segunda-feira, 14 de maio de 2012

A Comissão de Memória e o Ex-Ditador Videla

Carlos Alberto Lungarzo
Prof. Tit. (r) Univ. Est. Campinas, SP, Br.

“Deus sabe o que faz, porque o faz e para quê. Aceito a vontade de Deus e acredito que Deus nunca soltou a minha mão”.

Jorge Rafael Videla, ex-ditador argentino, a um jornalista.
Recentemente, apareceram nos jornais brasileiros duas notícias relacionadas com o terrorismo de Estado.
Uma é que o governo do Brasil divulgou os nomes da Comissão de Memória criada para estudar os crimes da ditadura.
A outra contém informação sobre a publicação, na Argentina, de um livro do jornalista Ceferino Reato intituladoDisposição Final, em que divulga várias horas de conversa com o ex-líder do pior genocídio do continente: Jorge Rafael Videla (1925-????). Vide. Esse livro foi lançado em Buenos Aires em 27 de abril.
A Confissão do Genocida

O jornalista que entrevistou Videla ficou apavorado pela crueldade e frieza do aposentado carrasco, mas, no fundo, essa atitude era previsível. Se orgulhar de seus crimes era o que sempre se esperou dele e de seus “colegas” e similares em qualquer lugar do mundo (Vide).

Num julgamento anterior, outro idoso exterminador, autor do aniquilamento de mais de 2.000 pessoas em Tucumán (Noroeste do país, perto da fronteira com Bolívia), ouvindo sua sentença em cadeira de rodas, bradou a seus juízes que se arrependia de não ter matado mais inimigos.

Veja mais detalhes sobre Videla, aqui.

Desde a formação da Comissão de Verdade na Argentina (chamada CONADEP) em 15/12/1983, todos sabem que nunca se encontrou um único quadro alto ou médio, seja dos militares, da polícia, ou dos cúmplices civis e religiosos, que tenha mostrado o mínimo arrependimento, compaixão ou pena por suas vítimas. A tortura e mutilação por semanas ou meses (até morrer por sangramento) de mulheres grávidas, crianças, nenéns e outras pessoas, foi para eles uma mistura de dever divino, diversão e catarse.
Uma visão humanitária do direito não pode descartar que um criminoso, por brutal que seja, tenha possibilidade de recuperação. O problema é que, entre os terroristas de estado, os exemplos de arrependidos são pouquíssimos e, quase sempre, chegaram ao remorso no meio a fortes surtos de psicose.
Usando os dados informais dos países pesquisados desde 1945 até 2001, incluindo os da África, onde houve o maior número de arrependidos, a proporção de genocidas que lamentaram seu passado, foi de menos de 7 casos em 10.000. Isso faz que a probabilidade de encontrar algum destes “autocríticos”, seja menor que 0,0007, ou seja: “quase” zero.
Nos julgamento de Nuremberg, onde o impacto emocional da ameaça de enforcamento deve ter sido intenso, houve apenas quatro arrependidos:
N Baldur von Schirach (1917-1974), chefe da juventude hitlerista, poupado da forca.
N Hans Frank (1900-1946), chefe de ocupação da Polônia.
N Arthur Seyss-Inquart (1892-1946), chefe de ocupação da Holanda.
N Albert Speer (1905 – 1981), ministro de armamentos desde 1942, condenado a 20 anos de prisão.
Veja os detalhes aqui.
Tiranos, torturadores, genocidas, etc., não são criminosos políticos, como inventou o STF brasileiro para encobri-los com a anistia de 1978, mas tampouco são criminosos comuns. Desde 1947, durante os julgamentos de Nuremberg, cunhou-se uma nova categoria de crime: crime contra a humanidade. É uma pena que alguns magistrados não tenham tido tempo ainda para aprender este conceito.
Nos 10 países (ou menos) onde existem regimes penitenciários mais ou menos humanitários (Noruega, Suécia, Costa Rica e alguns outros), a proporção de criminosos comuns recuperados é muito alta, porque, afinal, ninguém quer cometer delitos por vocação. Quem é empurrado ao delito é, em quase todos os casos, o sujeito que sofreu discriminação, abusos e miséria. Isto, aliás, foi feito explícito por Karl Marx, que o utilizou como argumento essencial em seu artigo sobre o roubo de lenha de 1842 (Rheinische Zeitung, num 298 supp. Vide).

Inversamente, o criminoso contra a humanidade sente que sua crueldade é justae, portanto, deve orgulhar-se, jamais se arrepender. Aliás, o establishment o trata como herói, e seus crimes são vistos como proezas, são atos qualificados com nomes cafonas e ridículos como “cumprimento do dever”, “amor à pátria” e outras pieguices. Eles recebem promoções de seus superiores (e às vezes propinas de seus patrocinadores) pelo número de pessoas mortas, povoados devastados e assim em diante.
 Quem é recompensado oficialmente por matar e torturar está obrigado a continuar sua carreira de morte e sangue até se aposentar. A destruição gradativa de sua sensibilidade e inteligência, caso tivesse, deixará nele, na maturidade da vida, apenas rancor e uma confusa esperança de que será reivindicado por Deus e pela História. Aliás, achará que, desde algum local do universo, poderá ver sua “glorificação”.
Quem entrou numa corporação violenta por causa do desemprego ou do acaso, mas sem vocação linchadora, pode às vezes manter-se à margem dos crimes de seus chefes até que seja expulso ou aposentado. Nestes casos, se o sujeito deveu se enlamear com alguns atos criminosos, é possível que o arrependimento realmente pese, mas, mesmo assim, as verificações encontradas são escassas.
Homens como Videla não são muito comuns, pois algozes e destrutores vocacionais formam minoria no mundo. Pensemos que os seis países mais militarizados do planeta (em proporção de soldados e não de orçamento) são uma parte ínfima de população:

País

Porcentagem de militares (profissionais e recrutados)

Coréia do Norte 41,89%
Coréia do Sul 17,36%
Rússia 15,34%
Singapura 11,22
Cuba 10,78%
Israel 10,34%

Fora destes, em apenas 11 países os soldados ultrapassam o 5% da população. Aliás, dentro destes grupos, os militares vocacionais são minoria e, em alguns exércitos, mesmo as altas lideranças são contrárias à tortura e o genocídio. Ou seja, a proporção de pessoas como o general Videla na população mundial deve ser menor de 1%.
Mas tampouco deve pensar-se que homens como ele são raridades absolutas que só aparecem de vez em quando. Mesmo 0,1% da humanidade seria uma quantidade enorme, a suficiente para tornar muitos países um verdadeiro inferno. É um fetichismo maniqueísta acreditar que pessoas como Videla, Pinochet, Hitler, Stalin, Sadam Hussein, al Assad, Gadaffi, George Bush, e muitos outros, são criações do diabo, e que as instituições a que eles pertencem são “inocentes” desses elementos “indignos”.
Muito pelo contrário: Videla foi apoiado pela maioria dos quadros altos, médios e até baixos das FFAA, foi financiado por empresários, banqueiros e elites abastadas, e aplaudido por toda a mídia, pelos magistrados, pela polícia e por todos menos 3 dos 124 bispos católicos. Além disso, salvo num caso, teve apoio dos partidos tradicionais, inclusive o que reunia os resíduos do stalinismo. Médicos e outros profissionais colaboraram nas torturas.
Se pessoas como Videla parecem esquisitas é apenas porque tiveram a “sorte” de chegar a cume do poder. Entre tropas operativas, cúmplices civis, propagandistas e delatores, o genocídio argentino teve cerca de 150 mil autores; isto significava 0,5% da população do país na década de 70.
Na reportagem do jornalista argentinoCeferino Reato, Videla se considera responsável direito da morte de 8.000 pessoas. Ele parece aludir aos que foram assassinados após sua autorização expressa. Com efeito, as vítimas feitas pelas forças repressivas durante sua ditadura são muito mais de 8.000.
Já durante o 2º ano da gestão da Videla, um cidadão chileno, Enrique Arancibia Clavel (1944-2011), aparentemente agente da DINA, foi encontrado com documentos sigilosos que estava enviando à ditadura chilena, onde estimava em mais de 22.000 os desaparecidos argentinos. Videla esteve mais outros 3 anos no comando, e só no final do mesmo as desaparições começaram a diminuir. Então, mesmo admitindo um decréscimo nos 3 anos seguintes, é provável que tenha havido entre 10 e 20.000 novos desaparecidos. O número de 30.000 desaparecidos, que se tornou popular em 1978, talvez subestime o tamanho do massacre. Algo entre 35.000 e 45.000 parece bem mais provável (Vide aqui a matéria sobre os memos da Operação Condor).

A Geração da Mentalidade Terrorista

Como Videla não é um cidadão comum, mas tampouco muito diferente de outros guerreiros, ele pode ser usado como exemplo para entender como se gera a mentalidade genocida. A pesquisa sobre esta mentalidade fez progressos após 1930, graças à Escola de Frankfurt, a Hanna Arendt e aos marxistas não leninistas. Mas, as doutrinas elaboradas por esses pesquisadores, apesar de sua indubitável validez, não parecem suficientes para uma descrição completa dos criminosos de lesa humanidade.
A bióloga italiana Rita Levi-Montalcini, ganhadora do Nobel de fisiologia de 1986, tem tentado explicar a afetividade positiva das pessoas (como a solidariedade e o altruísmo) com base nas funções do cérebro. Pode acontecer, então, que as emoções negativas e sádicas como a dos líderes castrenses devam explicar-se também dessa maneira (veja aqui), como defasagem entre a evolução intelectual humana e sua parcial estagnação emocional, o que teria criado “falhas”que são incompatíveis com os instintos naturais de outros animais.
Estas observações de Montalcini sugerem, acredito, que boa parte da espécie humana está carregada de sentimentos destrutivos desconhecidos em outras espécies, mas que podem ser mantidos sob controle, sendo que são deflagrados apenas por “catástrofes” cognitivas, como superstições, delírios e crenças em valores abstratos e sem sentido. Isto não significa necessariamente que a crueldade seja sempre uma doença, mas, pelo menos, seria uma derrota dos componentes generosos e racionais.
O caso de Videla ilustra bem o surgimento da mentalidade sádica de um genocida sistemático, de um líder destacado de um grande massacre (Veja um excelente ensaio na revista uruguaia Brecha).

Sua família é um caso típico de“aristocracia” de origem colonial, profundamente católica e cheia de militares. Ele é lembrado por seus biógrafos como soturno e medroso, obediente e cerimonioso, cioso das hierarquias, arrogante e déspota, fiel devoto, homem sem amizades nem namoradas, sem inteligência nem simpatia, frio e sem espírito solidário.
Talvez por isso, há alguns dias, quando o jornalista Reato publicou seu depoimento em forma de livro, muitas pessoas se surpreenderam de que o ditador em pessoa tenha ordenado as torturas, mutilações e desaparições. Por que tanta surpresa? Vários intelectuais que estudaram bem o caso de Videla afirmam:

“Ele é uma pessoa medíocre, sem inteligência, incapaz de juntar duas idéias. Ninguém pensava que teria habilidade nem mesmo para matar. É parecido com o ditador espanhol Francisco Franco”(Vide)

Há um fato na vida de Videla que mostra interessante semelhança de conduta com ditadores de diferentes países, especialmente nazistas. Casado com uma mulher da “nobreza” argentina, o futuro ditador teve com ela todos os filhos que Deus mandou (neste caso, sete). Entre eles, havia um menino com deficiência mental, que qualquer família normal teria ajudado a viver com carinho. No entanto, fiel às suas idéias, o casal o internou num asilo, uma espécie de depósito de seres humanos, onde morreu em 1971, aos 19 anos. (Vide uma notícia fiável sobre o caso aqui)

Até serem desmascarados pela mídia em 2000, os esposos negaram a existência desse filho. Após as denúncias dos jornais, admitiram ter tido uma criança doente, mas não reconheceram tê-la abandonado, apesar dos numerosos testemunhos opostos.
A história não acaba por aqui. Os asilos argentinos eram usualmente administrados por religiosos, às vezes estrangeiros. O filho de Videla foi cuidado por duas freiras francesas, que prestaram voluntariado naquele depósito humano. Durante o pico da repressão, em 1978, um tenente da Marinha (o primeiro que se rendeu aos ingleses durante a guerra das Malvinas, Alfredo Astiz), sequestrou as duas freiras, por pedido de bispos de Buenos Aires, que as acusaram a ajudar familiares das vítimas da ditadura.
Ambas foram mantidas durante algum tempo no pior centro de tortura do país (ESMA), com o conhecimento de Videla, mas ele e sua mulher se recusaram a providenciar sua liberdade, apesar de elas terem sido o principal apoio da criança epiléptica naquele asilo. As duas religiosas foram torturadas até agonizar. Anos depois, o sequestrador Astiz (hoje cumprindo prisão perpétua) admitiu ter lançado seus corpos ainda vivos no mar. (Vide um fragmento do livro da escritora Maria Seoane, intitulado O Ditador).
Um sobrinho de Videla teve sorte ainda pior. Capturado por suspeitas, foi enviado a um campo de extermínio, do qual nunca saiu. Quando a irmã do ditador lhe pediu pela vida de seu filho, ele recusou. Afinal, toda a família era muito católica: tinha sido a vontade de Deus!
Misticismo e Delírio
Por que os criminosos de lesa humanidade não se arrependem? Vários autores de assaltos e latrocínios e membros de gangues organizadas têm sido recuperados até em sociedades pouco avançadas. Muitos querem terminar “esse tipo de vida” e que a sociedade lhes ofereça uma oportunidade de viver normalmente. Já nos países mais civilizados, como os do Norte da Europa, a reabilitação de infratores é expressiva, e os casos de criminosos irreconciliáveis são raros.
Por que isso não acontece com os genocidas? Por que eles não sentem remorso, por que não se autocriticam, por que não mudam de vida? Há várias razões.
Por um lado, o genocida está animado de forte misticismo. O epígrafe a este artigo é uma declaração de fé do ditador Videla. Aliás, todos os membros das juntas militares argentinas, ao longo das seis ditaduras, foram ferventes católicos e, às vezes, proferiram seus discursos de joelhos como homenagem à padroeira do país, o que foi motivo de chacota na comunidade internacional (Vide uma foto do ditador Onganía, que governou entre 1966 e 1970).
Além disso, a capacidade para ordenar ou praticar torturas de maneira contínua, assassinar crianças, mulheres e outros indefensos, exige contrariar fortemente os sentimentos dominantes da espécie humana, como o carinho e o apego por outros membros. Para projetar um banho de sangue, é necessária a crença em algo que transcenda o natural, algo que permita ao carrasco justificar-se fingindo (ou crendo realmente), que a divindade o recompensará pelos crimes.
A idéia mística de que a condição humana ou animal nada vale e é puro produto da vontade divina, e que a crueldade purificará os pecados, é essencial para forçar milhares de pessoas a participar em guerras, chacinas e outros atos de barbárie.
Aliás, algumas mitologias enaltecem os sofrimentos e torturas eternos num lugar chamado “inferno”, centro de dor e angústia inventado por mentes doentias e por ascetas hebefrênicos. Se a divindade que, segundo estes credos, é puro amor, criou um centro eterno de torturas, porque os simples mortais não podem aplicar alguns suplícios por uns poucos meses até arrebentar sua vítima?
Finalmente, um fator essencial do sadismo místico é a necessidade do sofrimento sacrificial. Este sentimento uniu desde o século 4º militares e religiosos, sob as diretrizes filosóficas de Santo Agostinho e outros grandes teólogos. A história da Inquisição, hoje melhor conhecida e mais dificilmente ocultada, mostra a necessidade dos algozes (geralmente homens insanos afetados por diversos tabus e limitações sexuais) de fazer sofrer suas vítimas e, sobre tudo, derramar sangue e arrancar órgãos. A emoção de mutilar órgãos sexuais, especialmente femininos, dava a estes farrapos humanos uma oportunidade patológica de orgasmo.
Na ditadura argentina, também o prazer sacrificial sob a forma de “castigo sagrado”, teve numerosos representantes, especialmente entre bispos e padres, mas também entre freiras e laicos “piedosos” a eles submetidos. Mas, nenhum foi tão famoso como Christian von Wernich, capelão da polícia condenado a prisão perpétua por vários assassinatos e dúzias de torturas que ele estimulou ou aplicou com sua própria mão.
Sobreviventes do campo de extermínio onde ele “trabalhava” contam que o dedicado sacerdote adorava aplicar choque elétrico em zonas especiais do corpo, para sentir o cheiro dos pelos queimados. Alguns deles afirmam que, apesar de ter passado anos em campos de tortura, nenhuma figura lhes produzia mais pavor que a daquele padre. Uma matéria emocionante e inteligente sobre este arauto de Deus pode ser lida aqui.

A crueldade desmedida e contínua, elevada a princípio de ação e crença fundamental, só pode ser exercida sob algumas formas de delírio, como aconteceu com Hitler, Ante Pavelic, Franco, Pinochet e muitos outros, entre eles, nosso personagem, o general Videla.
Alguns autores argumentam que esse delírio não precisa ser místico, e dão como exemplo o caso de Stalin e Mao, líderes de movimentos considerados ateus. Mas, o misticismo, embora representado de maneira completa nos cultos monoteístas, também está parcialmente representado por formas de irracionalismo não teológico. Esse misticismo precisa apenas de transcendência, e pode às vezes prescindir das divindades. A transcendência se manifesta na devoção fanática por objetos irreais, impossíveis de entender, que viram imagens de adoração e se transformam, graças ao fanatismo, em objetos sagrados. Esse é o caso de entes como a Nação, o Raça, a Terra, o Sangue, e os símbolos que as representam.
Entidades concretas, definidas cientificamente por Marx e Engels a partir de seus componentes humanos, foram transformadas pelo stalinismo e por outras degenerações do comunismo, em entidades místicas e sagradas: uma suposta revolução que nunca se realiza, um socialismo que não existe, um povo heterogêneo, cuja divisão em classe e ideologia os ditadores ignoram, colocando todos no mesmo rebanho a ser dirigido.
Portanto, o militarismo stalinista e todas suas crueldades, é também produto de uma mística, embora não representada pelas religiões tradicionais. Lembre-se que, recentemente, quando faleceu o brutal tirano de Coréia do Norte, o povo venerou seu cadáver como o de um santo de qualquer religião, e os órgãos de governo lhe atribuíram milagres. A agência oficial dizia que, ao morrer Kim Jong Il, os rios e lagos se secaram, e as plantas e os animais choravam. Que é isto se não uma imagem religiosa, produto de uma mitologia simplista e ridícula?

A Importância da Memória

A comparação entre o Brasil e a Argentina mostra a importância das comissões de memória. No Brasil, apenas uma pequena minoria conhece os detalhes da época da ditadura militar. Fora dos ambientes mais socializados e com maior compromisso, mesmo pessoas pacíficas e democráticas têm apenas uma vaga idéia do “governo militar”ou da “revolução de 1964” e poucos usam a palavra “ditadura”.
Em geral, a imagem histórica desse processo é difusa, como se tivesse acontecido numa época totalmente desligada da atual, e como se os militares que nela interviram não tivessem nenhum projeto em comum com os atuais.
Na Argentina, como na Alemanha, a manutenção permanente da memória tem aumentado pelo menos a consciência antimilitarista de grande parte da população. Deve observar-se que, numa sociedade como Brasil, onde a maioria popular é miscigenada, pacífica e alheia ao fascismo, seria razoável que o passado repressivo fosse lembrado com preocupação. Mas a falta de memória torna isso difícil.
Na Argentina, apesar do tradicional militarismo da maioria do país, formado pela classe média e alta e os setores mais favorecidos das classes populares, a imagem dos militares é aterrorizadora, e até pessoas apolíticas ou de centro direita olham com pavor a possibilidade da volta de uma ditadura. Isto pode chamar a atenção, tendo em conta que uma enorme maioria dos argentinos apoia reivindicações fascistas de integridade territorial, mas, apesar disso, a preocupação com as casernas é algo contínuo.

A entrevista do ditador Videla estimulou a publicação em jornais brasileiros de algumas notícias pitorescas, como a seguinte:
O sobrenome “Videla” é relativamente frequente. Não é equivalente a um “Silva” brasileiro, mas talvez a um“Mendonça”. Aliás, não é raro que uma família espanhola (que nada entendia de política) colocasse nomes como “Jorge” e“Rafael”. Foi assim que uma criança nascida nos anos 70 passou a ser xará do ditador.
O rapaz, agora com mais de 30 anos, conseguiu trocar seus nomes, após ter passado uma vida de vexames. Quando procurava um emprego, em seguida era rejeitado. Quando dizia seu nome, lhe perguntavam se era parente do ditador. Todos acreditavam que seu pai o tinha batizado assim porque admirava o criminoso.
No Brasil, entretanto, ninguém se preocupa de que tiranos e torturadores sejam homenageados com nomes de escolas, viadutos, bairros, ruas e até uma asa do Senado. Isso não significa que as pessoas aprovem essas figuras. A enorme maioria simplesmente não sabe quem foram esses caras.
O enorme poder da memória se evidencia comparando as mudanças que produziu numa sociedade tão conservadora como a Argentina.
A Argentina é um país com 92% de católicos, com um longo passado nacionalista, com culto aos militares e aos“heróis”, uma notória ênfase na monoetnicidade, e uma forte tradição nazifascista. A ditadura de Videla foi resultado do golpe de 1976, que foi o 6ºdo século 20, sendo alguns deles explicitamente nazistas (1930/43) e integralistas (1955/62/66).
Todos os golpes, incluso o último, foram apoiados por enormes maiorias. No entanto, após a derrota da 6ª ditadura na guerra do Atlântico Sul, as massas se voltaram contra ela.
Em 1984, o povo votou um referendum em favor da paz com Chile, com uma maioria de mais de 80%, um fato difícil de acreditar. A surpresa mostrou que os horrores da recente chacina, com 0,2 % de desaparecidos, 7% de exilados e 15% de presos, tinham mudado em algo a mentalidade das massas, e que era necessário manter a memória ativa.
Hoje, apesar da reaparição da neurose xenófoba, apenas um 5% apoiaria uma guerra com o Reino Unido (Em 1982, mais de 90% da população apoiou a invasão). Além disso, o fato de que o governo argentino tenha diminuído as provocações, já é um indicador de que um novo confronto carece de respaldo.Além de outras variáveis, grande parte da rejeição a uma nova ditadura na Argentina deve ser produto da memoria, da lembrança nefasta da pior massacre de Ocidente após 1945.
Nada disso se teria conseguido sem um longo processo de luta dos parentes das vítimas da ditadura e pelos ativistas de direitos humanos, a despeito de todos os governos. O julgamento e prisão de uma centena de militares e policiais, apesar de significar apenas algo como 1% do total de responsáveis do genocídio, é pelo menos, um alerta.
Claro que mesmo a memória não é suficiente para garantir um futuro de paz e justiça. É indispensável a transformação dos países (tenham tido ou não ditaduras) em autênticas sociedades civis.

by Sergio Caldieri

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Cara srta. Rita,. Rita anonima que colocou um celular. Decidi não colocar o seu telefone, e não vejo por que raios eu iria lhe telefonar. A resposta estará postada em breve. Assim que eu tiver vontade de lhe responder. Sra. Rita Anonima, aprenda minha querida: A palavra é de prata. Mas o silêncio de ouro. Logo mais blogo seus post e minha resposta. Enquanto isso, por favor, vá revendo seus parcos conhecimentos juridicos, cuja fundamentação não encontra alicerce. Entenderei inicialmente que a sra. foi quem não analisou os fatos e documentos com atenção. Na explicação lhe comprovo. Esclarecendo que o estelionatario que me refiro, foi comprovada com dados do site do TJSC. Não por ser o Réu, bem conhecido bem. Muito antes dos representantes daquela casa. Assim como o procurador do mesmo. Não sei qual a sua intenção em defender a conduta da meirinha. O que é do gosto é regalo da vida. Me faça o favor, avise-a se ninguem na corregedoria a avisou, na épcoa de minha denunica no TJ. Assim como a resposta do TJ enviada para mim sobre o episodio. Falha do TJ, se absolveu a meirinha sem sequer a ouvi-la. Ela sabe sim que fiz uma denuncia dela na corregedoria. Se ela quiser me processar, tenho certeza que não terá nem o trabalho de se dirigir ao forum em seu dia de folga. Tratará do assunto na hora em que tiver vontade. E com um pouco de sorte, nao duvido que possa escolher em que vara, juiz ou promotor queira que caia. Então sra. Rita, enquanto meu pessoal junta os dados para que eu nao lhe deixe duvidas do que afirmo, vou dar uma descansada. Não estou incomodada por que a sra divergiu de meus argumentos. Estou irritada pela tentativa estupida de tentar defender o que ja encontra-se explicito nos documentos e fotografias. O que me deixa nauseada, (seja lá quem fores) é sua ousadia de se meter em assuntos de terceiros (isso é coisa de fofoqueira, linguarudao, coisa feia...), ameaçar que vai avisar terceiros com processo, mas se mantem no anonimato. Rita Anonimus e telefone sem prefixo. Que pode ser Pedro anonimus. Carlos ou Maria Anonimus. Ou seja Ninguem. Amanha olhe o blog. Terei lhe dado resposta. A sua altura. E na categoria. by Deise

Cara srta. Rita,. Rita anonima que colocou um celular. Decidi não colocar o seu telefone, e não vejo por que raios eu iria lhe telefonar. A resposta estará postada em breve. Assim que eu tiver vontade de lhe responder. Sra. Rita Anonima, aprenda minha querida: A palavra é de prata. Mas o silêncio de ouro. Logo mais blogo seus post e minha resposta. Enquanto isso, por favor, vá revendo seus parcos conhecimentos juridicos, cuja fundamentação não encontra alicerce. Entenderei inicialmente que a sra. foi quem não analisou os  fatos e documentos com atenção. Na explicação lhe comprovo. Esclarecendo  que o estelionatario que  me refiro, foi comprovada com dados do site do TJSC. Não por ser o Réu, bem conhecido bem. Muito antes dos representantes daquela casa. Assim como o procurador do mesmo. Não sei qual a sua intenção em defender a conduta da meirinha. O que é do gosto é regalo da vida. Me faça o favor, avise-a se ninguem na corregedoria a avisou, na épcoa de minha denunica no TJ. Assim como a resposta do TJ enviada para mim sobre o episodio. Falha do TJ, se absolveu a meirinha sem sequer a ouvi-la. Ela sabe sim que fiz uma denuncia dela na corregedoria. Se ela quiser me processar, tenho certeza que não terá nem o trabalho de se dirigir ao forum em seu dia de folga. Tratará do assunto na hora em que tiver vontade. E com um pouco de sorte, nao duvido que possa escolher em que vara, juiz ou promotor queira que caia. Então sra. Rita, enquanto  meu pessoal junta os dados para que eu nao lhe deixe duvidas do que afirmo, vou dar uma descansada. Não estou incomodada por que a sra divergiu de meus argumentos. Estou irritada pela tentativa estupida de tentar defender o que ja encontra-se explicito nos documentos e fotografias. O que me deixa nauseada, (seja lá quem fores) é sua ousadia de se meter em assuntos de terceiros (isso é coisa de fofoqueira, linguarudao, coisa feia...), ameaçar que vai avisar terceiros com processo, mas se mantem no anonimato. Rita Anonimus e telefone sem prefixo. Que pode ser Pedro anonimus. Carlos ou Maria Anonimus. Ou seja Ninguem. Amanha olhe o blog. Terei lhe dado resposta. A sua altura. E na categoria. by Deise

Qualquer semelhança com a atual historia politica brasileira nao terá sido mera coincidência. nao me mostrarei espantada se no final da novela "TudojuntoMisturado", que é a CPMI do Cachoeira, terminar exatamente igual ao ladrão de 1900. E de brinde, ainda angariem alguma aposentadoria, incorporada por danos sofrido nas mãos da população que os acusou e nao provaram. mesmo que seja danos morais e espirituais. mas acabam cavando algo para serem as vitimas e terem motivos para viverem em auto comiseração. Uma vez que desde os primordios já havia a ação e a certeza da impunidade, apenas o modus operandi foi se aperfeiçoando. Perto disso a maluca que lesou o INSS, e o Lalau viraram batedores de carteira de velhinhos. Houve apenas a evolução da espécie e sua proliferação. Porém assim como sabemos que a fruta cairá longe do pé, sabemos também que só precisa uma podre, para danificar todas. by Deise

Assalto ao trem pagador de Pinheiro Preto

Cruz do Vacariano em Pinheiro Preto

O assalto ao trem pagador de Pinheiro Preto foi um crime ocorrido no Brasil, no quilômetro 152 da ferrovia EFSPRG em outubro de 1909 na localidade de Pinheiro Preto, estado de Santa Catarina.

História

No ano de 1887 o governo imperial solicita um projeto de uma estrada de ferro com a intenção de ligar Itararé (SP) a Santa Maria (RS) e assim interligar as províncias de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também de facilitar a ligação do interior destas províncias com a cidade do Rio de Janeiro. Ao longo do tempo este projeto começa a ganhar forma através de várias concessões de trechos e empresas e é em 1908 que Percival Farquhar assumiu a concessão da Companhia Estrada de Ferro São Paulo Rio Grande, e assim integra à holding Brazil Railway Company.
Com a administração da obra agora a cargo do norte americano, a estrada e fatiada, para a sua construção, e entregue para empreiteiros locais. Para executar tão árdua tarefa, Farquhar recruta mais de 8.000 trabalhadores braçais vindo de São Paulo, Rio de Janeiro, do Nordeste e também do exterior e dentre estes trabalhadores estão estivadores e ex-detentos. A responsabilidade de pagamento destes trabalhadores, a partir deste momento, passa a ser dos empreiteiros.
Um destes empreiteiros é José Antonio de Oliveira, conhecido como Zeca Vacariano, que possui um armazém na localidade que mais tarde será a cidade de Pinheiro Preto. Zeca contrata dois trechos de trilho e ao término destes trechos o empreiteiro, por má administração, não tem dinheiro para honrar os salários de seus trabalhadores. Com a pressão para os acertos com os trabalhadores e tendo conhecimento da forma como a companhia executa o pagamento dos demais empreiteiros, Vacariano arquiteta o que é considerado o primeiro registro, no Brasil, de um assalto a um trem pagador. De armas em mãos, juntamente com alguns comparsas, Vacariano fica de tocaia em frente ao seu armazém, aguardando a comitiva pagadora formada pelo responsável da companhia, Henrique Jorge Baroni, o engenheiro Ernesto Kayser e os seguranças Lino Ferreira, Menezes e Guilherme.
O trem pagador deixa o malote com o pagamento dos empreiteiros, no valor de 375:300$000 (trezentos e setenta e cinco contos e trezentos réis - montante que na época representava cerca de 15% da arrecadação anual do tesouro do estado), no escritório da companhia na cidade de Ponta Grossa, na segunda quinzena de outubro de 1909 a assim o restante do percurso seria cumprido no lombo de mulas, pois o trecho não estava liberado para a passagem das máquinas.
Na manhã do dia 24 de outubro de 1909, quando a comitiva passava em frente do armazém de Zeca Vacariano, no então km 152 da estrada EFSPRG (Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande), atual km 208 do trecho União da Vitória-rio Uruguai, sofre a emboscada. Ao final do tiroteio os três seguranças estavam mortos e o administrador, Jorge Baroni, ferido; Kaiser conseguiu fugir ileso. Ao se apoderar do dinheiro, Zeca e seu bando, com aproximadamente 27 jagunços, se embrenharam na espessa mata que cobria a região. Foram perseguidos por alguns dias pela força policial formadas por tropas federais e estaduais, porém, só houve uma prisão, enquanto o restante do bando e Zeca Vacariano nunca mais foram visto na região.
No julgamento do único preso houve a absolvição do mesmo por falta de provas.
No local do roubo, atualmente, existe uma cruz que foi levantada para homenagear os mortos no assalto. Esta cruz é chamada de “Cruz do Vacariano” e faz parte das atrações turísticas da cidade de Pinheiro Preto.
Quanto a Zeca Vacariano e seu bando existem informações desencontradas que dão conta que o mesmo fugiu para outro país ou que se instalou, por alguns anos, na região as margens do rio Uruguai aonde hoje é a cidade catarinense de Mondaí, que em língua indígena, mondahy, significa rio de ladrões; e que na passagem da coluna Prestes pela região todo o grupo bateu em retirada. O certo é que Zeca Vacariano nunca foi preso pelo assalto ao trem pagador em Pinheiro Preto.


Qualquer semelhança com a atual historia politica brasileira nao terá sido mera coincidência. nao me mostrarei espantada se no final da  novela "TudojuntoMisturado", que é a CPMI do Cachoeira, terminar exatamente igual ao ladrão de 1900. E de brinde, ainda angariem alguma aposentadoria, incorporada por danos sofrido nas mãos da população que os acusou e nao provaram. mesmo que seja danos morais e espirituais. mas acabam cavando algo para serem as vitimas e terem motivos para viverem em auto comiseração. Uma vez que desde os primordios já havia a ação e a certeza da impunidade, apenas o modus operandi foi se aperfeiçoando. Perto disso a maluca que lesou o INSS, e o Lalau viraram batedores de carteira de velhinhos. Houve apenas a evolução da espécie e sua proliferação. Porém assim como sabemos que  a fruta cairá longe do pé, sabemos também que  só precisa uma podre, para danificar todas.  by Deise

Miro Teixeira é o único a ter certeza de alguma coisa dentro de um esquema gigantesco, requintado e com extensões que ninguem sabe como, quando ou quantos os envolvidos. Temos certeza que todos entendem o que vazou, sendo somente a ponta do Iceberg. Um esquema destes envolve muita gente. Nao só grauda. Tem muito funcionario e assessor no meio disso. Impossivel fazer sozinho, ou com meia duzia de espertos. Estes não são amadores. Não tendo a minima ideia se haverá responsaveis puniçoes e ressarcimentos. Entendo que este esquema, é de longe o maior rombo, o maior escandalo e o mais cruel deboche do povo Brasileiro. Este escandalo se assemelha em tamanho da ousada, ao Assalto do Trem pagador. Resguardadas as proporções e época. Quem viveu, verá. by Deise


 A CACHOEIRA SE TRANSFORMA EM ENXURRADA E PODE DERRUBAR OUTROS FARSANTES XIX: Destaque na CPI do Cachoeira, Miro Teixeira afirma que não há proteção e culpado vai pagar

Após um longo período de pouca exposição pública, o deputado carioca Miro Teixeira (PDT) voltou aos holofotes como uma das estrelas da CPI do Cachoeira. Com uma defesa ininterrupta da atuação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e da imprensa, Miro tem atuado para impedir que os desvios de foco retirem do cerne o que realmente importa: a corrupção. Em seu décimo mandato, Miro é otimista: “O dia que perder o otimismo, eu não me candidato mais”. E diz ainda que nessa CPI pode haver um fato inédito: “creio que perseguir o caminho do dinheiro e retomar o dinheiro vai ser inédito”. (Foto: Miro acredita que CPI, que ninguém sabe como terminará, pode dar em alguma coisa)
A CACHOEIRA SE TRANSFORMA EM ENXURRADA E PODE DERRUBAR OUTROS FARSANTES XVIII: Sessões secretas-me-engana-que-eu-gosto podem transformar CPI do Cachoeira em pizza
Depois do estardalhaço provocado pelo escândalo que envolve parlamentares, governadores e suas relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, a maioria dos integrantes da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) que investiga o caso decidiu, nesta terça-feira (8), que os trabalhos seriam iniciados com uma sessão secreta, restrita apenas a quem faz parte da própria comissão.

by brasildacorrupcao



O Assalto ao Trem Pagador

Nota: Este artigo é sobre um filme brasileiro. Para o crime, veja Assalto ao trem pagador de Pinheiro Preto.
    
O Assalto ao Trem Pagador
Cartaz do filme.
Brasil
1962pb102 min
Produção
DireçãoRoberto Farias
RoteiroLuiz Carlos Barreto / Alinor Azevedo
Elenco originalReginaldo Faria
Grande Otelo
Eliezer Gomes
Jorge Dória
Ruth de Souza
Géneropolicial
Idioma originalportuguês
MúsicaRemo Usai

IMDb: (inglês) (português)
Projeto CinemaPortal Cinema

O Assalto ao Trem Pagador é um filme brasileiro de 1962, do gênero policial, dirigido por Roberto Farias. Baseado em fatos, o assalto ao trem de pagamentos da Central do Brasil ocorrido em 1960, no Rio de Janeiro. Enquanto a polícia chega a suspeitar de uma quadrilha de bandidos internacionais pela ousadia do plano, os assaltantes se misturam à realidade da pobreza e da violência brasileiras. É um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro.
 

Sinopse

Grilo é um inteligente criminoso da cidade que diz trabalhar para um chefão que chama de "Engenheiro" e com isso convence Tião Medonho e outros bandidos da favela a praticarem um roubo a um trem (comboio) de pagamentos.
Os bandidos combinam de não gastarem o dinheiro roubado antes de 1 ano, pois isso levantaria suspeitas. Mas Grilo acha que ele pode pois não é favelado e tem boa aparência, o que desperta a ira dos demais. Grilo então diz que o Engenheiro preparou um novo golpe, mas sua intenção é se livrar de Tião Medonho e dos outros, fazendo com que eles caiam numa armadilha.

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