sexta-feira, 7 de outubro de 2016


O tufão Chaba atingiu a Coreia do Sul com ventos violentos e chuvas fortes nesta quarta-feira (5). Ao menos três pessoas morreram. O principal porto e instalações industriais do país foram atingidos. A produção em algumas fábricas precisou ser interrompida.

A tempestade atingiu a ilha de Jeju de terça (4) para quarta-feira, que ficou sem luz e teve danos a casas e outras construções. Uma pessoa ficou desaparecida. Vinte e seis voos que conectam a ilha turística ao continente e à China foram cancelados.

O porto da cidade de Busan ficou fechado pelo segundo dia enquanto o Chaba passava e rumava para o leste, seguindo para o Japão. Uma autoridade do maior porto do país disse que a expectativa é reabrir as operações ainda nesta quarta-feira.

A atividade nas duas fábricas da Hyundai  na cidade de Ulsan, que produz os sedãs Accent e os utilitários Santa Fe, foi suspensa por causa das fortes chuvas, informou a porta-voz da empresa.

As operações também foram suspensas em alguns estaleiros ao longo do litoral sul, entre eles o da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering na cidade de Geoje , relatou a agência de notícias Yonhap.

O Ministério da Proteção e Segurança Pública estimou o saldo de mortes em três pessoas e mencionou três desaparecidos. Porém, a imprensa afirma que cinco pessoas morreram em Busan e Ulsan.

Imagens de televisão mostraram grandes inundações em partes de Ulsan e Busan, carros e edifícios parcialmente submersos e ondas causadas pela elevação das águas atingindo blocos de apartamentos perto da costa.

Mais de 80 voos no Aeroporto de Gimhae, que serve Busan, foram cancelados, disse um funcionário do aeroporto. O serviço de trem bala KTX também foi interrompido no sul.

Segundo a previsão, o Chaba irá enfraquecer e deve se tornar uma tempestade tropical quando chegar ao Japão, de acordo com o serviço de monitoramento Tropical Storm Ris.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/tufao-chaba-afeta-fabricas-e-deixa-mortos-na-coreia-do-sul.html


Tenha uma noção do poder dos ventos...




Tufão Chaba segue com fúria pelo oeste do Japão

localizacao-tufao-chaba-nesta-quarta-feira-foto-reproducao-ann-900x550

Na ilha de Tsushima, em Nagasaki, mais de 30 mil pessoas receberam ordem para deixar suas casas.


O poderoso Tufão Chaba continua se movendo através da região oeste do Japão, onde a população se mantém em alerta pelas tempestades, ventos fortes e mar extremamente agitado com a fúria do fenômeno, 18º tufão da temporada no Pacífico e classificado como “violento” pela Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), informou nesta quarta-feira (5) a emissora pública ‘NHK’.

De acordo com o último boletim da JMA, a forte tempestade está se movendo em direção nordeste sobre as águas entre a região oeste de Kyushu, terceira maior ilha do Japão, e a península coreana.

Por volta das 06h locais de hoje, Chaba se movimentava a uma velocidade de 30 km/h, com ventos sustentados em 140 km/h em seu centro e rajadas de até 280 km/h, segundo a ‘NHK’.

Autoridades aconselharam mais de 30.000 pessoas na ilha de Tsushima, na província de Nagasaki, a deixarem suas casas. A área está sendo uma das mais afetadas pela força do tufão, que levou chuvas torrenciais e ventos fortes a toda ilha. Escolas públicas e órgãos públicos na prefeitura também fecharam nesta quarta-feira.

Contudo, a JMA espera que o tufão contorne Kyushu, onde o tráfego aéreo e marítimo foi interrompido em algumas localidades. Nesta quarta-feira, mais de 80 voos domésticos para a região foram cancelados.

Entre segunda e terça-feira, autoridades lançaram alerta máximo perante as condições meteorológicas extremas geradas pela tempestade na ilha principal de Okinawa, onde o Chaba provocou rajadas de ventos de aproximadamente 300 quilômetros por hora, precipitações torrenciais e ondas gigantes.

Milhares de pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas em 25 municípios da prefeitura. Escolas e departamentos de organismos públicos permaneceram fechados ao longo dos dois últimos dias, para evitar expor a população a perigos como inundações e deslizamentos de terra.

Cerca de duas centenas de voos nacionais e internacionais foram cancelados, incluindo todos os operados pela All Nippon Airways (ANA) e pela Japan Airlines (JAL), informaram as duas companhias aéreas.

Foram canceladas também todas as ligações marítimas entre as 160 ilhas que formam  o arquipélago de Okinawa, onde cerca de 4.000 casas ficaram sem eletricidade. Segundo a  ‘NHK’, autoridades não registraram vítimas ou desaparecidos até o momento.

A JMA prevê que o fenômeno perderá força enquanto se move entre o Japão e a Coreia do Sul, onde o supertufão provocou ventos violentos e chuvas fortes nesta quarta-feira (5).

De acordo com a agência de notícias ‘Reuters’, ao menos três pessoas morreram na Coreia do Sul em consequência da passagem do Chaba no país entre terça e quarta-feira. O principal porto e instalações industriais do país foram atingidos.

A produção em algumas fábricas precisou ser interrompida. A atividade nas duas fábricas da Hyundai na cidade de Ulsan, que produz os sedãs Accent e os utilitários Santa Fe, foi suspensa.

Imagens de televisão mostraram grandes inundações em partes das cidades de Ulsan e Busan, carros e edifícios parcialmente submersos e ondas causadas pela elevação das águas atingindo blocos de apartamentos perto da costa.

Mais de 80 voos no Aeroporto de Gimhae, que serve Busan, foram cancelados, enquanto o serviço de trem bala KTX também foi interrompido no sul do país.


by transição planetária

Nenhum comentário:

Em Alta

O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

Mais Lidas