quinta-feira, 28 de março de 2013

Com 52 anos, é a PRIMEIRA vez que vejo, PÁSCOA, ser celebrada assim. J A M A I S ouvi falar disso. Ou sou ingorante demais, ou realmente estamos todos na contramão do sensato, do logico. E beiramos o abismo da INSANIDADE. by Deise


Procissão do Fogaréu é realizada

 em várias cidades brasileiras

T
Nos primeiros minutos desta quinta-feira, mais uma vez milhares de pessoas (cerca de 30 mil) lotaram as ruas de Goiás Velho para ver o espetáculo daProcissão do Fogaréu.
Tradicional manifestação da cultura popular - acontece há mais de 260 anos -, a cerimônia dura duas horas e simboliza a busca e a prisão de Jesus Cristo.
Com as luzes das ruas apagadas, milhares de pessoas caminham pela cidade carregando tochas ao som de tambores e músicas barrocas do século 19. À frente da procissão, dezenas de farricocos, fiéis encapuzados que representam a guarda romana.
As figuras encapuzadas remontam às cerimônias espanholas, mais especificamente as de Toledo e Sevilha e ao período da inquisição. A escuridão, as tochas, os encapuzados e a rapidez com quem se desenrola a cerimônia criam um clima medieval assustador e excitante de beleza sem igual.
A Procissão do Fogaréu de Goiás Velho é certamente a mais famosa do Brasil. Engana-se, porém, quem pensa que seja a única. O Blog das Ruas fez uma pesquisa e descobriu muitas outras procissões do fogaréu ocorrendo em diferentes cidades do Brasil.
Realizam a cerimônia de fé desde cidades bastante conhecidas dos brasileiros, como Paraty e Olinda, até a pequena Florânia (RN), município de apenas oito mil habitantes, a 200 km de Natal.
O Blog das Ruas encontrou nove cidades que fazem regularmente a Procissão. Sete delas, no nordeste brasileiro.
Várzea Alegre, localizada ao sul do Ceará, a quase 500 Km de Fortaleza, foi a primeira delas a realizar a cerimônia, no último dia 3, uma semana antes da sexta-feira da paixão.
À exceção de Várzea Alegre, a realização da procissão nas outras cidades divide-se entre a madrugada de quarta para quinta-feira, como acontece em Goiás Velho, e da quinta-feira santa para a sexta-feira da paixão.
No primeiro grupo, estão Caxias (MA), Olinda (PE) e Pedreira (SP); no segundo, Florânia (RN), Paraty (RJ), Oeiras (PI), São Cristóvão (SE) e Serrinha (BA).
Enquanto em cidades como São Cristóvão (SE) - a quarta mais antiga do Brasil -, as cerimônias são uma tradição secular, em outros municípios, a exemplo de Florânia (RN) e Pedreira (SP), a procissão esta apenas em suas terceira e quarta edições, respectivamente.
São datas, cenários e formas de diferentes de interpretar a busca e a prisão de Cristo, igualadas apenas pela fé dos manifestantes e pela plasticidade dessa expressão cultural.
(fotos da Procissão do Fogaréu em Goiás Velho, em 2008 - gentilmente cedidas por Benedito Braga)

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas