terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Serviço Geológico americano reportou tremor de 4,9 graus no país asiático - um sinal de que o regime norte-coreano pode ter cumprido sua ameaça atômica


12/02/2013 

EUA detectam sinais de teste nuclear na Coreia do Norte


Modelo de míssil norte-coreano em exposição em museu de Seul
Modelo de míssil norte-coreano em exposição em museu de Seul (Lee Jae-Won / Reuters)
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul detectaram atividade sísmica na Coreia do Norte e temem que o governo de Pyongyang possa ter cumprido a promessa de realizar um novo teste nuclear. Seul indicou que o tremor no país vizinho possivelmente tem origem artificial e atingiu 4,9 graus de magnitude. O Serviço Geológico americano identificou o epicentro do abalo em um local próximo ao terreno de testes nucleares da Coreia do Norte. A agência de notícias sul-coreana Yonhap considera "altamente provável" que Pyongyang tenha mesmo realizado o teste. O regime norte-coreano ainda não se pronunciou.

Leia também:
Coreia do Norte planeja novo teste nuclear e ameaça EUA
EUA advertem Pyongyang sobre 'ações provocativas'
China ameaça cortar ajuda se Coreia do Norte fizer teste

Nas últimas semanas, o governo de Pyongyang havia repetido as ameaças de seguir adiante com um teste nuclear, tendo como alvo o "inimigo jurado" do povo norte-coreano, os Estados Unidos. A Coreia do Norte subiu o seu tom bélico e provocativo após as sanções contra o país no Conselho de Segurança da ONU, ampliadas depois do teste com um míssil de longo alcance em dezembro. Se for confirmado, esse será o terceiro teste nuclear realizado pelo regime norte-coreano, após os de 2006 e 2009.

China - Caso Pyongyang tenha mesmo realizado o teste nuclear, o regime norte-coreano terá ignorado não apenas as reiteradas advertências da ONU e de potências como Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, mas também desrespeitado uma orientação de seu principal aliado, a China. No final de janeiro, um editorial do jornal Global Times – controlado pelo Partido Comunista chinês – afirmou que o gigante asiático não hesitaria em cortar sua ajuda à Coreia do Norte caso o regime de Kim Jong-un seguisse adiante com suas ameaças de um teste atômico.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas