quinta-feira, 20 de abril de 2017

Artista deixou que usassem seu corpo como um objeto durante 6 horas, e o que aconteceu foi simplesmente arrepiante



A artista Marina Abramovic acaba de lançar um de seus materiais mais controversos, chamado Ritmo 0. O trabalho foi realizado em 1974, no pequeno estúdio Mora em Nápoles, Itália. As fotografias dessa forma de arte têm chocado o mundo inteiro. Descubra o por quê!




Marina Abramovic Institute

O trabalho era simples: Abramovic permaneceria imóvel, como se fosse um objeto inanimado, durante um período de 6 horas. Durante esse tempo, os participantes e os visitantes poderiam interagir com o corpo da artista, e usar 72 objetos que estavam em uma mesa próxima.
Nas mesmas, a artista colocou a seguinte mensagem:

Marina Abramovic Institute

Instruções:
– Existem 72 itens na mesa e pode usá-los como quiserem em mim.
– Premissa: Eu sou um objeto. Durante este período, eu assumo toda a responsabilidade pelo que acontecer.
– Duração: 6 horas (20:00-02h00)
Havia objetos de prazer, como penas, paus de seda, flores, água.. e outros de destruição como facas, correntes ou uma pistola com balas. Tudo começou timidamente. Alguém se aproximou para a decorar com flores, amarrá-la com uma corda a um outro objeto, fazer cócegas…

Marina Abramovic Institute

Em seguida, eles a mudaram de posição…

Marina Abramovic Institute

O público usou correntes e a encharcou com água, e quando ela continha suas reações, as pessoas aumentavam a intensidade. O crítico de arte Thomas McEvilley, que participou do evento, lembra como a violência escalou rapidamente. “Tudo começou humildemente. Alguém deu a volta. Alguém levantou seus braços no ar… alguém a tocou intimamente…”

Mas, em seguida, um homem usou uma lâmina de barbear para fazer um corte em seu pescoço, e outra escolheu usar os espinhos de uma rosa para arranhar sua barriga.

Marina Abramovic Institute

“Na terceira hora, cortaram suas roupas com uma lâmina de barbear. Na quartas, as mesmas lâminas começaram a ferir sua pele. Várias agressões sexuais menores foram realizadas, mas ela estava tão comprometida com o trabalho que teria resistido a um estupro ou até ao seu próprio assassinato”, explica McEvilley.
Na verdade, lhe apontou uma arma carregada em seu pescoço.

Marina Abramovic Institute

Nas últimas horas, o desempenho tornou-se ainda mais assustador.

Marina Abramovic Institute

“Eu fui estuprada”, lembra Abramovic. “Cortaram minhas roupas e fiquei parcialmente despida, me batiam com os espinhos de uma rosa em meu estômago”. O resultado?

Marina Abramovic Institute

Este trabalho artístico provou a rapidez com que a violência contra os outros se intensifica quando as circunstâncias são favoráveis para os seus praticantes.
Depois de seis horas após o experimento, Abramovic passeou pela sala, mas os participantes evitaram olhar para o rosto dela. As pessoas se comportaram com uma certa normalidade, como se esquecessem a sua agressão contra ela.
“Esse trabalho revela algo terrível sobre a humanidade. Isso mostra o quão rápido uma pessoa pode ferir em circunstâncias favoráveis. Mostra como é fácil desumanizar uma pessoa que não luta, que não se defende. Ele mostra que, se você fornecer o cenário, a maioria das pessoas aparentemente “normais” pode se tornar verdadeiramente violenta”.
Certamente um trabalho controverso mas interessante e esclarecedor. Isso nos faz pensar sobre o quão violentos os humanos podem ser, quando não são julgados. Assustador, não é?
by historiascomvalor.com

Nenhum comentário:

Em Alta

AMOR FATI: A RECLAMAÇÃO É INIMIGA DA AÇÃO

Amor Fati é uma expressão do latim que pode ser traduzida para “amor ao destino” ou, trazendo para termos mais práticos, “aceitação entusiás...

Mais Lidas