sábado, 21 de julho de 2012

Façamos igualmente a lição. Para pelo menos emparelhar. by Deise


OS QUATRO PODERES

PARA “COMBATER A CORRUPÇÃO” É NECESSÁRIO FORÇAS SOCIAIS AUTÔNOMAS, SEM VÍNCULOS COM PARTIDOS POLÍTICOS, SINDICATOS E OUTROS ORGANISMOS SOCIAIS.

Por traz de todo corrupto esta um corruptor. A eliminação de um corrupto não resolve por si o problema, porque a corrupção não é um mal incrustado no indivíduo, mas na vida política em razão do modelo empregado. A punição aos envolvidos na corrupção, seja corrupto e corruptor é necessária, porque violam bens públicos. sobretudo numa sociedade que aprendeu a cortejar a autoridade ou o detentor de poder.

Mesmo que se extirpasse o corruptor, outros corruptores surgiriam, num ciclo vicioso que não se esgota. O problema é maior que as personagens do corrupto e do corruptor. É endêmico, resultado de um sistema político que favorece o clientelismo, o apadrinhamento, o favorecimento em razão de apoios políticos e certeza de impunidade.

O impressionante é que os movimentos que exploram o tema, em especial a imprensa, destacam tão somente os corruptos ou noticiam o desvio de verbas públicas e favores, mas não criticam ou questionam os atos dos corruptores. Eliminando o corrupto o corruptor continua ativo e fará novas investidas sobre o próximo administrador ou agente político, buscando sempre seu jeito de permanência nas sombras.

*DFS.
Facebook
Vicente de Lima Dutra

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas