segunda-feira, 26 de dezembro de 2011


ELIANA CALMON O CNJ E O ESPÍRITO DE CORPO


“É preciso um controle externo do Judiciário; é preciso saber como funciona a caixa-preta desse Poder que se considera intocável” (…) “Este país precisa voltar a recuperar o sentido da Justiça para todos e a auto-estima. As instituições foram feitas para servir às pessoas, não se servir das pessoas”, pois “Queremos que a Justiça seja igual para todos e não uma Justiça que cuida com mais carinho dos que têm alguns contos de réis, como dizia Lampião em 1927.” E mais: “Nós, homens livres, temos menos privilégios do que aqueles que estão condenados.”

As declarações acima, foram pronunciadas pelo Presidente Lula, dia 23/04/2003, no Espírito Santo.

Fiquei deverasmente feliz, pois finalmente um Presidente da República resolvia desafiar o judiciário, numa frase que mais que definia o que era aquele poder, sempre foi mesmo, "uma caixa preta" - blindada. Porém, minha alegria durou até o dia seguinte, pois Lula, nunca mais, voltou à crítica, até porque, a liturgia do cargo, o obrigou a contornar e evitar conflitos entre os poderes constituídos.

No dia 25/11/2011, a corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, disse que há um "corporativismo ideológico perigosíssimo" nas corregedorias do Poder Judiciário que favorece a infiltração de "bandidos de toga". "O corporativismo é uma visão ideológica. Ideologicamente você parte para defender o Poder Judiciário, e você começa a não ver nada que está ao seu redor. Você não vê sequer a corrupção entrando nas portas da Justiça, porque você acha que, para defender o Judiciário, você tem que manter o magistrado imune às críticas da sociedade e da imprensa", afirmou a ministra, ao participar da 9ª Reunião Plenária Anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), em Bento Gonçalves (RS). "À medida que nós continuamos com o corporativismo, nós estamos favorecendo que as pessoas venham se esconder nessa grande arrumação que fizemos: 'Aqui é muito bom, eu posso fazer e estou fora do alcance da lei'".

Então este blogueiro entende que tudo nos levar a crer, que começamos agora, de fato e de direito, se aventar a possibilidade de um regime democrático pleno, pois o tempo, que é senhor da razão, obrigou a se mexer na "caixa preta" que em 2003, Lula ousou colocar o dedo.

Quando se começa comemorar as medidas acima, vem um certo Marco Aurélio Mello, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e através de uma liminar, nocauteou a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos processos administrativos contra magistrados.

A ação é de autoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que acionou o STF contra uma resolução editada em julho pelo CNJ. Ou seja, numa manobra jurídica sem precedentes na história do judiciário, e numa clara atitute onde prevaleceu o chamado
"espírito de corpo"
Segundo entendidos, nos bancos acadêmicos, aprende-se que liminar só se concede em caso de urgência diante do risco de dano irreparável. Parece que não era o caso, mas temos um consolo, parece que foi dada a largada, para pelo menos, voar a tampa da tal caixa preta, e vamos ver o que acontece daqui prá frente.

A Folha de S. Paulo de hoje dá conta de que as três principais associações de juízes do país pediram ontem uma investigação sobre a conduta da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, personagem central da crise que nesta semana abalou a cúpula do Poder Judiciário.

Portanto, 2012, promete, acho que será o ano, em que o judiciário finalmente terá que se submeter às regras democráticas, onde a filosofia básica, diz: "pau de dá em Chico, tem que dar em Francisco" - vamos aguardar os desdobramentos

"Vou me embora pra Passargada, porque aqui eu não sou feliz. Lá sou amiga do Rei...." Tirei o dia para falar de coisas boas. O fator compensação.Vale a pena conferir. by Deise



Pra variar, um pouco de leitura boa. De gente cult. by Deise

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by MM


FRED FIGNER
OS GRAMOFONES
Frederico Figner nasceu em dezembro de 1866 em Milewko, na então Tcheco-Eslováquia.
Ainda muito jovem e buscando ampliar seus horizontes migrou para os Estados Unidos, chegando ao país no momento em que Thomas Edison estava lançando um aparelho que registrava e reproduzia sons por intermédio de cilindros giratórios.
Fascinado pela novidade, adquiriu um desses equipamentos e vários rolos de gravação, embarcando com sua preciosa carga em um navio rumo a Belém do Pará, onde chegou em 1891 sem conhecer uma única palavra do Português.
Naquela cidade começou a exibir a novidade para o público, que pagava para registrar e escutar a própria voz.
O sucesso foi imediato e, de Belém, Fred se dirigiu para outras praças, sempre com o gravador a tiracolo.
Passou por Manaus, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador antes de chegar ao Rio de Janeiro, no ano seguinte, já falando e entendendo um pouquinho do nosso idioma e com um razoável pé de meia.
Na Cidade Maravilhosa Figner abriu sua primeira loja, a Casa Edison, em um sobrado da Rua Uruguaiana, onde importava e comercializava esses primeiros fonógrafos.

Comercial da Casa Edison da Rua Uruguaiana

CASA EDISON
Por essa mesma época o cientista judeu Emile Berliner tinha acabado de lançar nos Estados Unidos um equipamento de gravação que utilizava discos revestidos com cera, com qualidade sonora superior ao do aparelho de Thomas Edison.
Fred Figner percebeu de imediato o potencial da nova invenção e transferiu seu estabelecimento de um sobrado da Rua Uruguaiana para uma loja térrea na tradicional Rua do Ouvidor, onde abriu o primeiro estúdio de gravação e varejo de discos do Brasil, em 1900.

Casa Edison da Rua do Ouvidor
OS PRIMEIROS DISCOS
Os discos fabricados por Figner nessa fase inicial utilizavam cera de carnaúba, eram gravados em apenas uma das faces e tocados em vitrolas movidas a manivela.
Apesar das limitações técnicas, essa iniciativa representou uma verdadeira revolução para a música popular brasileira, que engatinhava, pois até então os artistas só podiam se apresentar ao vivo ou comercializar suas criações por intermédio de partituras impressas.
O primeiro disco brasileiro foi gravado na Casa Edison pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, o Bahiano, em 1902.
Era o lundu “Isto é Bom”, de autoria do seu conterrâneo Xisto da Bahia.
A partir daí mais e mais artistas começaram a gravar suas composições em discos que eram distribuídos pela Casa Edison do Rio e também pela filial que Figner havia aberto em São Paulo.
A procura pelos discos cresceu tanto que em 1913 Fred decidiu instalar uma indústria fonográfica de grande porte na Av. 28 de Setembro, Vila Isabel, dando origem ao consagrado selo Odeon.

Discos Odeon
A MANSÃO FIGNER
Fred Figner era um homem à frente do seu tempo e para coroar o sucesso nos negócios decidiu erguer uma residência que espelhasse seu perfil empreendedor.
A hoje conhecida Mansão Figner, na Rua Marquês de Abrantes 99, no Flamengo, abriga o Centro Cultural Arte-Sesc e o restaurante Bistrô do Senac.
É considerada um exemplo arquitetônico raro de “casa burguesa do início do século 20” .
Fred Figner utilizou-a como hospital, em 1918, durante a pandemia conhecida como Gripe Espanhola.
Apesar dele próprio estar acometido pela enfermidade, atuou como um prestativo auxiliar de enfermagem, transformando seu palacete em uma improvisada enfermaria de campanha que chegou a abrigar quatorze pacientes em seu interior
.


Mansão Figner Hoje
RETIRO DOS ARTISTAS
Fred era um homem generoso e solidário.
Pela própria natureza do trabalho nas suas duas gravadoras havia se tornado amigo de muitos músicos e cantores de sucesso.
Em uma época que antecedeu à criação da Previdência, ficou consternado com a situação de penúria que alguns desses artistas tinham de enfrentar ao chegar à velhice.
Sensibilizado com esse verdadeiro drama social, não titubeou e decidiu doar o terreno, em Jacarepaguá, para a construção da modelar instituição Retiro dos Artistas, que funciona até os dias de hoje
.


Retiro dos Artistas em Jacarepaguá
O FINAL
Em 19 de janeiro de 1947, quando faleceu, aos 81 anos de idade, ao se abrir seu testamento, verificou-se que Fred Figner havia destinado parte substancial dos seus bens às obras sociais de Chico Xavier.
O jornal carioca A Noite Ilustrada publicou editorial em que o judeu Frederico Figner foi honrado, post-mortem, com o merecido título de o mais brasileiro de todos os estrangeiros”.

Tenho observado pelo controle de estatisticas e público diario de meu blog. No controle conseguimos saber inclusive como a pessoa chegou até o blog, Os sites de referencia, as palavras chaves usadas para pesquisa. É só ficar atenta. Tempo e disposição natural eu tenho. Tenho notado que postagens antigas, onde é citado o nome das "figurinhas carimbadas" que comento em meus posts sobre a morte do blogueiro Mosquito, estao sendo visitadas. Bem, se for gente do bem fique bem a vontade. Caso seja as proprias figurinhas, nem venham. Não recomecem, pois desta vez levarei até ofinal. Nao tenho nada a ver com lixo. E de lixo genético quero distancia. Tendo o lixo inscrição na OAb ou na casa do cacete. De lixo quero distancia. Lixo é lixo e fede de longe. Tenho experiencia com canalhas e reconheço um à distancia. Sendo o lixo togado, ou não, ex alguma coisa ou não. Saiam do meu pé chule. Não me achem, que nao encontro ninguem. Sigo minha vidinha de forma bem moderada. Por opção minha. Logo, nada que eu de veneta não possa ou nao queira escancarar. Da proxima vez, postando documentos e dando nome aos bois. Estou no aguardo dos acontecimentos. Se persistir o vasculhamentomento acima do considerado por mim natural, darei Bo e farei nas corregedorias a denuncia novamente. Desta vez apostem, apoiada por uma organização Internacional de proteção a Jornalistas. Evidente que meu alerta e meu cuidado já foram para pessoas de minha confiança da midia do Centro do Pais e os dados que possuo para a mesma organizãção. A mesma que divulgou determinada queda em anos passados. Logo, se recomecarem as ameaças, ou encheção de saco, se da outra nao me meteram medo e sim muita indiganaçao, desta vez entao, to com couro bem grosso. Saiam fora, despachos de brexó. E tenho dito. Continuarem acompanhando as estasticas. Vão achar o que fazer. É certeiro que o passado volta para cobrar. Malacos. by Deise

100% Calmon. by Deise

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