nunca foi visto antes em humanos. Até agora, dois homens, de 87 e 27, morreram, tanto em Xangai.

Embora H7N9 não foi relatado em pessoas antes, a maior família H7 do vírus da gripe já infectou pessoas anteriormente na Holanda, Itália, Canadá, os EUA ea Inglaterra. Esses casos foram associados a surtos em aves H7 e parecia ser mais branda em comparação com os últimos casos.
A evidência até agora sugere que esta estirpe particular de H7N9 também tem o seu início em aves. Um dos indivíduos recém-afetados supostamente era um açougueiro de aves Nanjing .
As autoridades chinesas disseram que tinham encontrado nenhum vírus da gripe das aves entre os milhares de suínos mortos que apareceram misteriosamente em afluentes do rio Huangpu, perto de Xangai no início de março. os suínos mortos ainda representam um risco para a saúde , em particular desde a cidade de cerca de 24 milhões de pessoas depende do Huangpu para grande parte da sua água de beber.
Autoridades não encontraram nenhuma evidência do tipo de transmissão fácil entre as pessoas que levam a surtos de maiores dimensões. Mas o fato de que a maioria das pessoas que têm caído doente aparentemente não teve contato com o outro sugere que pode ser mais do que uma fonte de infecção.
O Ministério da Saúde de Hong Kong, que é o máximo em encontrar e rastrear casos da nova gripe de aves, está em alerta máximo, verificando seus mercados de origem animal, assim como indivíduos em passagens fronteiriças para a evidência de febre .Você pode ter certeza, eu também vou ser manter um olho mais próximo sobre os feeds do Twitter para dois top Inglês de língua gripe jornalistas- Helen Branswell da imprensa canadense e Mason Margie da Associated Press .
Crédito da imagem: Gérald Tapp, via Wikimedia Commons, CC-BY-SA-3.0
Sobre o Autor: Christine Gorman é o editor responsável pela saúde e medicina características para a Scientific American. Siga no Twitter @ cgorman .
As opiniões expressas são as do autor e não necessariamente as da Scientific American.

Em maior de 2012, a G1 publicou: " Revista publica estudo 'censurado' sobre vírus da gripe aviária"


02/05/2012 14h15 - Atualizado em 03/05/2012 16h58

Pesquisa protege contra eventuais doenças, mas pode munir bioterroristas.
Publicação pela revista 'Nature' vem após meses de debate.

Tadeu MeniconiDo G1, em São Paulo

A revista científica “Nature” desta quarta-feira (2) traz uma pesquisa polêmica que gerou meses de debate científico após ter sido barrada por um painel de especialistas em biossegurança dos Estados Unidos. O estudo descreve uma mutação genética criada em laboratório que faz com que o vírus H5N1, que provoca a gripe aviária, se torne transmissível entre mamíferos.
Como a gripe aviária é altamente letal para os humanos, o resultado significa que uma epidemia do vírus entre pessoas é teoricamente possível, e poderia resultar em muitas mortes. A palavra chave aqui é "teoricamente". Não existem casos comprovados de transmissão entre humanos até hoje.
O objetivo da pesquisa era mostrar como essa mutação pode ocorrer na natureza, para que cientistas pudessem reconhecer e se preparar para uma possível epidemia.

Embora o pedido do NSABB não fosse uma ordem propriamente dita, as revistas científicas “Nature” e “Science” preferiram segui-lo. Uma longa discussão se seguiu até que a agência mudou de ideia e, no fim de março, recomendou que os estudos fossem publicados integralmente.
A pesquisa chegou a ser “censurada” pelo risco de que fosse usada por bioterroristas na criação de um vírus que pudesse se espalhar entre humanos. No fim de novembro de 2011, Painel Consultivo sobre Biossegurança dos Estados Unidos (NSABB, na sigla em inglês), agência ligada ao governo do país, pediu que os detalhes do trabalho não fossem publicados.
O estudo publicado pela “Nature” nesta quarta é liderado por Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Outra pesquisa, conduzida paralelamente pela equipe de Ron Fouchier, do Centro Médico Erasmus, da Holanda, tem resultados parecidos e também foi envolvida nos debates.
A ideia era que as duas fossem publicadas simultaneamente, mas só na última sexta (27) o governo holandês autorizou o envio do artigo para a revista “Science”. Ele está sendo revisado por outros cientistas e deverá ser divulgado em breve, segundo a assessoria de imprensa da publicação.
As mutações
Toda a questão do perigo e da capacidade de transmissão do vírus da gripe aviária passa por uma proteína chamada "hemaglutinina" – representada pela letra “H” em H5N1. É essa substância que se liga às células do hospedeiro para provocar a infecção – no caso, a gripe.
O sistema imunológico dos seres humanos não consegue combater os vírus que possuem o tipo “H5” desta substância – como é o caso do H5N1. Por isso, a gripe aviária é tão letal em humanos.
Porém, o vírus H5N1 não é transmissível em mamíferos, e todos os humanos que já morreram da doença a contraíram de aves. Isso acontece porque a proteína “H5” só se liga aos receptores celulares na presença de certos ácidos, que existem no pulmão de aves, mas não no de mamíferos.
Na pesquisa de Kawaoka, os cientistas conduziram alterações genéticas no vírus H1N1 e criaram uma versão do H5N1 que se adaptou ao pulmão dos furões – logo, se tornou transmissível pelo ar.
Este animal é o melhor modelo disponível para o estudo da transmissão da gripe em humanos, segundo Hui Ling-Yen e Joseph Sriyal Malik Peiris, da Universidade de Hong Kong, que comentaram os resultados em um artigo também publicado pela “Nature”.
A versão modificada do vírus causou nos furões efeitos como lesões nos pulmões e perda de peso, mas não levou à morte, como o vírus encontrado nas aves. Novas mutações, no entanto, poderiam levar a uma versão mamífera com a mesma letalidade do H5N1, acreditam os cientistas.
A mutação foi feita em laboratório, mas pode muito bem acontecer na natureza – em porcos, por exemplo – segundo os especialistas de Hong Kong. Portanto, a pesquisa representa mais que apenas uma ameaça no desenvolvimento de armas biológicas. Na verdade, a descoberta abre caminhos para avanços que podem gerar tratamentos contra os diferentes vírus da gripe.
“Compreender as mutações que conferem a transmissão entre mamíferos do vírus da gripe aviária vai permitir melhor avaliação de risco dos vírus animais que representem uma ameaça pandêmica e ajudar a selecionar os tipos de vírus contra os quais as vacinas pré-pandêmicas devem ser geradas”, escreveram Hui Ling-Yen e Joseph Sriyal Malik Peiris
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02/04/2012 09h45 - Atualizado em 02/05/2012 12h53

Agência dos EUA aceita publicação


de estudo polêmico com vírus mortal



Em 2011, mesma agência era contra a publicação, temendo bioterrorismo.
Pesquisa aborda mutações do vírus H5N1, que causa a gripe aviária.

Do G1, com infomações da EFE

Após dois dias de reunião, o Painel Consultivo sobre Biossegurança dos Estados Unidos(NSABB, na sigla em inglês) decidiu por recomendar a publicação de pesquisas com o vírus H5N1, da gripe aviária, que tem alta taxa de mortalidade entre humanos.

"Os dados descritos não parecem proporcionar informação que permitiria o mau uso das pesquisas e que colocassem em perigo a saúde pública ou a segurança nacional", concluiu o grupo, em nota divulgada na última sexta-feira (30).
Em dezembro de 2011, o mesmo conselho tinha aconselhado que os resultados não fossem divulgados, por medo de que pudessem ser usados por terroristas na fabricação de armas biológicas.
As pesquisas foram realizadas com mutações genéticas do vírus H5N1 que podem se propagar entre mamíferos -- e portanto entre humanos. Normalmente, o vírus H5N1 é transmitido entre aves e o contágio para humanos ocorre raramente, por isso se a doença atingir uma pessoa é considerada altamente letal.
Histórico
A posição tomada pelo NSABB em dezembro não tinha poder de proibir a publicação, mas foi acatada pelas revistas "Science" e "Nature", que já tinham aceitado os artigos para publicação.
Devido à polêmica, os próprios pesquisadores haviam decidido interromper o trabalho por um tempo. Os estudos foram realizados no centro médico Erasmus, na Holanda, e na Universidade de Wisconsin, nos EUA.
Um dos objetivos principais dos estudos era obter informação necessária para evitar uma possível pandemia originada por esta variante e criar uma vacina que protegesse das novas cepas.
Em fevereiro, especialistas mundiais convocados pela Organização Mundial da Saúde concordaram em adiar a publicação dos estudos. Após revisar as pesquisas nesta semana, os analistas do NSABB decidiram por unanimidade liberar a divulgação do estudo da Universidade de Wisconsin, enquanto seis dos 12 membros da instituição aprovaram a publicação da pesquisa feita na Holanda.


China confirma terceira morte por novo vírus da gripe aviária


03/04/2013 09h52 - Atualizado em 03/04/2013 09h52

País já registrou nove casos do vírus H7N9.

Aves migratórias podem ter espalhado vírus, diz Ministério da Agricultura.

Da Reuters

China encontrou dois novos casos de uma nova cepa da gripe aviária, e uma das vítimas morreu, na cidade de Hangzhou, informou a mídia estatal nesta quarta-feira (3). Agora são nove os casos registrados da doença, com três mortes.
A televisão estatal anunciou a notícia em seu microblog oficial, sem dar detalhes.
Dos sete outros casos da nova cepa H7N9, duas pessoas morreram, ambas em Xangai. As outros cinco estão em estado crítico num hospital em Nanjing.
Xangai, Nanjing e Hangzhou ficam perto uma da outra, no leste da China.
O Ministério da Agricultura chinês disse que ainda não encontrou qualquer animal infectado com o H7N9, e acrescentou que possivelmente o vírus foi levado à China por aves migratórias.
Cientistas analisam o vírus H7N9 em Pequim (Foto: Reuters/Stringer)Cientistas analisam o vírus H7N9 em Pequim (Foto: Reuters/Stringer)
A Organização Mundial de Saúde disse na segunda-feira que os três primeiros casos não mostraram evidência de transmissão entre pessoas, mas que há perguntas sem respostas sobre a origem da infecção e o modo de transmissão.
A China intensificou o nível de alerta desde que os casos vieram à tona e disse que está sendo transparente em lidar com o surto.
O país tem um histórico negativo quando se trata de enfrentar más notícias. Muitas vezes elas são encobertas por funcionários temendo que possam atrair atenção indesejada de seus superiores e prejudicar as perspectivas de promoções.
Em 2003, as autoridades inicialmente tentaram encobrir uma epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, na sigla em inglês), que surgiu na China e matou cerca de um décimo das 8 mil pessoas infectadas em todo o mundo.
by G1

Veja Também:


21/06/2012 16h38 - Atualizado em 21/06/2012 16h46



Pandemia de gripe aviária em humanos 


é possível, dizem cientistas



Estudo sobre o vírus H5N1 foi publicado na revista 'Science' desta semana.
Mutações do organismo poderiam tornar contágio de pessoa para pessoa.

Da Reuters

O mundo ainda não viu uma forma mortal do vírus da gripe aviária que possa se espalhar facilmente entre os seres humanos e provocar um surto global, mas isso não significa que não vai acontecer, disseram cientistas nesta quinta-feira (21). Um estudo sobre o vírus H5N1 foi publicado na revista "Science" desta semana.
"As mutações remanescentes podem evoluir em um único hospedeiro humano, fazendo de um vírus que se desenvolve na natureza uma ameaça potencialmente séria", afirmou o líder da pesquisa, Derek Smith, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Depois de investigarem dados de 15 anos sobre o vírus da gripe aviária na natureza, os pesquisadores acreditam que algumas cepas já estão a meio caminho de adquirir as mutações necessárias para se transformar em uma forma que poderia causar uma devastadora pandemia no homem.
Funcionários da agência de saúde de Hong Kong colocam galinhas mortas dentro de sacos de lixo em um mercado de aves nesta quarta-feira (21). Serão abatidos cerca de 17 mil frangos após umas galinha morta ser diagnosticada com H5N1, o vírus da gripe aviári (Foto: Tyrone Siu/Reuters)Em foto de 2011, agentes de saúde de Hong Kong colocam galinhas mortas em sacos de lixo. No fim do ano, foram abatidos 17 mil frangos após uma galinha ser diagnosticada com o H5N1 (Foto: Tyrone Siu/Reuters)
Atualmente a gripe aviária pode ser transmitida de aves para aves, e de aves para humanos, mas não de humanos para humanos – como o que ocorreu com a gripe suína (H1N1) em 2009. Quando passa de aves para homens, é geralmente fatal.
Dois estudos anteriores, de pesquisadores nos Estados Unidos e na Europa, descobriram que, com apenas cinco mutações, o H5N1 pode se tornar transmissível pelo ar entre mamíferos, potencialmente incluindo o contágio de pessoa a pessoa.
Esses trabalhos causaram controvérsias porque os autores manipularam os vírus em laboratório para produzir novas cepas mutantes.
Até agora, os cientistas não estão certos se essas mesmas mutações poderiam se desenvolver na natureza. Mas o pesquisador Colin Russell, parceiro de Smith, diz que o atual estudo mostra que isso é possível.
"Vírus que têm duas dessas mutações já são comuns em aves, o que significa que há vírus que teriam que obter apenas três mutações adicionais em um humano para se tornarem transmissíveis pelo ar", explicou.
Até agora, o H5N1, detectado pela primeira vez em Hong Kong, em 1997, já infectou dezenas de milhões de patos, gansos, galinhas e outras aves. As pessoas contaminadas – 606, das quais 357 morreram – tiveram, na maior parte, contato próximo com as aves
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Bomba da II Guerra é desativada com sucesso em estação de Berlim



Berlim, 3 abr (EFE).- Peritos conseguiram desativar nesta quarta-feira sem maiores problemas uma bomba de aviação russa de tempos da Segunda Guerra Mundial de cerca de 100 quilogramas descoberta ontem à noite junto à estação central de Berlim.
Segundo um porta-voz da polícia, os analistas conseguiram desmontar o detonador da bomba manualmente, por isso já não será necessário extrair a bomba para detoná-la de forma controlada fora da cidade ou, no pior dos casos, fazê-la explodir onde foi encontrada, as outras duas opções consideradas.
"A desativação correu como esperávamos", explicou Jürgen Thiele, chefe de artífices do Escritório Federal de Investigação Criminal (LKA).
A neutralização de forma manual, que os especialistas conseguiram fazer em 38 minutos, foi possível porque o fio da bomba ainda estava intacto, precisou.
A descoberta da bomba levou ao isolamento da região em um raio de 400 metros em torno da estação, a um quilômetro do ministério de Relações Exteriores e do Bundestag (Câmara dos Deputados), e interromper o tráfego ferroviário, assim como a circulação de veículos e o trânsito fluvial e inclusive as aterrissagens no aeroporto de Tegel.
A descoberta de bombas da Segunda Guerra Mundial continua sendo relativamente frequente na Alemanha e especialmente em Berlim, que foi intensamente bombardeada pelos aliados na batalha e que, pelas características de seu solo, ainda tem muitos artefatos enterrados que não chegaram a explodir.
A bomba encontrada teria provocado, caso explodisse, uma cratera de até três metros de profundidade, além de graves danos em janelas, encanamentos e na fiação da área, detalhou um especialista do LKA. EFE
egw-jpm/tr

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