Tudo sobre o Google Glass, o óculos do Google. Quer ser avisado do lançamento oficial no Brasil? Leia a matéria aqui.



O Google Glass, ou Óculos do Google já está sendo falado no mundo inteiro, há muitas especulações sobre a data oficial do lançamento e sobre suas funcionalidades, mas antes de falar deste novo lançamento do Google, vamos entender um pouco como o mercado se comportava até então.
A grande guerra entre os principais players do mercado só nos faz abrir os braços para grandes novidades. Até um tempo atrás, cada um ficava no seu espaço, Google com a Internet, Microsoft com Windows e Apple com tudo que era de mais legal no mundo tecnológico.
Os tempos mudaram e cada um já tenta pegar o espaço do outro, ou criar novos neste mercado altamente concorrido. A Microsoft entrou no ramo das buscas com o Bing e mais recentemente no mundo das redes sociais corporativas com a compra do Yammer. A Apple entra aonde ela quiser, seja com o Macbook Air, ou Ultrabook, como o mercado optou por chamar seus computadores pequenos e leves, com o iPad no mundo dos tablets que até então nunca havia decolado, sem contar é claro do iPhone do iPod. Por fim, o Google, com sua parceria com fabricantes de celulares atacando com o Android que já da trabalho a Apple. E agora, com o Google Glass, que iremos falar neste post.
Google Glasses Sergey
No evento anual do Google, o Google I/O, voltado especialmente para desenvolvedores, diversos produtos foram apresentados ao público, mas o que recebeu mais destaque foi o Google Glass, a audácia dos caras é tanta que para demonstrar que o óculos pode ser usado em qualquer situação os próprios engenheiros do Google saltaram de paraquedas e transmitiram um Hangout ao vivo. Sergey Brin, cofundador do Google pousou num local próximo e chegou ao evento antes da apresentação terminar. Fantástico não? Acompanhe o vídeo abaixo:
Divulgaram também o preço de venda, o Google Glass irá custar U$1,5 mil, porém, nesta fase inicial estará disponível apenas para desenvolvedores no Google I/O e devem chegar ao mercado no início de 2013. Já para consumidores finais apenas no final do mesmo ano.

Quer ser um avaliador do Google Glass?

O Google lançou um site convidando pessoas comuns para testarem o Óculos do Google, e você pode ser uma delas!
Para isso, usando Google+ ou Twitter, diga o que você faria se você tivesse o Google Glass. Siga as instruções abaixo:
  • O Texto deverá ter de 50 palavras ou menos
  • Inclua a hashtag # ifihadglass no texto
  • Você poderá incluir até 5 fotos
  • Você poderá incluir um vídeo curto (15 segundos max)
  • Certifique-se de seguir no Google+ ou Twitter os perfis oficiais para que eles possam entrar em contato diretamente
  • Você deve ter pelo menos 18 anos e residente nos EUA para participar. É a triste notícia para nós Brasileiros.
  • Acesse: http://www.google.com/glass/start/how-to-get-one/

Quer ser avisado do lançamento oficial no Brasil?

Para ser avisado do lançamento oficial do Google Glass, preencha o seu e-mail abaixo.

O que é o Google Glass?

O Google Glass ou em português Óculos do Google é um esforço do Google para desenvolver um óculo de realidade aumentada. Basicamente é um óculos que visa exibir informações na pequena tela de vidro do óculos como se fosse um celular, deixando assim suas mãos livres. Ele será comandado por comados de voz ou gestos que você poderá fazer com os dedos na lateral do óculos.
O óculos do Google irá interagir com a internet através de um celular conectado a internet e utilizará o sistema Android.
O projeto é minimalista, como em muitos outros projetos do Google, basicamente será uma armação de óculos e uma pequena tela de vidro aonde as informações serão projetadas.
Curso de Mídias Sociais

Qual o preço do Google Glass?

Segundo especulações, o Óculos do Google será comercializado por U$1.500,00. Ainda não há valores definidos para o Brasil, mas poderá vir por pouco mais de R$3.000,00. Segundo alguns especialistas do mercado, o óculos será comercializado por mais de R$5.000,00.

Lançamento do Google Glass

O jornal americano The New York Times relatou que os óculos estariam disponíveis para venda no início de 2013, mesma data que seria disponibilizado para desenvolvedores. Contudo, não era uma data oficial e eles não foram disponibilizados para o mercado. Segundo o próprio Google, o produto estaria disponível ao mercado no final de 2013.

Algumas funcionalidades do Google Glass

  • Apenas conexão Wi-fi. Dependerá sempre de um celular ou uma conexão Wi-fi para se conectar a Internet. Não descartam a possibilidade de uma nova série com espaço para conexão 3G/4G;
  • Contará com espaço de armazenamento para fotos e vídeos, mas a ideia é ter quase tudo transmitido ao vivo para a web. “Ao vivo, agora!” a natureza do Google Glass que pretende empurrar como fator de diferenciação;
  • Pequeno touchpad na lateral direta;
  • Reconhecimento por voz;
  • Poderá ser controlado por um smartphone (com conexão por cabo);
  • Acelerômetro e um giroscópio, permitindo que usuários interajam com o óculos apenas balançando a cabeça;
  • Disparo automático de foto a cada 10 segundos;
  • A bateria está localizada atrás da orelha direita. Não foram divulgadas a duração da bateria;

Realidade aumentada é uma ideia nova do Google Glass?

Embora a realidade aumentada não seja uma ideia nova do time do Google, o projeto tem chamado atenção de todos os veículos de comunicação, sites e blogs por ser totalmente inovador. Se até então a realidade aumentada era usada somente em celulares ou computadores, agora poderá ser utilizada numa simples armação de óculos, como os seus óculos de grau ou de sol.
Além disso, o Google Glass é totalmente diferente daqueles óculos gigantes que algumas empresas tentaram vender por anos.

Como o mercado avalia o Óculos do Google?

Como já relatado anteriormente, a recepção do público e dos veículos de comunicação tem sido positivo diante da inovação.
Como para qualquer produto ou marca, há sempre um grupo de pessoas que já criaram paródias e jogam suas críticas ao produto, informam que você será bombardeado por publicidade em seus óculos. Porém, o Google informou que não irá veicular publicidade no produto.
Em novembro de 2012 o Google Glass recebeu o reconhecimento da revista Time como uma das melhores invenções do ano de 2012.

Quem são os competidores do Google Glass?

O Google surpreendeu a indústria de tecnologia quando revelou seus planos para vender o Google Glass. Mas algumas empresas menos conhecidas já vendem produtos semelhantes por algum tempo.
VuzixM100-concorrente-google-glassO principal concorrente do Google é o Vuzix, com um nome menos cativante se apresenta ao mercado como Vuzix Smart Glasses M100. Contém um microfone, fone de ouvido, câmera, sensores de movimento e GPS. Apesar de não rodar, o seu hardware permite rodar o Android. Ainda possui Bluetooth e Wi-fi para que seja ligado a um celular. O dispositivo concorrente possui uma pequena tela posicionada na visão periférica do usuário, diferente do Óculos do Google. Sua tela seria o equivalente a um celular de 4 polegadas.
Outras empresas como A Apple também está na jogada e teria entrada com um pedido de patente nos Estados Unidos em 2006, muito antes do Google, para um produto similar ao Google Glass e ao Vuzix. A Microsoft e a Olympus também já relataram que estão trabalhando em um projeto semelhante.
Óculos da Olympus
Óculos da Olympus
Óculos da Microsoft
Óculos da Microsoft

Qual o problema tanto do Google Glass e do Vuzix?

Nenhum dos dois óculos irá atender a uma expectativa do público: exibir direções como um GPS faz. O que foi divulgado de forma enganosa ao público no vídeo de lançamento. Confira o vídeo de lançamento do Google Glass abaixo:

Sergey Brin, Google Glass e o metrô de Nova Iorque

Avistar o Google Glass ainda é raro, mas raro ainda é avistar o Google Glass e o Sergey Brin, fundador do Google no metro de Nova Iorque. Porém, recentemente o fundador do Google fui visto no andando de metrô desfilando com sua nova invenção. Talvez uma ação de marketing para dar aquele gosto nos fãs. Confira a foto do Sergey Brin e o Google Glass abaixo.
SergeyBrinGoogleGlass

Como citado anteriormente, o Óculos do Google poderá tirar fotos automáticas de 10 em 10 segundos, uma funcionalidade interessante, trazendo a tecnologia para mais perto do usuário. Sergey Brin comentou: ”Se você está explorando uma nova cidade, caminhadas na mata, ou brincando com seus filhos – o Google Glass permite desfrutar e compartilhar momentos da vida sem estar preso pela tecnologia.”. Veja o exemplo abaixo da foto tirada pelo fundador do Google enquanto dirigia por Montana.
google-glass-oculos-do-google-disparo-automatico

Galeria de vídeos do Google Glass

Abaixo um vídeo lançado pelo Google, entitulado Project Glass: One Day! A ideia do vídeo e demonstrar algumas funcionalidades do aparelho e seu uso no dia a dia. Será que vai ser assim mesmo?
Há um outro vídeo que foi divulgado no Google+ do projeto e já está circulando pelo YouTube. Não é lá um grande vídeo, mas podemos perceber a excelente qualidade da câmera embutida no óculos.
Abaixo um vídeo bem humorado do que pode acontecer realmente com você usando o Google Glass, vale ver!

Galeria de fotos do Google Glass

lancamento-google-glass-oculos-google
teste-do-google-glass-oculos-do-google
google-glass-oculos-do-google-evento-desenvolvedores
google-glass-evento-do-oculos-do-googlegoogle-glass-foto-do-oculos-do-google
google-glass-foto-do-oculos
google-glass-foto-lancamento
google-glass-oculos-do-google-lancamento-para-desenvolvedores
Google Glasses
Google Glass 1
Google Glass 2
Google Glass 3
Google Glass 8
Google Glass 7
Google Glass 9
Google Glass 10
Google Glass 6
Google Glass 4
Google Glass 5

Quer ser avisado do lançamento oficial no Brasil?

Para ser avisado do lançamento oficial do Google Glass, preencha o seu e-mail abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALETES E CAIXOTES DE MADEIRA NA SUA CASA JÁ!

Reencarnação e Alma dos Animais por Chico Xavier

A flor mais rara do mundo