Marcas fazem parte de nosso universo visual e têm a sua imagem formada a partir da percepção que temos delas. Essa imagem é construída principalmente pela união de três fatores: experiência pessoal, meios de comunicação de massa e nossas relações pessoais. Ou seja, imagem pode ser entendida como o que a empresa aparenta ser, como ela é percebida pelas pessoas.
A marca é formada assim por um conjunto de valores objetivos e subjetivos, que foram se somando a partir de cada interação única entre cliente e produto. E de que forma essa empresa, produto ou serviço pode se apresentar aos seus antigos e futuros clientes?
Através de sua identidade visual.
A nossa identidade define de maneira geral quem somos. Ela indica nossa origem, nosso nome e “imagem”. É a forma que temos de nos “apresentarmos” formalmente à sociedade. Essa comparação bem sucinta nos ajuda a transferir os mesmos elementos para a empresa, produto ou serviço. Através de sua identidade visual, eles podem “materializar” seus valores objetivos e subjetivos.
Elementos institucionais da Identidade Visual
Toda marca precisa de um nome. Que pode ser escrito de diversas formas, utilizando uma tipografia já existente ou criando um padrão novo. A essa forma personalizada de escrever o nome chamamos de logotipo.
A marca muitas vezes é formada por um elemento gráfico que sintetiza determinada idéia. Esse elemento é conhecido como símbolo. À junção de logotipo e símbolo são acrescentadas as cores padrão que representam a marca.
A cor é tão importante quanto os primeiros elementos descritos acima. Ela é a primeira a ser percebida à distância e é responsável por derivar todo o padrão cromático presente na empresa, produto ou serviço. Completando esses três itens e também de igual relevância, vem a família tipográfica institucional, que é a tipologia padrão utilizada para escrever todas as informações complementares da empresa.
Esse conjunto de itens são os elementos gráficos institucionais que fazem parte da identidade visual.
A identidade é importante para definirmos claramente com quem estamos nos relacionando. Quando entramos em uma agência bancária, independente da região em que está localizada, percebemos que a disposição de todos os elementos é praticamente a mesma. Se analisarmos os folhetos, veremos que há a utilização de uma única linguagem. Enfim, todas as peças e sistemas necessários para cada empresa, produto ou serviço devem seguir a mesma identidade visual, para que a sua marca seja reconhecida e possa se firmar no mundo tão repleto de formas e imagens em que vivemos.
Logotipo e Identidade Visual
Confira alguns os detalhes desse serviço logo abaixo:
Criação de logotipo e estudo de aplicação da marca e produtos
Criação dos mais variados elementos gráficos fixar a identidade de sua empresa
Criação de logotipo e estudo de aplicação da marca e produtos
Criação de material corporativo mantendo a identidade
by Lazo Comunicações