segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Vários estudos sugerem que as vacinas COVID-19 podem induzir a reativação persistente do herpes, interferindo no sistema imunológico.

Vacinas COVID ligadas à reativação das telhas

De


Perder um dia, perder muito. Assine as principais notícias do dia do The Defender . É grátis.

Visão geral da história:De acordo com um estudo de caso recente, as telhas pós-jab persistentes foram associadas à presença da proteína de pico de jab COVID-19 na pele afetada. Os pesquisadores especulam que a vacina COVID-19 pode induzir a reativação persistente do herpes, perturbando o sistema imunológico.
Outro estudo detalha os casos de seis pacientes com doenças reumáticas inflamatórias autoimunes que desenvolveram herpes zoster logo após as vacinas da Pfizer. Nenhum dos controles saudáveis ​​desenvolveu herpes pós-jab.
Uma revisão sistemática também concluiu que a vacina COVID-19 aumenta o risco de reativação do herpes zoster se você já o teve antes ou tem fatores de risco conhecidos.
As injeções de COVID-19 suprimem seu sistema imunológico inato, inibindo a via do interferon tipo 1, que é a resposta de primeiro estágio a todas as infecções virais. O interferon tipo 1 também mantém os vírus latentes sob controle; portanto, se o caminho do interferon for suprimido, os vírus latentes podem começar a surgir.
O interferon tipo 1 é suprimido pela vacina porque responde ao RNA viral, e o RNA viral não está presente na injeção de COVID-19. O RNA é modificado para se parecer com o RNA humano, de modo que a via do interferon não é acionada.

De acordo com um estudo de caso recente publicado no Journal of Cutaneous Immunology and Allergy , o herpes zoster persistente pós-jab, uma infecção causada pelo vírus varicela-zoster, foi associado à presença de proteína de pico de vacina COVID-19 no pele afetada.

Conforme explicam os autores:

“Desde o início da campanha de vacinação contra a COVID-19 , uma grande variedade de efeitos adversos cutâneos após a vacinação foi documentada em todo o mundo.

“A reativação do vírus Varicela zoster (VZV) foi supostamente a reação cutânea mais frequente em homens após a administração de vacinas de mRNA COVID-19 , especialmente BNT162b2.

“Um paciente, que apresentava lesões cutâneas persistentes após a vacinação com BNT162b2 por … mais de 3 meses, foi investigado quanto ao vírus VZV e qualquer envolvimento da proteína spike derivada da vacina. …

“Surpreendentemente, a proteína spike codificada pela vacina do vírus COVID-19 foi expressa nos queratinócitos vesiculares e células endoteliais na derme.”

COVID jab prejudica sua função imunológica

Os pesquisadores especulam que a vacina COVID-19 pode induzir a reativação persistente do herpes-zóster, “perturbando o sistema imunológico”.

Como seu sistema imunológico é perturbado pelas injeções de COVID-19 é o tópico do artigo da pesquisadora do MIT, Stephanie Seneff , “ Innate Immune Suppression by SARS-CoV-2 mRNA Vaccinations : The Role of G-quadruplexes, Exosomes and MicroRNAs,” co- escrito com os Drs. Peter McCullough , Greg Nigh e Anthony Kyriakopoulos.

Nele, eles descrevem como as injeções de COVID-19 suprimem seu sistema imunológico inato, inibindo a via do interferon tipo 1, que é a resposta de primeiro estágio a todas as infecções virais.

Quando uma célula é invadida por um vírus, ela libera interferon tipo 1 alfa e beta. Ambas as moléculas agem como moléculas sinalizadoras que informam à célula que ela foi infectada. Isso, por sua vez, inicia a resposta imune e a ativa no início da infecção viral.

“O interferon tipo 1 é suprimido pela vacina porque responde ao RNA viral, e o RNA viral não está presente na injeção de COVID. O RNA é modificado para se parecer com o RNA humano, então a via do interferon não é acionada”.

O interferon tipo 1 também mantém os vírus latentes sob controle; portanto, se o caminho do interferon for suprimido, os vírus latentes podem começar a surgir.

O banco de dados do Vaccine Adverse Event Reporting System (VAERS) revela que muitos dos que foram vacinados relatam esses tipos de infecções. Os reguladores da União Europeia também alertam que as injeções repetidas de COVID-19 podem enfraquecer a imunidade geral .

Como o interferon tipo 1 é suprimido pelo jab? É suprimido porque o interferon tipo 1 responde ao RNA viral, e o RNA viral não está presente na injeção de COVID-19. O RNA é modificado para se parecer com o RNA humano, de modo que a via do interferon não é acionada.

Pior ainda, a via do interferon é ativamente suprimida pelo microRNA na injeção, o que limita sua capacidade de combater todos os vírus. Também abre a porta para a reativação de vírus latentes.

No estudo de caso acima, o paciente havia recebido uma dose de mRNA da Pfizer 13 dias antes do surto de herpes-zóster e uma segunda dose oito dias depois, levando os pesquisadores a suspeitar que havia uma associação entre o surto e as vacinas.

Jab de COVID e herpes zoster em imunocomprometidos

Da mesma forma, um estudo publicado em abril de 2021 detalhou os casos de seis pacientes com doenças reumáticas inflamatórias autoimunes que desenvolveram herpes zoster logo após as vacinas da Pfizer.


“O perfil de segurança das vacinas baseadas em mRNA em pacientes com doenças reumáticas inflamatórias autoimunes (AIIRD) é desconhecido. O objetivo deste relatório é aumentar a conscientização sobre a reativação do herpes zoster (HZ) após a vacinação de mRNA BNT16b2 em pacientes com AIRD”.

O estudo descobriu que a infecção por herpes ocorreu em 1,2% dos pacientes com AIRD que receberam a injeção (seis em 491), em comparação com nenhum entre os controles.

Cinco deles desenvolveram herpes zoster pela primeira vez na vida pouco tempo depois da primeira dose de Pfizer . Uma pegou depois da segunda dose.

Conforme observado pelos autores, pacientes imunossuprimidos, incluindo pacientes com AIRD, foram priorizados para a vacina COVID-19, embora pacientes imunossuprimidos tenham sido excluídos dos ensaios clínicos.

O fato de que 1,2% dos pacientes imunocomprometidos desenvolveram herpes zoster, enquanto nenhum dos controles saudáveis ​​sofreu esse destino, mostra como é importante não limitar os ensaios clínicos aos mais saudáveis ​​entre nós.

Mecanismos patogênicos

Quanto aos mecanismos, os pesquisadores ofereceram o seguinte:

Mecanismos potenciais que podem explicar a ligação patogenética entre a vacinação com mRNA-COVID19 e a reativação do HZ estão relacionados à estimulação da imunidade inata por meio de receptores semelhantes a tolls (TLRs) 3,7 por vacinas baseadas em mRNA.

“A sinalização de TLR foi implicada durante a reativação de herpesvírus, um processo essencial para que esses vírus se mantenham no hospedeiro.

“Os defeitos na expressão de TLR em pacientes que sofrem de doenças causadas diretamente pela infecção por herpesvírus destacam a importância dessas vias de sinalização durante a infecção e eventual progressão da doença.

“A vacina estimula a indução de INFs tipo I [interferon tipo 1] e citocinas inflamatórias potentes, que instigam respostas imunes T e B, mas podem afetar negativamente a expressão do antígeno, contribuindo potencialmente para a reativação do HZ”.

Jab COVID aumenta o risco de reativação de telhas

Uma revisão sistemática publicada em novembro de 2021 também concluiu que a vacina COVID-19 aumenta o risco de reativação do herpes zoster se você já o teve antes ou tem fatores de risco conhecidos. Cinquenta e quatro casos envolvendo 27 homens e 27 mulheres foram relatados na época e foram incluídos na revisão.


“Houve casos com fatores de risco conhecidos para herpes zoster, que incluíram idade superior a 50 anos (n = 36), distúrbios imunológicos (n = 10), doença crônica (n = 25), distúrbio metabólico (n = 13), malignidade (n = 4) e transtorno psiquiátrico (n = 2).

“O período médio (DP) entre o desenvolvimento do herpes zoster e a vacinação contra a COVID-19 foi de 7,64 (6,92) dias. A maioria dos casos era de países de renda alta e/ou média.

“86,27% dos casos de HZ foram notificados devido à vacina de mRNA. Trinta e seis pacientes 36/45 (80%) desenvolveram herpes zoster após a primeira dose da vacina COVID-19 entre aqueles que receberam a vacina mRNA.

“Não conseguimos estabelecer uma ligação definitiva, mas pode haver uma possível associação entre a vacina COVID-19 e o herpes zoster . Estudos em larga escala podem ajudar a entender a relação causa-efeito”.

Relatórios de telhas no VAERS

Olhando para o OpenVAERS, em 16 de dezembro de 2022, houve 15.225 relatos de herpes zoster após a vacina COVID-19 . A maioria dos casos (para os quais as idades são dadas) ocorreu em indivíduos mais jovens entre 25 e 51 anos, o que é mais jovem do que o normal. Existem até 170 casos em jovens de 12 a 25 anos.

A injeção da Pfizer tem mais que o dobro do número de relatórios de herpes associados a ele do que a Moderna , e há mais do que o dobro de relatórios de mulheres do que de homens.Fonte: OpenVAERS

Os dados do VAERS podem demonstrar causalidade?

Uma pessoa que assumiu uma posição firme contra a alegação de que os dados do VAERS não podem nos dizer nada sobre a causalidade é Steve Kirsch, diretor executivo do COVID-19 Early Treatment Fund. No vídeo “ Vaccine Secrets: COVID Crisis ”, ele argumenta que o VAERS pode de fato ser usado para determinar a causalidade.

É importante perceber que a ideia de que o VAERS não pode mostrar causalidade é parte de como e por que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) podem alegar que nenhuma das mortes é atribuível à vacina COVID-19. Kirsch argumenta que essa premissa é de fato falsa e que a causalidade pode ser determinada usando os dados do VAERS .

Para provar seu ponto, Kirsch faz a seguinte analogia: suponha que você administre uma vacina de duas doses. Após a primeira dose, nada acontece, mas após a segunda dose, as pessoas morrem em 24 horas após uma trombose venosa profunda (TVP).

Quando você olha para os dados do VAERS, o que você encontra é nenhum relatório associado à primeira dose e uma erupção de mortes após a segunda dose, tudo dentro do mesmo período e com a mesma causa de morte.

De acordo com o CDC, você não pode atribuir nenhuma causalidade a isso. Para eles, é apenas uma chance aleatória de que todos morreram após a segunda dose e da mesma condição, e não da primeira dose ou de outra condição.

Kirsch argumenta que a causalidade pode de fato ser identificada a partir desse tipo de dados. É muito difícil encontrar outra explicação para o motivo pelo qual as pessoas - muitas delas jovens, com saúde perfeita e sem condições predisponentes - morrem exatamente 24 horas após a segunda dose.

É até difícil encontrar outra explicação para pessoas que têm condições subjacentes.

Por exemplo, é razoável supor que pessoas com problemas cardíacos não diagnosticados morreriam de TVP exatamente 24 horas após receberem uma segunda dose da vacina? Ou que pessoas com diabetes não diagnosticada morreriam de TVP exatamente 24 horas após a segunda dose?

Por que não após a primeira dose, ou dois meses após a segunda dose, ou qualquer outro número aleatório de horas ou dias, ou por outra causa aleatória de morte? Por que as pessoas morreriam aleatoriamente da mesma condição exatamente ao mesmo tempo, repetidamente?

No mínimo, como um sistema de alerta precoce, o VAERS é projetado para sinalizar a causa potencial. É procurando por padrões repetidos de efeitos colaterais que você começaria a identificar uma vacina potencialmente problemática.

Uma vez que um padrão é identificado - e não há como negar a morte dentro de 24 horas a uma semana é um padrão observado para as vacinas COVID-19 - uma investigação deve ser iniciada. Mas nenhuma investigação desse tipo foi lançada sobre as vacinas COVID-19. Padrões claros são simplesmente ignorados.

Ignorar os sinais de alerta não torna os tiros seguros

Como um sistema de alerta precoce, o VAERS está funcionando como pretendido, apesar da grave subnotificação (o CDC até publicou um artigo no qual admitiu que os efeitos adversos da vacina COVID-19 em crianças são subnotificados por um fator de 6,5 ). É o acompanhamento que falta.

Mas a falta de investigação e acompanhamento não é evidência de que as vacinas não possam causar problemas, um dos quais é a reativação de vírus latentes, como o herpes-zóster. Embora eu não acredite que essas injeções sejam benéficas para ninguém, se você tiver um histórico de infecção latente, saiba que a injeção pode causar um surto.

Esteja ciente também de que ter um sistema imunológico comprometido o tornará mais propenso não apenas ao COVID-19, mas também a várias outras infecções virais e bacterianas, além de doenças crônicas como o câncer.

Publicado originalmente por Mercola .

As visões e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente as opiniões da Children's Health Defense.

Como deixamos chegar á este ponto? Até quando Ò Catilina, abusarão de nossa paciência?

O advogado Vinícius Vilas Boas deixou uma sessão virtual da 8ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo antes de sua sustentação oral em um pedido de Habeas Corpus, após flagrar dois desembargadores da turma julgadora tecerem críticas ao paciente.
Sessão virtual da a 8ª Câmara de Direito Criminal do TJ-SP, gravada por advogado
Reprodução

O julgamento ainda não havia sido retomado após o horário de almoço, mas os advogados que estavam na sala virtual continuaram ouvindo os debates e conversas "em off" entre os desembargadores da Câmara. Vilas Boas estava inscrito para sustentar em favor de um homem preso preventivamente pelo crime de roubo.

Antes da sustentação, ele gravou o momento em que a relatora, desembargadora Ely Amioka, e o segundo juiz, desembargador Maurício Valala, conversavam sobre o acusado. "Encontrei um vídeo desse réu dando um monte de soco em um professor de matemática. O professor até largou a profissão por causa desse caboclo aí. Ele também foi internado na Febem [hoje Fundação Casa] por roubo à residência, mesma coisa do nosso caso aqui, quer dizer, um santo", afirmou a desembargadora.

"Um santo mesmo. Tem que ser beatificado e canonizado", completou Valala. A conversa seguiu outros rumos e, 20 minutos depois, o advogado Vilas Boas pediu a palavra e informou que deixaria a sessão alegando que os magistrados fizeram um "pré-juízo de valor" a respeito do paciente. O presidente da Câmara, desembargador Sérgio Antonio Ribas, destacou que a conversa foi "extra-autos".

Vilas Boas contou aos desembargadores que havia gravado a conversa, enquanto a relatora Ely Amioka disse que nada do que foi falado constava em seu voto (o pedido de HC foi negado e o acórdão ainda não foi publicado). "Eu tenho direito de pesquisar sobre o réu. Mas nada disso foi apreciado no voto, porque não integra o caso", disse Amioka. Foi aí que o bate-boca ficou mais acalorado.

"O senhor fez uma coisa muito errada que é escutar a conversa dos outros. Ninguém lhe chamou para a conversa", disse Sérgio Antonio Ribas. "A conversa estava disponível para todos," respondeu o advogado, que pediu para consignar em ata a sua saída da sessão. O presidente não aceitou, alegando que o episódio ocorreu extra-autos, e disse que comunicaria a OAB-SP sobre a conduta de Vilas Boas.

Ele também repreendeu o advogado por se dirigir aos magistrados por "vocês" e não "vossas excelências". "Vossas excelências simplesmente deixaram os microfones ligados. Não vou mais discutir com vossa excelência. Depois do que ouvi, estou saindo da sessão", respondeu Vilas Boas. O presidente da Câmara rebateu e disse que o advogado foi "indelicado" e "faltou com respeito".

Outro caso



sábado, 14 de janeiro de 2023

Justiça do Rio de Janeiro coloca goleiro Bruno em liberdade condicional

A juíza Ana Paula Abreu, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, concedeu na quinta-feira (12/1) liberdade condicional ao goleiro Bruno, ex-jogador do Flamengo.


Bruno estava em domiciliar desde 2019
Reprodução

Ele foi condenado em 2013 a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato e ocultação do cadáver de Eliza Samúdio, sua ex-mulher.

Bruno cumpre pena em regime domiciliar desde 2019 e tem que se apresentar a cada três meses em uma unidade da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio.

Segundo a decisão, Bruno está cumprindo todas as determinações da prisão domiciliar. Assim, não haveria impedimento para a concessão da liberdade condicional.

O Ministério Público deu dois pareceres contra o benefício e solicitou que o goleiro passasse por exame criminológico para avaliar a possibilidade de o ex-jogador cometer novos crimes. O pedido foi negado sob o argumento de que Bruno já está fora da cadeia há mais de três anos.

Entenda o que é Democracia e como ela funciona no Brasil


A democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo, os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado para que possa organizar a sociedade.

Todas as decisões políticas devem estar em conformidade com o desejo do povo. Atualmente, a maioria dos países possui modelos de democracia representativa. Neles, os cidadãos elegem seus representantes por meio do voto.

Em um regime democrático, existe também o direito de contestação, exercido legitimamente por aqueles que formam a oposição ao governo eleito, geralmente encabeçado pelo grupo político que perdeu a eleição. A soberania do cidadão é exercida na escolha de quem pode governar.

A democracia abrange diversos sistemas políticos com o presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou o sistema parlamentarista, em que o presidente é o chefe de Estado, mas o primeiro-ministro que toma as principais decisões políticas.
Democracia no Brasil
Desde a Proclamação da República, em 1989, o Brasil tem sido governado por três Poderes, o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, no qual o chefe é o presidente da República, eleito a cada quatro anos pelo voto popular em eleições diretas, desde 1989. E o DNA da democracia está exatamente nesta divisão de poderes.

O Papel dos Três Poderes
Executivo: O poder executivo, composto pelo presidente da República, juntamente com os ministros indicados por ele, tem o papel máximo de administração do interesse público. Cabe ao presidente executar as leis, propor planos de ação nacional, sancionar ou vetar uma lei aprovada pelo Congresso. Além disso, o Presidente dialoga diretamente com o Legislativo, tendo o poder de sancionar ou rejeitar uma lei aprovada pelo Congresso Nacional.

Legislativo: Ao Legislativo cabe legislar (ou seja, criar e aprovar as leis) e fiscalizar o Executivo, sendo ambas igualmente importantes. Em outras palavras, exerce função de controle político-administrativo e financeiro-orçamentário. O Congresso Nacional é composto por duas casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

Judiciário: O Judiciário tem como função interpretar as leis e julgar os casos de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo Legislativo, aplicando a lei a um caso concreto, que lhe é apresentado como resultado de um conflito de interesses. O Judiciário é representado pelos juízes, ministros e desembargadores.

Por Danilo Gonzaga/Ascom Unale

______________________________________________________________

Quais são as competências da Justiça Eleitoral? 
- Áurea Maria Ferraz de Sousa

De acordo com a professora Marilda Silveira, a competência da Justiça Eleitoral é anômala, pois abrange o seguinte:

a) Competência jurisdicional : ao julgar os casos do processo eleitoral, de maneira a pôr fim aos conflitos definitivamente;

b) Competência administrativa : através da qual a Justiça Eleitoral organiza o processo eleitoral, exercendo poder de polícia;

c) Competência consultiva : excepcional no Judiciário, a competência consultiva da Justiça Eleitoral é limitada a duas exigências, quais sejam: 1. só cabe competência consultiva no TRE e no TSE e 2. só é possível consultar a Justiça Eleitoral em questões eleitorais em tese (não para casos concretos).

Art. 23, do Código Eleitoral - Compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior,

(...) XII - responder, sobre matéria eleitoral, às consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdição, federal ou órgão nacional de partido político;

d) Competência regulatória : é a mais importante, pois dá à Justiça Eleitoral (TRE e TSE) a competência para expedir Resoluções.

Art. 61, da Lei 9096/95 : O Tribunal Superior Eleitoral expedirá instruções para a fiel execução desta Lei.

_______________________________________________________________

Sistema Judiciário Brasileiro: organização e competências

O Poder Judiciário
 é regulado pela Constituição Federal nos seus artigos 92 a 126. Ele é constituído de diversos órgãos, com o Supremo Tribunal Federal (STF) no topo. O STF tem como função principal zelar pelo cumprimento da Constituição. Abaixo dele está o Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável por fazer uma interpretação uniforme da legislação federal.

No sistema Judiciário brasileiro, há órgãos que funcionam no âmbito da União e dos estados, incluindo o Distrito Federal e Territórios. No campo da União, o Poder Judiciário conta com as seguintes unidades: a Justiça Federal (comum) incluindo os juizados especiais federais , e a Justiça Especializada composta pela Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral e a Justiça Militar.

A organização da Justiça Estadual, que inclui os juizados especiais cíveis e criminais, é de competência de cada um dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, onde se localiza a capital do país.

Tanto na Justiça da União como na Justiça dos estados, os juizados especiais são competentes para julgar causas de menor potencial ofensivo e de pequeno valor econômico.

Como regra, os processos se originam na primeira instância, podendo ser levados, por meio de recursos, para a segunda instância, para o STJ (ou demais tribunais superiores) e até para o STF, que dá a palavra final em disputas judiciais no país em questões constitucionais. Mas há ações que podem se originar na segunda instância e até nas Cortes Superiores. É o caso de processos criminais contra autoridades com prerrogativa de foro.

Parlamentares federais, ministros de estado, o presidente da República, entre outras autoridades, têm a prerrogativa de ser julgados pelo STF quando processados por infrações penais comuns. Nesses casos, o STJ é a instância competente para julgar governadores. Já à segunda instância da Justiça comum os tribunais de Justiça cabe julgar prefeitos acusados de crimes comuns.

JUSTIÇA DA UNIÃO

Justiça Federal comum
A Justiça Federal da União (comum) é composta por juízes federais que atuam na primeira instância e nos tribunais regionais federais (segunda instância), além dos juizados especiais federais. Sua competência está fixada nos artigos 108 e 109 da Constituição.

Por exemplo, cabe a ela julgar crimes políticos e infrações penais praticadas contra bens, serviços ou interesse da União (incluindo entidades autárquicas e empresas públicas), processos que envolvam Estado estrangeiro ou organismo internacional contra município ou pessoa domiciliada ou residente no Brasil, causas baseadas em tratado ou contrato da União com Estado estrangeiro ou organismo internacional e ações que envolvam direito de povos indígenas. A competência para processar e julgar da Justiça federal comum também pode ser suscitada em caso de grave violação de direitos humanos.

Justiça do Trabalho
A Justiça do Trabalho, um dos três ramos da Justiça Federal da União especializada, é regulada pelo artigo 114 da Constituição Federal. A ela compete julgar conflitos individuais e coletivos entre trabalhadores e patrões, incluindo aqueles que envolvam entes de direito público externo e a administração pública direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Ela é composta por juízes trabalhistas que atuam na primeira instância e nos tribunais regionais do Trabalho (TRT), e por ministros que atuam no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral, que também integra a Justiça Federal especializada, regulamenta os procedimentos eleitorais, garantindo o direito constitucional ao voto direto e sigiloso. A ela compete organizar, monitorar e apurar as eleições, bem como diplomar os candidatos eleitos. A Justiça Eleitoral tem o poder de decretar a perda de mandato eletivo federal e estadual e julgar irregularidades praticadas nas eleições. Ela é composta por juízes eleitorais que atuam na primeira instância e nos tribunais regionais eleitorais (TRE), e por ministros que atuam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Está regulada nos artigos 118 a 121 da Constituição.

Justiça Militar
A Justiça Militar é outro ramo da Justiça Federal da União especializada. Ela é composta por juízes militares que atuam em primeira e segunda instância e por ministros que julgam no Superior Tribunal Militar (STM). A ela cabe processar e julgar os crimes militares definidos em lei (artigo 122 a124 da Constituição).

JUSTIÇA ESTADUAL
A Justiça Estadual (comum) é composta pelos juízes de Direito (que atuam na primeira instância) e pelos chamados desembargadores, que atuam nos tribunais de Justiça (segunda instância), além dos juizados especiais cíveis e criminais. A ela cabe processar e julgar qualquer causa que não esteja sujeita à competência de outro órgão jurisdicional (Justiça Federal comum, do Trabalho, Eleitoral e Militar), o que representa o maior volume de litígios no Brasil. Sua regulamentação está expressa nos artigos 125 a 126 da Constituição.

TRIBUNAIS SUPERIORES
Órgão máximo do Judiciário brasileiro, o Supremo Tribunal Federal é composto por 11 ministros indicados pelo presidente da República e nomeados por ele após aprovação pelo Senado Federal. Entre as diversas competências do STF pode-se citar a de julgar as chamadas ações diretas de inconstitucionalidade, instrumento jurídico próprio para contestar a constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual; apreciar pedidos de extradição requerida por Estado estrangeiro; e julgar pedido de habeas corpus de qualquer cidadão brasileiro.

O STJ, que uniformiza o direito nacional infraconstitucional, é composto por 33 ministros nomeados pelo presidente da República a partir de lista tríplice elaborada pela própria Corte. Os ministros do STJ também têm de ser aprovados pelo Senado antes da nomeação pelo presidente do Brasil. O Conselho da Justiça Federal (CJF) funciona junto ao STJ e tem como função realizar a supervisão administrativa e orçamentária da Justiça Federal de primeiro e segundo graus.

* Com informações do livro O Judiciário ao Alcance de Todos: noções básicas de juridiquês, produzido pela Associação Nacional dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Em Alta

Quando a tempestade passar

  “Quando a tempestade passar, as estradas se amansarem, E formos sobreviventes de um naufrágio coletivo, Com o cor ação choroso e o destino...

Mais Lidas