sexta-feira, 1 de junho de 2018

Saída de Pedro Parente chega a suspender negociação das ações da Petrobras


TURBULÊNCIA
GIANE GUERRA
ZH - Porto Alegre

Pedro Parente pediu demissão da presidência da empresa

Pedro Parente implementou a política de preços na Petrobras José Cruz / Agência Brasil


Chegaram a ser suspensas as negociações das ações da Petrobras na B3, a bolsa de valores de São Paulo logo após a turbulência gerada pelo pedido de demissão de Pedro Parente da presidência da estatal. A medida é tomada para evitar forte volatilidade nos preços. Apesar disso, o Ibovespa passou de alta para queda após a notícia.

- Bolsa suspende para que investidores não operem sem informação adequada - explica o sócio da gestora de fundos Quantitas Wagner Salaverry.

A negociação das ações foi retomada perto das 12h. Ainda assim, os papéis da Petrobras operavam com queda de cerca de 14% e aceleraram o tombo no início da tarde para uma desvalorizaçã de 20%.

Desde o início da greve dos caminhoneiros, a estatal tem registrado forte desvalorização nas ações, após altas que vinham ocorrendo. Tanto que acabou de zerar os ganhos nas preferenciais (PN), diz Salaverry. Voltou ao mesmo preço do início de 2018. Nas ordinárias (ON), ainda acumula alta de 12% no ano.

Diretor de operações da Mirae, Pablo Spyer avisa que as ADRs da Petrobras despencam nos Estados Unidos. Por volta de 11h40, a queda era de 9%. São os papéis da estatal negociados no mercado financeiro norte-americano.

Syper avisa também que o dólar disparou, renovando a máxima em R$ 3,7649. O mesmo ocorreu com o risco-país, que subia 3,6% no fim da manhã, negociado a 234 pontos. O indicador é muito observado por investidores estrangeiros. 

              Risco país disparou
              Reprodução Mirae


A permanência de Pedro Parente na presidência da Petrobras já era questionada desde o início da greve dos caminhoneiros. O executivo que implementou a política de preços de combustíveis, com ajustes praticamente diários nos valores nas refinarias. O mecanismo foi muito criticado durante os protestos.

No entanto, a política de preços agrada ao mercado financeiro. Além da insegurança sobre o comando da empresa, é o que provoca a queda nas ações da Petrobras. Lembrando que é uma das maiores companhias do país.

LEIA MAIS

Postos de Porto Alegre terão 48 horas para apresentar notas fiscais do diesel



Parente chegou a ceder quando foi anunciada a redução temporária de 10% nos preços do diesel. Disse que a Petrobras não era uma ilha e o corte no preço foi importante para o início das negociações do Governo Federal com os caminhoneiros. No entanto, quem conhecia o executivo sabia que não concordaria com mais interferências.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas