sábado, 12 de janeiro de 2013

Castro: instituições venezuelanas pode superar qualquer desafio ação



Que disse o presidente cubano, Raúl Castro, através de um comunicado oficial divulgado neste sábado, relativa a uma reunião realizada na sexta-feira com o vice-presidente, Nicolas Maduro. O governo da ilha reiterou sua solidariedade com o presidente Chávez e da revolução.


Havana -. O Presidente de Cuba, Raul Castro, Nicolas Maduro, disse o vice-presidente, a solidariedade de seu país com a Venezuela e com o seu presidente doente, Hugo Chávez, durante uma reunião que ambos permaneceram em Havana, informou neste sábado um comunicado oficial.

Castro ", reiterou a solidariedade do povo cubano com a revolução bolivariana e do seu líder, nas actuais circunstâncias e expressou confiança na capacidade do povo venezuelano e de suas instituições para enfrentar e superar qualquer desafio", disse o texto, publicado no jornal oficial Granma .

"Raul e Maduro compartilhou sua satisfação com o show emocional de apoio à Venezuela e Chávez Presidente realizada neste 10 de janeiro, em Caracas", que envolveu vários líderes e políticos da região, informou a AFP.

by eluniversal.com

“Sempre que você quiser serviços de qualidade a preços baixos, você tem de ir para o livre mercado. Sempre que você quiser que o consumidor tenha poder sobre as empresas, você tem de ter um livre mercado. Agora, se você quiser que interesses especiais adquiram privilégios sobre todo o resto, que a concorrência seja suprimida, que os preços sejam altos e os serviços sejam precários, você precisa ter o governo controlando o mercado.” by Thomas Woods, “Monopólio e livre mercado – uma antítese”:

Luka Apps, um menino de 7 anos de Wiltshire, na Inglaterra, ficou famoso na internet após enviar um e-mail para a Lego e receber uma resposta surpreendente. O garoto perdeu seu boneco e resolveu pedir ajuda para a fabricante de brinquedos.
Ele explica no e-mail que comprou o kit Ultrasonic Raider, do personagem Ninjago, com todo o dinheiro que ganhou de Natal. Um bom investimento, diga-se de passagem. Alguns dias depois, ele foi com seu pai em uma loja e quis levar um dos bonecos do kit, chamado Jay ZX, contrariando as recomendações do pai. E se existe um fato sobre os LEGOs é que aquelas pequenas peças são fáceis de se perder. Durante o passeio, o brinquedo caiu do bolso do casaco de Luka, que ficou realmente chateado com a perda.
Então, seu pai o aconselhou a mandar um e-mail para a Lego e ver se eles poderiam lhe dar outro boneco. Na mensagem, Luka escreveu que ficou triste e prometeu não cometer o erro novamente.
Um dos representantes da empresa entrou em contato com o menino com uma resposta inusitada. Na mensagem, o funcionário entrou no universo infantil e fingiu conversar com um mestre ninja. Ele também avisou Luka que ele receberia outro boneco, desde que tomasse mais cuidado da próxima vez.
Veja as mensagens trocadas entre o menino e a Lego.
Carta de Luka Apps:
“Olá. Meu nome é Luka e tenho sete anos. Comprei um kit Ultrasonic Raider, do Ninjago, com todo o dinheiro que eu consegui no Natal. O número é 9449. Ele é muito bom mesmo. Meu pai me levou ao Sainsburys [loja] e me disse para eu deixar os bonecos em casa, mas eu os levei. O Jay ZX caiu do bolso do meu casaco e eu o perdi. Eu fiquei realmente triste por perdê-lo. Meu pai falou para eu mandar um e-mail e ver se vocês podem me mandar outro boneco. Eu prometo que não vou levá-lo novamente à loja se vocês me derem um novo. Obrigado.”
Pouco tempo depois Luka recebeu uma resposta de Richard, do serviço de atendimento ao cliente da LEGO. Ele escreveu que tinha falado com Sensei Wu, um mestre da linha Ninjago.
Resposta da Lego:
“Obrigado por nos mandar um e-mail. Sentimos muito em ouvir que você perdeu Jay ZX. Parece que o seu pai estava certo sobre deixar o kit em casa. Também parece que você está muito triste com toda a história.
Normalmente, nós pediríamos para você pagar por um novo, já que você perdeu um de seus bonecos. Meus chefes me disseram que eu não poderia te enviar um de graça. Mas eu decidi fazer uma ligação para Sensei Wu [personagem do kit] e ver se ele poderia me ajudar.
Luka, eu falei com Sensei Wu que você perdeu seu boneco do Jay ZX em uma situação totalmente acidental e que você nunca, nunca, nunca mesmo vai deixar isso acontecer de novo.
Então, Sensei me pediu para dizer isso: ‘Luka, seu pai parece ser um homem realmente muito sábio. Você deve proteger seus bonecos Ninjago como os dragões protegem as armas Spinjitzu!’. Sensei Wu também disse que está tudo certo se mandarmos um novo boneco para você e disse que seria legal se incluíssemos alguns itens extras no pacote. Afinal, somente um fã de verdade gastaria todo seu dinheiro de Natal com o kit completo.
Esperamos que você goste do Jay ZX com todas as armas. Você vai ser o único a ter um kit que combina três bonecos em um só. Também vamos mandar um cara realmente mal que possa lutar com ele.
Porém, lembre-se sempre do que Sensei Wu falou: proteja seus bonecos como as armas do Spinjitzu e sempre ouça o que seu pai falar.”
Feliz,o garoto postou uma foto em seu Twitter com todos seus bonecos – inclusive o Jay recuperado – e mostrou toda sua gratidão, fruto do espírito de Natal ainda presente em 2013 nos funcionários que tiveram contato com seu pedido.
E isso pessoal é um exemplo de como empresas podem marcar seus clientes ao longo da vida. E como o livre-mercado recompensa, ao longo do tempo, empresas que colocam em um pedestal sua maior riqueza: os clientes. O que determina se um empreendimento será pujante e lucrativo ou se ele desaparecerá rapidamente é simplesmente a decisão dos consumidores de, VOLUNTARIAMENTE, comprar ou não seus produtos ou serviços. Ao contrário de uma empresa, autarquia ou serviço estatal, não há ninguém apontando armas para ninguém, não há coerção, não há chantagem, não há qualquer tipo de obrigação. Há apenas um empreendimento implorando para poder servir VOCÊ, seu cliente

2013, o ano dos concursos públicos


Devem entrar em disputa 120.000 vagas nas esferas federal, estadual e municipal. Candidatos devem se preparar: a concorrência é grande

Nathalia Goulart
Para os 'concurseiros', 2013 promete ser cheio de oportunidades
Para os 'concurseiros', 2013 promete ser cheio de oportunidades (Renato Araújo/ABr )
Estima-se que existam atualmente cerca de 12 milhões de brasileiros interessados em ingressar em carreiras públicas. O número recorde é o dobro do registrado há cinco anos, segundo estudo da Agência Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público (Anpac). Para quem sonha com um colocação no setor, 2013 se apresenta como um ano pródigo em oportunidades. Mais de 120.000 vagas devem ser preenchidas neste ano nas esferas federal, estadual e municipal em todo o Brasil. Somente no Executivo federal, a expectativa é de 37.000 vagas, um incremento de 115% em relação a 2012, segundo dados do Ministério do Planejamento. Somem-se a isso postos no Legislativo e Judiciário e mais outros em estados e municípios e constrói-se a perspectiva de um ano de oportunidades de trabalho. Mas é preciso estar preparado, pois a concorrência é grande.
"Em 2010 e 2011, houve uma diminuição no ritmo de contratações, como fica claro no caso da União. Em 2012, houve a retomada dos grandes concursos, que oferecem milhares de vagas, e a expectativa para 2013 é a melhor possível", diz Ricardo Ferreira, especialista na área de concursos e autor de vários livros sobre o assunto. Outra boa notícia é a percepção dos especialistas de que o bom momento para os "concurseiros" não para por aqui. Os próximos anos também devem oferecer muitas oportunidades. As projeções apontam que há 2 milhões de vagas a serem preenchidas. "É uma demanda que não será atendida em apenas um ano. O que significa que este ano deve ser o primeiro de uma série cheia de processos seletivos", afirma Ernani Pimentel, especialista que se dedica há cinco décadas a concursos e ex-presidente da Anpac.
Comparação da média salarial
Esse cenário favorável é explicado em parte pelo fluxo de aposentadorias na área pública, que se intensificou nos últimos anos. Na esfera federal, por exemplo, mais de 10.000 servidores se aposentaram em 2010, o dobro do registrado cinco anos antes, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Há também indicadores do envelhecimento do pessoal. Entre 2000 e 2012, a parcela de funcionários com idade entre 51 e 60 anos cresceu 75%, ao mesmo tempo em que a taxa daqueles com mais de 60 anos aumentou 157%. Hoje, quatro em cada dez servidores tem mais de 50 anos. "Isso faz com que concursos que não eram realizados há muitos anos sejam retomados", diz Alexandre Gialluca, coordenador do curso preparatório LFG. Exemplo disso é o processo seletivo para o cargo de delegado da Polícia Federal, que não é realizado há oito anos e que deve ocorrer no primeiro semestre de 2013.
A análise da pirâmide etária dos servidores revela outro dado importante. Os novos servidores estão mais jovens. Ainda na esfera federal, o número de funcionários com menos de 30 anos de idade acresceu 113% nos últimos 12 anos. "Existe uma percepção muito clara de que os jovens estão mais interessados em trabalhar em algum posto  governamental", diz Bruna Tokunaga, gerente de orientação de carreira da Cia. de Talentos, consultoria especializada em recrutamento. "No último ano, segundo nossas pesquisas, o porcentual de interessados em concursos públicos dobrou entre os profissionais em início de carreira."
Valorização pública
Pesa a favor da carreira pública, sem dúvida, o salário. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor paga, em média, 93% mais do que a iniciativa privada. Em cargos que exigem nível superior, o salário inicial de um jovem recém-formado pode superar os 10.000 reais. "Nenhuma empresa paga tanto a uma pessoa com pouca ou nenhuma experiência profissional", diz Ricardo Ferreira. Mas não é só o contracheque que leva essa turma a empenhar meses ou até anos de estudos em preparação para as provas de concursos públicos em busca da tão sonhada vaga. "Existe nessa geração a redescoberta do bem público. Até alguns anos atrás, trabalhar para o governo era quase nocivo, coisa para burocratas sem aspirações profissionais. Foi preciso subverter essa lógica para atrair a mão de obra qualificada", diz Marco Antônio Carvalho Teixeira, vice-coordenador do curso de administração pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 
De fato, até meados da década de 1990, era quase impossível para um servidor progredir na carreira, e os salários eram em média 30% menores do que os pagos pela iniciativa privada. Isso começou a mudar na administração Fernando Henrique Cardoso, que deu início a uma reforma na administração do estado – com ganhos para o próprio estado e para o cidadão. O primeiro passo foi a valorização salarial. Hoje, um delegado da Polícia Federal em início de carreira ganha 76% mais que há 12 anos. Já o incremento no rendimento de um técnico do Banco Central foi de nada menos do que 317%.
Concursos mais cobiçados em 2013
Concursos mais cobiçados em 2013
Para Teixeira, da FGV, trata-se de uma quadro bastante animador. "Tudo passa pelo bom funcionamento do estado. Quanto mais profissionais de alto quilate zelando pelo bem comum tivermos, mais eficiente será o nosso estado." As reformas impostas até agora no setor público não eliminaram, é claro, desperdícios e mau uso da máquina. Mas é inegável que, nas funções em que o estado é indispensável, é vital que haja um servidor competente de plantão.O segundo passo, não menos importante, foi no sentido de estruturar as carreiras. Extinguiram-se as gratificações por tempo de serviço e instituíram-se aumentos salariais de acordo com o desempenho individual em mais de quarenta carreiras. Para atrair gente qualificada, incrementos salariais robustos se tornaram acessíveis a profissionais com mestrado e doutorado. A paulista Vanessa Vieira, 29 anos, retrata os novos tempos do funcionalismo público. Formada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais conceituadas do país, ela foi aprovada pela primeira vez em concurso público durante a graduação. Há três anos, atua como defensora pública do estado de São Paulo, carreira com rendimento mensal bruto superior a 20.000 reais. Mas ela não se acomoda e já se prepara para uma pós-graduação.
Quem quiser conquistar as joias da coroa, as melhores posições da administração pública, precisa estar muito bem preparado. Em média, os candidatos dedicam um ano inteiro aos estudos antes das provas de seleção. Em alguns casos, é preciso mais. Formado geógrafo pela Universidade Federal Fluminense, Leonardo Carlos Barreto, de 24 anos, entra em seu terceiro ano de preparação para o Instituto Rio Branco, onde busca uma vaga de diplomata. "Passei dois anos estudando até 12 horas por dia, mas ainda não consegui meu objetivo", conta. No ano passado, o Instituto realizou seleção de 30 diplomatas. Inscreveram-se 6.423 interessados, uma concorrência de 214 candidatos por vaga. Também em 2012, a Petrobras anunciou o preenchimento de 1.521 postos de trabalho, para os quais se inscreveram 330.568 pessoas. São 217 candidatos para cada posto. "Não existe aprovação sem perseverança quando se trata de concurso público", resume o especialista Ernani Pimentel. "A prova é o funil do qual o governo dispõe para selecionar apenas os melhores para seus quadros." Melhor assim. 

O que dizem os aprovados


Vanessa Vieira

"Eu me formei em direito, na USP, e atuar na Defensoria sempre foi meu sonho. Estudei por três anos para só passar no concurso. Durante a preparação, cheguei a ficar sem computador e TV para me concentrar melhor. Era difícil até namorar. Agora, na Defensoria, vejo muitas possibilidades de crescimento profissional – o que inclui aumento de salário."

Vanessa Vieira, 29 anos, defensora pública do estado de São Paulo



"Deixei a iniciativa privada devido à instabilidade. Quando comecei a estudar para concursos, passava dez horas debruçada sobre apostilas. Passei em quatro: Caixa, BB, INSS e IFSP. Quando assumi o cargo, descobri os incentivos do plano de carreira. Tirei licença para fazer mestrado e, no retorno, recebi aumento de 52%. Se fizer doutorado, o bônus é de 75%."

Cristine Vecchi, de 30 anos, jornalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)


by Veja

Da série "O deboche Continua": Câmara vai gastar R$ 280 milhões para reformar apartamentos com banheiras


As obras começaram em 2007, mas ainda há editais sendo abertos para concluir a remodelagem nos imóveis de 200 metros quadrados

Câmara vai gastar R$ 280 milhões para reformar apartamentos com banheiras WILSON PEDROSA/ESTADAO CONTEUDO
Um dos apartamentos reformados tem até banheira de hidromassagemFoto: WILSON PEDROSA / ESTADAO CONTEUDO
reforma dos 432 apartamentos funcionais destinados aos deputados federais vai custar pelo menos R$ 280 milhões aos cofres públicos, segundo estimativas da Câmara — o que equivale a R$ 650 mil para cada imóvel, todos equipados com banheiras de hidromassagem.
Até agora, a Casa gastou cerca de R$ 108 milhões com os nove prédios que já passaram ou ainda estão sendo reformados. As informações estão publicadas em reportagem do jornal O Estado de São Paulo.
Na recauchutagem dos outros nove edifícios devem ser gastos mais R$ 172 milhões — valor que pode subir, porque será feito um novo edital de licitação. Só em banheira de hidromassagem os gastos devem atingir R$ 1,5 milhão. Cerca de 90 deputados estão na lista de espera por um apartamento.
Os primeiros contratos de licitação para as reformas foram firmados em 2007. De lá para cá, seis prédios — com 24 apartamentos cada um — foram entregues depois de atrasos que, somados, extrapolaram em mais de três anos a data prevista para conclusão das obras. Entre os motivos da demora estão problemas com construtoras.
A empreiteira Palma abandonou as obras no meio da execução, sendo necessário fazer uma nova licitação. A Engefort foi à falência e deixou um prédio quase pronto. Agora, a Câmara vai assumir os custos finais e pretende colocar o prédio à disposição já no carnaval ou na Semana Santa. As obras em outros três edifícios estão em fases menos adiantadas, mas estima-se que estejam prontos até agosto.
O deputado Julio Delgado (PSB-MG), há dois anos na 4.ª Secretaria da Mesa Diretora, é responsável, entre outros afazeres, por providenciar o apartamento funcional ou verba de auxílio-moradia para todos os colegas da Câmara, atender aos pedidos de reparos e acompanhar o andamento das obras. Ele comemora as reformas.
Delgado defende ainda que agora os imóveis, que pertencem todos à União, estão mais valorizados. O cálculo é que valem hoje, em média, R$ 2,35 milhões cada um.
— Quando eu assumi essa função, fiz um levantamento e vi que apenas quase 200 deputados ocupavam os apartamentos funcionais e mais de 300 requisitavam o auxílio-moradia de R$ 3 mil. Isso significa que éramos obrigados a manter vigilância, limpeza e reparos em prédios em que moravam meia dúzia de pessoas. Era um desperdício. Com a a revitalização dos prédios, tornamos os funcionais mais atrativos e invertemos esse número: hoje, menos de 200 recebem o auxílio-moradia. E com lista de espera — diz Delgado.
O deputado admitiu que o gasto com banheiras de hidromassagem terá conotação negativa:
— Sei que essa história da banheira de hidromassagem vai pegar mal, mas já estava prevista nos editais de licitação muito antes de eu assumir a Secretaria, então eu não tenho nada a ver com isso.
by Zero Hora

Guerreiros do Coração: "Ser um guerreiro, homem ou mulher, significa ousar viver genuinamente, mesmo em fase de obstáculos como o medo, a dúvida, a depressão e a agressão externa. Ser um guerreiro não mantém nenhuma relação com travar uma guerra. Ser um guerreiro significa ter a coragem de saber completa e totalmente quem você é. Quer se julgue bom ou mau, quer seja feliz ou deprimido, jovem ou velho, neurótico ou equilibrado, como um autêntico guerreiro você reconhece a inerente bondade básica, mais profunda e duradoura do que todos esses efêmeros altos e baixos. Quando se é genuinamente autêntico, fica-se aberto a essa bondade fundamental existente em si e nos outros, mesmo quando ela parece obscura ou completamente enterrada. Os guerreiros nunca desistem de ninguém, inclusive de si mesmos.".



Guerreiros do Coração


Os Guerreiros do Coração acreditam que o mundo chegou num momento muito importante, para nós como também para toda a humanidade. Sabemos que o planeta está sendo destruído por causa de um materialismo excessivo. Nós sabemos que as pessoas seguem um caminho formal em suas vidas. É um tempo de realinhamento (onkoy) dos mundos, uma peça de uma tapeçaria da percepção que nos abrirá os olhos para realmente vermos o mundo como ele é.

Ser um guerreiro, homem ou mulher, significa ousar viver genuinamente, mesmo em fase de obstáculos como o medo, a dúvida, a depressão e a agressão externa. Ser um guerreiro não mantém nenhuma relação com travar uma guerra. Ser um guerreiro significa ter a coragem de saber completa e totalmente quem você é. Quer se julgue bom ou mau, quer seja feliz ou deprimido, jovem ou velho, neurótico ou equilibrado, como um autêntico guerreiro você reconhece a inerente bondade básica, mais profunda e duradoura do que todos esses efêmeros altos e baixos. Quando se é genuinamente autêntico, fica-se aberto a essa bondade fundamental existente em si e nos outros, mesmo quando ela parece obscura ou completamente enterrada. Os guerreiros nunca desistem de ninguém, inclusive de si mesmos.

O guerreiro não vive com o coração superficial do romance ou da emoção, embora a descoberta do coração possa começar por aí. Lamentavelmente, para muitas pessoas, a percepção do coração termina na emoção. O coração vai muito mais fundo do que isso. Viver com o coração não é ser sentimental ou confuso, e sim extremamente preciso e inteligente. O coração sente as qualidades de tudo em sua singularidade. Significa a capacidade de valorizar, exaltar profundamente tudo com que entramos em contato.

Bem, vou tentar explicar o que vem a ser o Caminho do Guerreiro do Coração que aprendi com uma Curandeira que me treinou dentro deste caminho. Me lembro muito bem que certa vez ela falou: “Papa, a raiva e a ira perpetuam o medo dentro de nós. Temos que enfrentar o medo sem esses sentimentos para seguirmos o caminho do Guerreiro do Coração”.

Como sabemos, o xamanismo poderia ser uma concentração de conceitos e de técnicas psíquicas que, ao longo das idades, foram desenvolvidos por um grupo particular, por povos de caçadores que se espalharam em cada continente. Numa época em que o ser humano se sentia inevitavelmente inferior ao meio ambiente, ele tentou entrar em harmonia com aquele ambiente, e escutar as mensagens dos povos mineral, animal e vegetal, com isso enriquecendo sua força psíquica. Todavia essa aptidão acabou por perder-se ao longo do tempo ou, mais exatamente, por refugiar-se entre indivíduos particulares que conhecemos pelo nome de xamãs.

Na antiquidade, todas as pessoas viviam uma vida holística. Não valorizavam o intelecto, mas a integração de mente, corpo e espírito em todas as coisas. Eles procuravam fazer exercícios que desenvolviam todo seu Ser e não só o seu corpo. Dentro da minha linhagem aprendi que quando nossa mente e espírito são forçados a praticar austeridades antinaturais ou devotar-se a dogmas externos, o nosso corpo cresce doente e fraco, tornando-se um traidor do ser integral. Ou seja, quando o corpo é enfatizado em detrimento da mente e do espírito, estes se tornam semelhantes a serpentes presas, que tornam-se frenéticas, explosivas e venenosas para si própria, tornando-se pessoas desequilibradas, sendo conduzidas até a exaustão e ao fim da sua força vital.

Geralmente os Xamãs que prefiro chamar aqui de Guerreiros do Coração são as pessoas que são mestres na arte de “ver” e que sabem utilizar-se da energia. Estas pessoas são respeitadas pelas suas comunidades em reconhecimento ao seu desenvolvimento espiritual e os benefícios que eles trazem às pessoas. Antes que os humanos fossem convertidos em massas de concreto, eles eram espíritos xamãs e estavam servindo o Grande Mistério da vida que é o Criador, Pachakamaq. Para nós que trilhamos esse Caminho Sagrado, consideramos o cosmo, e todas as coisas no mundo, como um campo de energia. Uma árvore é um campo de energia. Uma montanha é um campo de energia. A pedra. A estrela. Tudo irradia energia, e é composto de filamentos de energia luminosa. Você poderia imaginar um violão, ou uma harpa que estão repleto de cordas invisíveis. Nossos corpos são iguais, e preenchidos por filamentos de energia luminosa. Esses filamentos estabelecem comunicação com o infinito. A vida de um Guerreiro do Coração é uma vida de serviço. Todo ser vivente no universo tem uma relação para consertar que deve ser descoberto e deve ser desenvolvido e reconstruído. De algum modo, nós temos que aprender com a Pachamama, a Mãe Terra. Todas as práticas dos Guerreiros do Coração visam curar nossa relação com as forças cósmicas e trazer equilíbrio para nossas vidas, tecendo uma teia de energia com todas as coisas.

O Xamanismo é uma responsabilidade espiritual e estética de todos nós. O mundo foi desenvolvido com abuso e exagero. O mundo tecnológico alcançou um nível incrível, bonito, mas produziu exageradamente um desequilíbrio na Mãe Terra, devido à ganância do homem. O grande corpo da natureza constantemente demonstra reciprocamente que o idioma universal é o do espírito. Esta reciprocidade, especialmente no campo de energia, cria uma harmonia que pode equilibrar a energia coletiva do planeta dentro de uma matriz antiga da ordem universal. O idioma formal e o cultural criam limites. Para nós a essência principal da vida é a Natureza e o idioma é o amor. Se não há nenhum amor, então nós temos que usar nossa mente, mas ela freqüentemente só traz preocupações cotidianas. Nosso trabalho mais importante é pôr nossa mente no travesseiro e deixar que ela descanse. A mente é um espelho de nosso ego e nos carrega com todos os tipos de reflexões, racionalizações, inseguranças, e diálogo interno. É necessário abrir as portas da percepção e escutar com nosso corpo inteiro. Desta forma, nosso diálogo interno desaparecerá. Se nós formos além de nosso diálogo interno e abrirmos as portas à energia do cosmo, e escutarmos o silêncio, nós perceberemos que tudo é povoado por vozes. A primeira voz que nós ouvimos pode ser o espírito do fogo ou o do vento, e então nós notaremos que as outras vozes da natureza virão. A árvore, a pedra, a água. E pouco a pouco, nossos corpos tomam consciência que nós somos uma parte da grande totalidade da energia cósmica. Se você conecta com os filamentos do cosmo, então você não é um indivíduo separado do resto do universo inteiro. Se você conecta seu corpo com as pedras, com as árvores, com o céu e com o cosmo inteiro, você verá então que é muito fácil transformar a energia da vida. Imagine como é insignificante os problemas cotidianos, quando uma pessoa sabe manipular o uso correto de energia.

A mente é um espelho de nosso ego e nos carrega com todos os tipos de reflexões, racionalizações, inseguranças, e diálogo interno. É necessário abrir as portas da percepção e escutar com nosso corpo inteiro. Desta forma, nosso diálogo interno desaparecerá. Se nós formos além de nosso diálogo interno e abrirmos as portas à energia do cosmo, e escutarmos o silêncio, nós perceberemos que tudo é povoado por vozes. A primeira voz que nós ouvimos pode ser o espírito do fogo ou o do vento, e então nós notaremos que as outras vozes da natureza virão. A árvore, a pedra, a água. E pouco a pouco, nossos corpos tomam consciência que nós somos uma parte da grande totalidade da energia cósmica. Se você conecta com os filamentos do cosmo, então você não é um indivíduo separado do resto do universo inteiro. Se você conecta seu corpo com as pedras, com as árvores, com o céu e com o cosmo inteiro, você verá então que é muito fácil transformar a energia da vida. Imagine como é insignificante os problemas cotidianos, quando uma pessoa sabe manipular o uso correto de energia.

Aprendi no Taoísmo, como também no Caminho Tolteca, entre outros que as informações que recebemos da mente é ordenada por julgamentos, que foram baseados em julgamentos anteriores, que são baseadas nas idéias de outros. Mas voltando ao assunto, a energia mental flui constantemente através de canais distorcidos e inadequados, e quanto mais o indivíduo utiliza a mente, mais confuso ele fica.

A fim de eliminar o tormento da mente, de nada adianta fazer alguma coisa; isto só reforça o mecanismo da mente. Ao contrário, dissolver a mente é não-fazer. Simplesmente devemos evitar nos apegarmos aquilo que vemos e pensamos. Temos que abandonar a idéia de que estamos separados da mente onisciente do universo. Só assim poderemos recuperar nossos insights puros e originais, e podermos enxergar através de todas as ilusões. Sem nada saber, termos consciência de tudo. Tem um ditado Taoista que fala: “A clareza e a iluminação encontram-se em sua própria natureza, por isso são recuperadas sem que se mova uma palha”.

Nós estamos aqui para não fazer nada. “Nada”, é a coisa mais difícil para fazer porque nós vivemos fazendo coisas e usamos a nossa energia para tal. Nós sempre estamos sofrendo com aquele diálogo interno que não deixa nossa mente só. Assim, nosso trabalho tem certas divisões aparentes. Primeiro, nossa tarefa é estabelecer contato com os espíritos da natureza. Nós temos que aprender a curar com pedras, ervas, e o vento. Nós temos que saber como a energia do cosmo trabalha em nosso próprio corpo. Nós temos que ver além do que nossos olhos físicos podem ver, temos que aprender a ver com nosso corpo inteiro. E a coisa mais importante é permitir que nosso coração nos conduza nesse processo. Isso é a primeira parte do trabalho. A segunda parte é o intenso processo de meditação que nos conecta com o espírito e com as forças sobrenaturais. Pondo nossa mente para descansar e jogando fora toda a energia supérflua de estados meramente mentais da consciência. Nosso terceiro trabalho é a iluminação, onde alcançaremos a evolução necessária para conectar com o cosmo de forma que nós podemos sentir a nossa luz interna. Nós temos que sentir o fogo interno de outros estados de consciência que nós temos, que nunca experimentamos antes. Em meu próprio caminho, percebi que nossa terra, Pachamama é maravilhosa. Não acredito que, em todas as constelações e milhões de mundos no cosmo, possa existir um planeta mais maravilhoso que nossa Terra! Eu sei que pode ser uma arrogância pensar assim, que existem outros lugares na galáxia, mas nenhum deles é a nossa Mãe Terra. Mas, eu estou muito interessado na asa colorida da borboleta. Na respiração de uma árvore. No vôo do Beija-Flor. O que pensa o Jaguar na floresta? O que pensa a floresta do rio? Pois esta é a voz da natureza na qual o chorar de medo, é simplesmente falta de amor.

Os Guerreiros do Coração tendem a não fazer a distinção Cartesiana entre assunto e objeto, entre interno e exterior, entre os significaram e o significa, entre o secular e o sagrado. Assim eles podem realizar os saltos dos causais, e são capazes literalmente de pisar fora do tempo linear. Eles não perderam a função sensória do conhecimento, eles percebem sentem e são capazes de atravessar as cinco sensações. Eles são capazes de sentir a textura de uma montanha, percebem totalidades que são por definição não lineares. A fluência das percepções sensórias deles é em parte um resultado da relação deles com a Natureza. A interação deles com a Mãe Terra, Pachamama, como parte de sua vida diária não é só ambiental, mas é energética, fazem parte do seu ser e de sua existência. Os Guerreiros do Coração ainda saudam o sol ao amanhecer e o cumprimenta ao entardecer. Sua vida diária é submergida no sensório, no mítico, no Feminino, em Eros. Eles praticam ayni com Natureza e entre si. Ayni é reciprocidade, ou o processo de troca. Para nós como Guerreiros, a condição de nossa vida é um espelho de nossa relação com a Natureza. A meta do Guerreiro do Coração é entrar em ayni perfeito em todos os três níveis do cosmo. O mundo inferior, ou o mundo pessoal, interior; o mundo mediano que é o mundo físico no qual nós moramos; e o mundo superior ou atmosfera que não são comparadas com o conceito Ocidental de “céu” mas com a energia que flui dentro do universo inteiro. O mastay é trazer harmonia para todos os três mundos, e é melhor realizado estabelecendo uma relação de sincronicidade entre o mundo e o ego, tendo acesso a energia yoqe que nos conecta o mágico, com os reinos não ordinários. Estes reinos podem e devem ser acessados fora do tempo ordinário, embora o mastay, é um alinhamento de ambos com o tempo e além-tempo. Os Guerreiros do Coração têm acesso a estes reinos tendo acesso aos seus egos múltiplos. Seu conceito sobre egos múltiplos é intimamente ligado com os conceitos deles de pisar fora do tempo. Eles vivem no dreamtime. Para eles o dreamtime não é exclusivo ao domínio do sono quando sonhamos, mas esta comprometido ao estado alerta do despertar. Além disso, tendo acesso a egos múltiplos, alcança-se múltiplas consciências. Raramente usam drogas psicotrópicas, eles não induzem o estado de consciência, pelo toque do tambor ou dança, como é a prática de muitas culturas xamânicas. Pelo contrário, para eles entrar nos domínios do não ordinário, normalmente se faz na Natureza, através do poder pessoal e do amor. Um destes egos múltiplos é claro que manifesta no nosso tempo. Isso é, aquele que “nós” somos. Existem outros egos, em contraste com este, múltiplas relações do dreamtime no tempo; em tempo ritual, em tempo sagrado. Para os Guerreiros do Coração, tempo é um complexo, uma realidade múltipla. Eles vêem uma relação causal com o tempo, o tempo monocrônico, é determinado pela fonte da violência. No cronômetro monocrônico você é forçado a vivenciar um futuro pré-ordinário que o mantém no pesadelo da história. Por sua vez, no cronômetro policrônico, você ganha a habilidade para decidir como você vai responder ao que acontece a você. Por exemplo, se você é encarnado através de cronômetro monocrônico, então você é forçado a olhar para trás os eventos que aconteceram com você em seu passado, para explicar o que é você hoje. Os ocidentais criaram uma profissão que verificasse a relação de pais e filhos, para explicar através desse passado a dinâmica das suas almas e psiques atuais. Ao crescer, segundo eles, você tem que se redimir de seu passado e das relações dele com o passado. Em um nível cultural e espiritual, este é o espelho Ocidental da percepção teológica Judaico-Cristã onde a pessoa deve, por exemplo, reconciliar-se do pecado original, ao qual foi banido do Jardim do Éden. Os Guerreiros do Coração, porém, estão olhando para frente em lugar de olhar para trás. Eles se reconciliam com quem eles estão se tornando, ao invés de quem eles foram. Para nós, a primeira prática xamânica é o Rito da Morte. Os rito de morte são uma série de rituais em qual trabalhamos o Wiracocha que para os Andinos tem um desdobramento que significa a existência. Primeiro é o corpo luminoso, o corpo de energia pessoal que informa o físico. E o modelo para o físico é o ego psicológico. Tendo acesso ao nosso Wiracocha pessoal, nós podemos limpar nosso ego, podemos mudar as encrustações culturais que influi na nossa vida “física e psíquica”. Em um contexto maior, o Wiracocha é uma energia universal que forma o cosmo. Limpando nosso Wiracocha pessoal, nós podemos forjar laços mais fortes para o Wiracocha universal. Os ritos de morte, ao contrário do nome, são ritos de passagem que acontece sempre que há uma transição ou uma passagem na nossa vida; do velho para o novo, de quem você era a quem você está se tornando. Eles também são rituais que auxiliam você a enfrentar seus medos, raiva e agressividade. Para os Guerreiros do Coração, medo é comparado com agressividade. O oposto da ordem, ou harmonia, não é o caos, mas sim a agressividade. Até que você ultrapasse a agressividade em seu trabalho pessoal ao redor da Roda da Medicina, você é incapaz de limpar o Wiracocha completamente e empenhar-se no que você está se tornando. Os Guerreiros do Coração vêem duas linhagens do passado que devem ser reconciliados: a biológica e a reencarnatória. Estas duas linhagens se cruzam no tempo em que vivemos neste mundo no momento presente. Estas duas linhagens enchem seu corpo de energia. O biológico é sua herança física, genética. O psico-espiritual; na linha encarnatória do que você foi, por outro lado, energiza seu presente e o predispõe para certos eventos e experiências. No Ocidente, nós lidamos principalmente com nossa herança genética. Buscando superar nossas fraquezas biológicas e nosso lado psico-espiritual, buscando melhorar o dano causado por nossa família e história ancestral. Porém, os Guerreiros do Coração começam buscando remover o impulso negativo de qualquer reencarnação, limpando-nos e nos despindo destes rastros. Eles dizem que ao nascermos, fantasmas famintos do passado vieram nos convidar para alimentar as sobras do outono de seu prato. Estes fantasmas alimentam-se do presente; eles se alimentam de sua energia vital. Assim os ritos de morte, e muitos outros rituais dos Guerreiros do Coração, são projetados para exorcizar; e se livrar destes fantasmas famintos, de forma que o presente não esteja sendo reivindicado pelo passado. Na Roda da Medicina Wayra, ou dos Ventos, o Trabalho do Sul é onde enfrentamos nosso passado; é a direção simbolizada pelo arquétipo da serpente. Os Guerreiros do Coração dizem que você tem que deixar seu passado, do mesmo modo que uma serpente deixa sua pele cair para que uma nova surja. Fazendo isto, você tem que deixar também sua relação para o tempo linear. Se você escolhe manter boas relações com a marcha do tempo linear e seguir o comando de Logotipos, então você não pode ter acesso a seus egos múltiplos facilmente, livre-se de tempos em tempos de traumas que o perturbam. Quando eles falam sobre limpar o Wiracocha, não só estão falando de lançar a energia pesada, eles não falam sobre a energia negativa e positiva, mas da energia mais pesada (densa) que prejudica inclusive o corpo físico. Eles não só podem efetuar uma cura física, mas acelerar a evolução. Eles acreditam que eles estão criando o corpo pessoal e, por causa de ayni, acabam germinando o corpo do mundo. Assim, o mastay é imediatamente individual e universal. Esta realização é um dos modos mais fáceis para um ocidental observar brevemente a percepção do mundo dos Guerreiros do Coração, até mesmo nossos egos racionais podem entender que nós como indivíduos afetamos o mundo ao redor de nós. Nós podemos nos ver como múltiplos, simplesmente vendo a conexão entre nossas ações individuais e os resultados deles como reflexo na condição mundial.

Como já falei anteriormente, todos nós somos formas de energia e como tal estamos ligados a tantos outros seres de energia nesta dimensão da realidade e também em outras. Quando entramos no dreamtime, temos acessos a consciências que não são exatamente nossas, mas o são, pois fazemos parte de uma essência primária. Quando estamos em comunhão perfeita com a Natureza, eu posso sentir a liberdade do pássaro voando, a força da correnteza do rio, entre tantas coisas mais. Quando estamos assim, neste dreamtime, sentimos isso não do nosso ponto de vista, e sim pelo do pássaro e do rio. Essa metáfora é apenas um vislumbre do que é realmente o dreamtime.

Segundo a filosofia dos Guerreiros do Coração, eles visam alcançar a integridade pessoal e harmonia completa com a Natureza. Don Alberto, um xamã que me apresentou a minha “Maestra”, me ensinou que: “Para o Guerreiro do Coração, sua vida é um espelho perfeito de sua relação com Natureza; o estado de sua vida reflete a sua natureza pessoal e sua relação com Mãe Terra, Pachamama”. O caminho para atingir essa meta é chamado de Roda da Medicina Wayra. A Roda da Medicina é um caminho com quatro estágios ou passos, que uma pessoa necessita galgar para tornar-se uma pessoa de poder e conhecimento. Cada passo ou estágio é representado pelas direções da bússola e é acompanhado por um animal de poder que ensina uma lição específica, por isso chama-se Roda dos Ventos. A Roda da Medicina começa no sul, e é representado pela serpente Satchamama, a Grande Serpente do Lago Yarinacocha, a Senhora das Emoções. É o lugar que você se livra do passado da mesma maneira que a serpente se livra de sua pele. É um ato de poder e um ato de amor. Na visão andina, a beleza e a simplicidade são as recompensas do trabalho no sul. O modo da serpente no sul nós ensinam como caminhar com a sua barriga na Terra, a mãe de todos nós. A serpente nos ensina o Caminho da Beleza: como entrar em beleza e trazer beleza para tudo que nós tocamos. Esse caminho é comumente chamado de Caminho do Curador. O trabalho do Sul é onde exorcizamos o passado que nos persegue, nos prende e nos restringe.

Para desempenhar totalmente o trabalho do Sul, é necessário aplacar o medo. O medo é o reino do Oeste, onde vai se defrontar a morte. Entretanto, não poderá se exorcizar a morte enquanto não completar o trabalho do Sul. É como um círculo vicioso. Saindo do sul realizamos o trabalho do oeste. Representado pelo Jaguar, Otorongo, o oeste é um lugar onde você enfrenta a morte. Quando você entra nesta fase em seu trabalho, você tem que passar por uma morte ritual -uma morte simbólica- de tudo que você foi antes. Um ritual comum do trabalho do oeste é a cerimônia do fogo no qual uma flecha que simboliza recordações de eventos passados é queimada (muito parecida com a tradição Lakota de queimar as trouxinhas com coisas negativas). O Perdão que é buscado e dado. O oeste é onde você pisa além do medo – além da raiva, da violência, e da ira. Raiva e ira perpetuam o medo dentro de nós, assim você tem que aprender o modo do Guerreiro do Coração, o Caminho da Não Violência, ou Caminho do Guerreiro. Realizando o trabalho do oeste você irá além da morte, de forma que a morte já não o assombrará. O Oeste é onde perdemos o medo ao enfrentar a morte e nos libertamos do futuro desconhecido. Na Roda da Medicina Inca, o oeste vem sempre depois do sul, e o trabalho do norte não pode ser feito até o trabalho do oeste ser completado.

O norte é representado pelo Beija-flor (Q’enti), sendo algumas vezes substituídos pelo Dragão, e é o lugar dos ensinos do mistério e das tradições. É o lugar onde você se torna uma pessoa de conhecimento. No norte você aprende a ficar invisível. Você não tem nada a esconder ou para defender, e poderá deixar as pessoas vê-lo. O norte é filosoficamente crítico às pessoas em recuperação, especialmente de hábitos. Na maioria dos programas de recuperação, são ensinadas as pessoas a acreditar que elas serão sempre viciadas. Da perspectiva xamânica, você admite o fato que você é um fumante, entretanto os passos 13 e 14 envolvem não se definindo como o que você foi, mas se definindo em termos do que você está se tornando. Este é um das falácias da psicologia ocidental. Nós somos as únicas pessoas no mundo que se define de acordo com algo que aconteceu a nós no passado. Na tradição xamânica você se define em termos de quem você está se tornando. A chave para achar seu futuro, está na convicção do xamanismo sobre a Natureza do tempo. Há dois tipos de tempo aos quais eu já falei, mas é bom lembrar para deixar claro: Monocronológico, ou tempo linear que voa como uma flecha; e policronológico que cronometra como gira a Roda da Medicina. Fazendo o trabalho da Roda da Medicina, um indivíduo aprende sair do tempo linear no cronometro policronológico. É um tempo que é não casual, um tempo onde você pode chamar seu destino e pode cutucar o futuro. Isto é essencial em qualquer desenvolvimento do trabalho do Leste, caso contrário você poderá tornar-se uma vítima.

As chaves para entrar em tempo de policronológico são técnicas arcaicas de êxtase. Para o Guerreiro do Coração, algumas dessas técnicas podem ser tão simples quanto à meditação e ainda podem alcançar resultados notáveis. Durante o meu trabalho no Leste, viajei para fora do meu corpo e testemunhei milhares de eventos distantes, e anos no futuro. A maioria das pessoas nunca vai além do trabalho do norte. Eu quase não passei envolvido pelo meu Egocentrismo. O trabalho do norte é o Caminho do Professor ou do Mestre.

Os que realizam o trabalho do leste se tornam visionários. O leste é o lugar onde você exercita seu conhecimento e recebe o poder para realizar o bem aos outros. É o lugar onde nós pressentimos o tipo de mundo que nós queremos quando somos crianças, e o mundo em que as crianças irão herdar. O leste é o lugar mais duro, o lugar onde você vem e contata novamente o mundo. Você regressa para seu trabalho, seu matrimônio, e quando você traz sua cura para os outros, você transforma esses ambientes. No leste nós usamos algumas variáveis em vez de reescrever nossas descrições de trabalho, matrimônios variáveis em vez de redefini-los e transformando nossos matrimônios. Nós aceitamos o usual. No leste, nós não aceitamos o usual; ao invés disso nós nos tornamos os agentes da transformação e visionários. Este é o Caminho do Visionário e seu animal totem é o Condor ou a Harpya.

A tradição xamânica andina têm uma ciência que é muito elegante e sofisticada, só que muito diferente da nossa. Nós somos enfocados no mundo exterior; enquanto a ciência deles é enfocada no mundo interno. Nós somos mestres em transformar os rios em eletricidade e distribuir aquela eletricidade para as nossas cidades. Nós queremos dominar a energia no mundo exterior. Os Paq’os (xamãs andinos) são os mestres em fazer a mesma coisa, mas no mundo interno. Eles levam energia interna – a energia do coração – e a transforma, distribuindo-a, para a cura de seu povo. Eles alcançaram o equivalente do que nós temos no mundo exterior, mas faz isto com o mundo da alma e da mente.Voltar


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