Desconstrução de um mito.
Por Elizabeth Burgos
Mais de trinta anos depois de sua morte, a figura de Ernesto Guevara de la Serna continua a ser uma fonte poderosa de projeção fantasmas para seu anacronismo antecipou a estética pós-moderna, tornando-se uma de suas figuras emblemáticas. O maior paradoxo da validade de entusiasmo persistente tal, é ser uma figura curto na vida pública - apenas 10 anos - acumulou mais fracassos do que sucessos. O outro aspecto do paradoxo é que, se ele tivesse sido capaz de realizar seu projeto teria gerado, por extensão - nada menos do que todo o continente latino-americano - um dos maiores regimes totalitários no planeta.
Apesar do sucesso ideologia que prevalece hoje, que parece despertar a admiração que ele professa, é sua condição de vítima e um perdedor.
Perdeu para economistas em sua tentativa de impor um sistema de produção projetada para o imperativo de o surgimento do "homem novo", o que resulta de passagem que sua incursão curta na gestão económica, definir o rumo do desastre econômico cubano. Politicamente, a sua luta para o surgimento de uma sociedade ideal, a realidade bateu impor normas culturais, o produto de séculos de história, de modo que o "homem novo" nunca foi lançado em Cuba. Sabe-se que as regras que regem uma sociedade, não são transformados por simples decreto, ou comando servindo voluntários (a transformação de um corpo social, continuando a demonstrar mais exacerbada, acaba por impor as restrições da sua própria.) E, finalmente, militarmente, e por ter sido o maior apoio do seu recurso, significa que as falhas mais retumbantes. O desenlace patético no Congo, ea não menos dramática na Bolívia, que lhe custou a vida, provar.
A segunda descoberta, ainda mais surpreendente, é a desproporção entre a admiração que ele professa em setores não-conformistas e libertários, e seu dogmatismo ideológico. Estes, toda a autoridade parecem relutantes em ignorar a ação política de Ernesto Guevara foi baseado em um dogmatismo inflexível que tornaram-se capazes, teriam sido suas primeiras vítimas. Não se esqueça que o primeiro campo de trabalho de re-educação que abriu após a revolução, para quem perdeu o revolucionário moral, Che era iniciativa.
Seu defensor intransigente personalidade de sua inabalável fé mais perto um estilo Savonarola que o líder libertário que é geralmente entendido. Eles não são tão nem vitórias, nem sua idéia de sociedade que mantém a validade dessa figura. É, antes, os órfãos ideológicos sendo debatidas no mundo de hoje, regido por engano e corrupção, levando a adorar o homem que professa que marcou uma época por ser conseqüente ao extremo com os preceitos de sua pregação . Dada a actual falta de dados de apoio, onde os homens arcaicos precisa ter um guia ou um redentor que identificou que eles marcam um caminho, a figura de Che Guevara aparece como um incentivo; espécie de reserva emocional, abrigo protetor onde guarnição aguardando melhores tempos.
Desde o anúncio do fim da história e da morte das ideologias, nunca símbolos desejam espiritualidade e tem aparecido com acuidade tal. É por isso que, hoje, o mercado de imagens transformou os verdadeiros beneficiários desta situação, tendo atingido e combinam em um único campo, a política, o mundo dos negócios e do espaço religioso.
A consagração ea continuidade da imagem de Che, sua transformação em símbolo e sua projeção no espaço de imaginação coletiva - e, portanto, também o Che como mídia produto à frente de seu tempo - foi o trabalho de dois fotógrafos que se reuniu no local e o tempo necessário para definir a imagem que daria corpo ao mito de fabricação de cerveja, e de memória sem esquecer, de forma a existir sempre nos olhos do mundo.
Primeiro, o clichê que mostra o rosto coberto por um halo de premonição patético da morte, pelo cubano Korda, quando Che foi inesperadamente introduzido no visor da câmera, durante uma cerimônia em um público em Havana, que mais tarde se tornou o famoso cartaz de 30 anos viajando pelo mundo.
E, segundo, a imagem da morte em Vallegrande, o boliviano Freddy Alborta que, dando a unicidade de Cristo, realizado a realização final de um destino. O paradoxo é que a imagem de um cadáver geralmente representa o fim de um percurso, neste caso, foi o início de imortalidade: nem sempre matar a morte, e Che não tinha conhecimento. Sofreu o martírio em mãos de seus captores, cuidar apoio da CIA, relegado ao esquecimento os seus fracassos e idéias dogmáticas. O que é venerada hoje, nem os seus triunfos e suas idéias, mas a sacralidade de uma viagem pessoal. A dimensão de ser privado antes de o fazer. É aí que reside o paradoxo: no momento em que "ser" está desaparecendo por causa do "fazer", ganhou o seu modo de existir. Que foi e é o seu maior triunfo.
Sua popularidade foi baseada inicialmente na cena de mídia fantástica significou a Revolução Cubana, cenário de previsão global a partir de onde ele pregou sua fé na revolução e luta armada; expressão, então, substituído pela "violência revolucionária". Ernesto Guevara acreditava apenas na guerra, viveu intensamente e considerado como um meio de realização pessoal, na política como arte de governar simplesmente desprezada a.
Para seu desenvolvimento mental, Che emerge como um personagem com pouca complexidade psicológica, o seu discurso é simples, suas idéias não são menos assim. Sinuosidade nenhum vem para quebrar a linearidade da linha que foi traçada a partir de que depois do desembarque do Granma, escolheu o rifle em vez de a equipe médica. Sua personalidade não possui o rosto secreto, aquele lado escuro, que geralmente têm grandes personagens da história. Ao contrário de Fidel, o Homem Múltiplo, luzes e sombras, Che é como a luz do meio-dia que achata os volumes e remove todo o alívio para o mundo circundante. Extremamente preocupado com a direção que ele estava olhando para dar a sua vida, não percebeu nele uma metafísica grande preocupação. Você poderia dizer que ele escolheu para encarnar a metafísica, o seu próprio corpo era o mediador direto dessa pesquisa.
Desde a infância, por causa de sua doença, mantida com o corpo ea morte teve uma cumplicidade perto. Esse corpo, centro privilegiado das preocupações de sua mãe, tornou-se a sede de seu estágio privada, gerando no início deste inclinação tornar sua vida um auto de ficção, um terreno fértil onde ele estava preparando o ambiente propício para o surgimento do mito. Ele viveu como ainda se veio a moldar a realidade a seu sistema imaginário, para trazer o mundo para seu próprio estágio, a fim de atingir o objectivo que tinha definido com antecedência, e que Cristo plenamente alcançado sua morte: a imortalidade . Absorvido em seu corpo, a sede de todas as suas fantasias, todos os sintomas, a cada manifestação fisiológica consignado nos diários que, após um início de hábito, teve sobre sua vida. Uma manifestação de seu corpo deu-lhes o mesmo valor que de acontecimentos históricos, é uma das peculiaridades do Jornal da Bolívia.
No início hesitei entre ser um médico famoso ou ator, ou um escritor, ou se transformar em um homem de ação, escolheu o último. Ele ganhou o papel de herói, investido de uma missão de salvação, colocando sua vida a serviço dos outros, e, como convém ao herói escritório, arrogando o direito de matar em nome da salvação dos homens.
Para Che participar de combate significou uma alegria e não hesitou em praticar o assassinato ritual, é uma faceta de sua personalidade que, precisamente revelar diferentes biografias publicadas recentemente. "Quando eu estava na mira do rifle para um soldado disparou sem remorso porque ele sabia bem estava ajudando a lutar contra a repressão e da fome para salvar crianças que nasceram", diz o título de explicação desta tendência do que nunca escondido, porque simplesmente foi incapaz de dissimulação. Ele também afirmou que o revolucionário deve se tornar uma arma para matar precisas.
Sua necessidade de sentir a experiência de combate que o diferencia de um verdadeiro líder militar, para os quais o principal é vencer batalhas, não diretamente envolvidos neles. Quando isso acontece é porque as circunstâncias assim o exigirem, e quando é necessário atirar, mandou fazer um pelotão destinado para este fim. Che não hesitou em executar pessoalmente ou traidores suspeitos. Na Sierra Maestra, logo percebeu que, enquanto no exterior, para alcançar legitimidade no grupo e estabelecer a autoridade a que aspirava, ele argumentou foi essencial para os seus pares. O rito de passagem, nas circunstâncias impostas pela guerra, é a violação coletiva da lei. Cometer o ato proibido por excelência: o derramamento de sangue - secreção humana carga mais sagrado. Nós tendemos a esquecer, e, portanto, o idealizado, que a guerra está matando e que o gesto é o ritual que sela entre os homens mais fortes de fraternidade; causa pacto comum que dá coesão ao grupo.
Esse desafio constante da morte deu-lhe atingir grande obra-prima que era a sua. Nesse negócio e dar a morte, também foi implícita na missão de salvação que foi ungido missão que o autoriza a violar o maior tabu: matar suas próprias mãos, a prerrogativa dos heróis como as regras que regem suas ações.
Não está claro que esse fardo de culpa que atuam implica o contrário, o herói de ação aparece justificado brindarse-lo como um receptáculo ou culpa transportadora voluntária do ato proibido que os mortais comuns delegada. De acordo com Roger Caillois, quando há necessidade da sociedade para vingar um estado de humilhação, a tendência é a utilização de herói mediação, primeiro passo para o surgimento do mito: o herói é dado no canto superior direito ", não tanto para crime, a culpa por procuração ", a carga que o comum dos mortais se recusa.
O herói, de assumir culpa coletiva, adquire o seu estatuto de mito. O mito é, então, uma criação que atende a uma necessidade psicológica e é também um instrumento de reconhecimento coletivo, o mediador também dá símbolo de qualidade.
Os mecanismos para a criação e funcionamento dos mitos, não só em seus componentes afetivos, são a chave para desvendar o paradoxo de que a conversão Ernesto Guevara e Che. No entanto, acima de tudo, deve-se notar, novamente Roger Caillois, "O mito não é a preservação de um herói" e que se deve distinguir o "mitologia das situações e os heróis".
Na América Latina e internacionalmente, a mitologia da situação que favoreceu o surgimento do mito de Che, foi gerada no contexto histórico, então você, por isso é necessário olhar para o tempo, de volta a tempo de colocá-lo em que, depois de tudo o que era: um homem de seu tempo.
Na América Latina, após a derrubada de Arbenz na Guatemala, em 1954, a caminhada da história parecia ter parado. Mas dois eventos, quase concomitantes será impresso no ritmo do continente história cruzeiro. Em 1958, um movimento cívico-militar derrubou a ditadura de Marcos Pérez Jiménez na Venezuela e opta pelo estabelecimento de um regime democrático. Um ano depois, em Cuba, um movimento liderado por Fidel Castro derrubou a ditadura de Fulgencio Batista e estabelece uma revolução radical.
Estes dois eventos, tendo tomado caminhos divergentes, mas que caminhava ao lado - e, certamente, ambos atualmente em crise - propor dois modelos de fazer política e social no continente. Ao qual é adicionado mais tarde a experiência do Chile da Unidade Popular, que procurou a síntese de ambos: a justiça social ea democracia.
Ambos mostraram a vontade de projetar rapidamente na cena internacional. Na Venezuela, o presidente eleito, promovido a doutrina que leva seu nome, Betancourt Doutrina, que teve como objetivo incentivar o estabelecimento de regimes democráticos no continente, negando o reconhecimento diplomático aos governos de facto. Enquanto a Revolução Cubana decretou, sem levar em conta ou nuances ou circunstâncias históricas, uma única rota, a linha da luta armada. Seu imenso prestígio entre a geração mais jovem, atraiu muitos jovens a aderir ao plano de Havana. O resultado foi uma geração sacrificada, isso geralmente significava para assumir o lugar de velho estilo políticos sucumbiram na tentativa. Aqueles que não morrem, vivem agora a amargura da derrota. Outros persistem em querer repetir os mesmos erros, não percebendo que o conhecimento não é forjada, a repetição do mesmo, mas em tentar outros caminhos, você vai inevitavelmente cometer erros, mas eles vão ser inéditos e surgirão uma nova configuração de acordo com os desafios atuais. Caso contrário, eles persistem na mídia suicidas ações, tão comum em nosso continente, assim, inchaço da longa lista dos mártires da revolução.
Estreias da luta armada.
Em 27 de janeiro de 1959, - a data prematura singular importância - havia um fórum organizado pela PSP (antigo nome do Partido Comunista de Cuba), em Havana. Há "no discurso mais importante entregue por um líder da revolução, que anunciou as linhas gerais da política interna e externa de Cuba, - como diz seu biógrafo americano, Anderson - objetivos de projeto de Che nacional e internacional a democracia recente revolução armada, reforma agrária, confisco e controle de bens de mercado em mãos estrangeiras e pediu aos países da América Latina a adotar o modelo cubano de revolução: "Nós mostramos que um pequeno grupo de homens (. ..) que não tem medo de morrer pode vencer um exército regular (...) A revolução não se limita à nação cubana que tem tocado a consciência da América ".
Alguns dias antes, em 23 de janeiro de 1959, na primeira viagem para conduzir um país latino-americano, Fidel Castro proclamou, em discurso na praça de El Silencio de Caracas, continental da guerrilha guerra, a previsão de que, após a exemplo de Cuba, os Andes se tornaria a Sierra Maestra do continente. Che, por sua vez, adverte que os governos latino-americanos sigam o exemplo de Cuba e do Primeiro Congresso da Juventude exorta jovens americanos, encorajando-os a "contemplar a beleza da morte, quando chegou pelo sacrifício libertação coletiva ". "Nem sempre as condições necessárias para a revolução, eles podem ser criados pela guerrilha", disse na época. Voluntarismo das proclamações de luta, Che Guevara incutiu a idealização do campesinato como o motor dessa luta, lançando assim as bases de ação de guerrilha no continente. A guerrilha composto por uma pequena elite, deve criar condições para formar o exército de libertação composta de camponeses. Pouco importava que era um país produtor de petróleo, onde os agricultores tinham migrado para as cidades, como foi o caso da Venezuela, ou sindicatos camponeses (surgido após uma revolução em 1952, fez uma reforma agrária) tinha assinado um pacto militar camponês, como no caso da Bolívia, onde talvez aqueles que haviam respondido ao seu apelo, teriam sido os trabalhadores. Mas Che era suspeito de sindicatos, considerados por ele como pequeno burguês preocupado com reivindicações salariais.
Internacionalmente combustão no Terceiro Mundo, tinha chegado a um ponto: os africanos anti-coloniais guerras, Guerra do Vietname, massacres de comunistas na Indonésia, a intervenção dos EUA em Santo Domingo, etc contexto do discurso desfavorável às expectativas moderadas Mas o confronto Che defendia violenta dos fracos contra os poderosos países. Contra a supremacia dos Estados Unidos, mas também contra a URSS, por sua negligência do internacionalismo com os países oprimidos. Então, tentando travar uma guerra por ele tinha dois objetivos: derrotar o poder americano, mas também forçar os países socialistas para voltar ao caminho da sua vocação original, rehabbing sua traição de princípios.
Para desencadear uma situação de guerra suficientemente grande, a URSS não terá outra escolha a não ser voltar ao redil da revolução. Que os países socialistas têm interesses do Estado era algo inaceitável para Che, seu dever era oferecer ajuda incondicional e subvenção.
A posição dos países assistidos permeou profundamente, especialmente na América Latina o pensamento de esquerda. A crença de que os países mais poderosos são obrigados a ajudar por ter explorado a nossa riqueza natural, sem que seja a noção de rentabilidade e de trabalho ainda menos foi capturado no famoso livro de Eduardo Galeano, As Veias Abertas da América Latina: eficiência, competitividade, são noções estrangeiros para esta posição. As pessoas de hoje, a configuração de que o pedido tenha assistido cobrado poderes realidade já perceberam como é vantajoso para transformar as pessoas em receptores pobres de caridade indefinidamente, cobrando membros das elites nacionais para administrar esta caridade. Assim, o pobre vai permanecer na posição subordinada, longe da noção de cidadãos com direitos e deveres, enquanto as elites preservar seu status de elite. ONGs são os vetores de caridade comércio que atende a todos, ea dinâmica mestre e escravo perennizando, modelo de trabalho da sociedade, que foi criada após a América Latina se tornar independente da Espanha, para não referir mais na história .
A ousadia de carregar ramos de Che - que símbolo fálico por excelência - para enfrentar, simultaneamente, os países mais poderosos do mundo, na América Latina gerou um senso de escala continental nacional de reabilitação que gerou uma revalorização da imagem masculina da América Latina , tão batido pelo papel subordinado que você já jogou o jogo contra a eficiência do Norte poderoso pragmática e eficiente.
Enquanto no contexto ocidental, o mito de Che torna-se eficaz devido à ação que tais representações coletivas tem sobre os indivíduos: estes, para se tornar mitos, causando uma espécie de convergência emocional, independentemente dos espaços geográficos e parâmetros culturais, até que se tornou a história de todos, a história que é a memória de todos os povos. E nesse sentido, vale lembrar que os princípios por trás do mito de Che, resume os valores do patriarcado. E antes que os sintomas se manifestar hoje modelo de fragilidade papel masculino, e para o enfraquecimento de pontos de referência da identidade masculina, o mito de Che para a sua identificação de fator de potência, aparece como um modelo de referência que conforta os valores patriarcais que foram gradualmente enfraquecendo.[
O aparato simbólico foi excluída Guevarian totalmente feminina. Nenhuma mãe acogiera seu corpo no momento de sua morte, não enxugar o rosto de Verônica: é apenas tempo para provar d uma ilusão.
Depois da morte de Che inúmeras tentativas de luta armada que teve lugar no continente, e as amostras diferentes de nostalgia, são a expressão de uma partida que resta a ser feito. Isso mostra o quão pouco fiel aos ensinamentos do próprio Ernesto Guevara que são fãs se recusam a considerar a partir de um episódio histórico perspectiva de guerrilha ocorreu na Bolívia: não era como eventos Ernesto Guevara passar sem trazê-los antes de uma análise implacável .
Paris, Outubro de 1996.
Fonte: http://che-guevara.awardspace.com