Empresário Norberto Odebrecht morre aos 93 anos em Salvador


Da Redação

Norberto foi fundador da organização que levava o nome da família (Arquivo Pessoal)

O fundador da Organização Odebrecht, Norberto Odebrecht, morreu na noite deste sábado, 19, aos 93 anos, no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador. O empresário tinha problemas cardíacos. O sepultamento será neste domingo, 20, às 11 horas, no Cemitério Campo Santo.

Dr. Norberto, como era conhecido, criou um dos maiores grupos empresariais do Brasil, com atuação global. A primeira empresa, fundada há 70 anos, foi a construtora que leva o seu nome.

A Odebrecht foi fundada em Salvador e está presente em 23 países, com negócios diversificados e estrutura descentralizada. Atua nos setores de engenharia e construção, indústria e no desenvolvimento e operação de projetos de infraestrutura e energia, criando soluções integradas.


Atua também nas áreas de defesa e tecnologia, indústria naval, agroindústria, realizações imobiliárias, corretagem de seguros, exportação, previdência privada e comercialização de energia. Administra também os fundos de investimento Africa Fund, Fundo Odebrecht Brasil e Latin Finance.



Arquivo PessoalFilho de Emílio Odebrecht, Norberto assumiu a empresa do pai quando ainda era estudante da Escola Politécnica da Bahia











A Odebrecht Infraestrutura foi a responsável pela construção da Arena Corinthians, estádio utilizado pela Fifa, na Copa do Mundo.

Em outubro de 2008, Norberto deu entrevista à Revista Muito, do Grupo A TARDE, e revelou que todas as decisões que tomou foram com base na intuição.

Origem

O DNA da Organização remonta ao ano de 1856, data da chegada de Emil Odebrecht ao Brasil. Seguindo o fluxo da imigração alemã no país, o engenheiro se fixou no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

Casado com Bertha Bichels, teve 15 filhos. Um de seus netos, Emílio Odebrecht - pai de Norberto - se enveredaria pelo setor de Construção Civil e comprovaria a veia empreendedora da família Odebrecht.

A construtora Isaac Gondim e Odebrecht Ltda. foi a primeira empresa de Emílio Odebrecht. Em 1923, ele criaria a Emílio Odebrecht & Cia., responsável por várias edificações no período entre guerras, no Nordeste brasileiro.

Com o início da 2ª Guerra Mundial, os materiais de construção vindos da Europa tornaram-se caros e escassos, deflagrando uma crise no setor. Emílio retirou-se dos negócios e coube a seu filho, Norberto, substituí-lo, em 1941.

Lamento

O candidato ao governo Paulo Souto lamentou o falecimento do Dr. Norberto. "O Brasil perde um dos seus mais capazes empresários. Pernambucano de nascimento, mas baiano de coração e por escolha, Norberto Odebrecht, escreveu seu nome na história empresarial brasileira. Ficam a saudade e meus sentimentos à família", disse.

Resumo cronológico da atuação do grupo


1944 - Em Salvador, é criada a empresa que dá origem à Organização Odebrecht
1945 - Entre os primeiros projetos, o Círculo Operário e o Estaleiro Fluvial da Ilha do Fogo
1953 - Primeira obra para a Petrobras: o oleoduto Catu-Candeias, na Bahia
1957 - Construção do Teatro Castro Alves, em Salvador. Após incêndio, TCA foi reinaugurado em 1967, também pela Odebrecht
1962 - Expansão no NE, com a abertura de filial em Recife
1965 - É criada a Fundação Odebrecht
1969 - Construção do edifício-sede da Petrobras (RJ), campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aeroporto do Galeão e Usina Angra I
1979 - Primeiro investimento no setor petroquímico e assinados os primeiros contratos fora do país
1980 - Entrada no segmento de hidrelétricas e incremento da engenharia e e construção no Brasil
1984 - 1992 - Período em que iniciou atuação tambem em Angola, Argentina, Equador, Portugal, EUA, Colômbia, México e Venezuela
1995 - É criada a OPP Química
1996 - É formada a Trikem
1998 - Emílio Odebrecht assume a presidência do Conselho de Administração da Odebrecht S.A.
2002-2014 - Criadas a Braskem, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Agroindustrial, UEH, Odebrecht Ambiental, Odebrecht Transport, Odebrecht Defesa e Tecnologia, Odrebrecht Properties e ingresso em investimentos e concessões
2014 - A Organização Odebrecht faz 70 anosFonte: cronologia www.odebrecht.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALETES E CAIXOTES DE MADEIRA NA SUA CASA JÁ!

Reencarnação e Alma dos Animais por Chico Xavier

A flor mais rara do mundo