A palavra slogan vem do gaélico escocês "sluagh-ghairm", que significa "grito de guerra".
Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, slogan é uma frase curta e apelativa, muito usada em publicidade ou propaganda política; frase que identifica uma marca ou uma organização; palavra de ordem; divisa.
Podemos ainda acrescentar os termos "lema" e "mantra" como sinónimos de slogan.
Mas, mais interessante do que saber a origem da palavra ou o seu significado, é saber que por detrás da construção de um slogan há um esforço incontestável e desafiador para as mentes criativas, até que cheguem a um resultado, uma frase ou palavra que dê personalidade à marca.
Um bom slogan deve ser simples e claro, fácil de memorizar e, principal-mente, deve cumprir o seu papel fundamental que é o de passar a mensa-gem desejada pela empresa.
De acordo com os especialistas, todas as frases com esse propósito devem ter potencial para "invadir" a mente das pessoas, fazendo com que a lembrança cumpra a tarefa de trazer o nome do produto, serviço ou organização à frente da lista de opções de consumo.
Em mercados competitivos, o slogan é um importante instrumento na luta pela ascensão e/ou solidificação de uma marca. Para percebermos a sua verdadeira importância, basta pensar que muitas empresas são mais facilmente reconhecidas pelo seu slogan do que propriamente pela sua logomarca.
O slogan não é apenas uma frase feita. Ele carrega consigo característi-cas que o tornam um indispensável instrumento de comunicação, devendo traduzir a missão da empresa, ao mesmo tempo que é memorável, impactante e, o mais possível, surpreendente.
by Lazo Comunicações