quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Tempestade solar atinge a Suécia e fecha aeroportos do país



A intensa tempestade geomagnética que atinge a Terra há mais de 48 horas fez com que diversos aeroportos da Suécia suspendessem as operações de decolagem. Neste momento a tormenta atinge o nível KP=5 e deve durar pelo menos mais 24 horas



Tempestade Solar
Tempestade Solar - Clique para ampliar

De acordo com autoridades suecas, a tormenta está atingindo fortemente os países do extremo norte da Europa e interferindo de forma significativa nos radares de controle aéreo.

Por terem grande tráfego, os aeroportos de Landvetter, em Gotemburgo e Arlanda e Bromma, em Estocolmo, capital do país, são os mais afetados.

Segundo o porta-voz da Swedavia (organização que gerencia os voos na Suécia), Ulf Wallin, os aviões que estavam no ar precisaram aterrissar e os que estavam em solo estão impedidos de decolar.

Os problemas começaram às 15h00 do horário local desta quarta-feira, 11h30 pela hora de Brasília, quando os aeroportos fecharam. Apenas uma hora depois voltaram a operar com restrições.


Graficos mostram a elevacao subita do indice KP entre os dias 3 e 4 de novembro de 2015
Gráficos mostram a elevação súbita do índice KP entre os dias 3 e 4 de novembro de 2015 - Clique para ampliar

Um comunicado da Swedavia informou que o principal sintoma ocasionado pelo impacto das partículas solares foi com relação às telas de radar, que ficaram "cegas", impossibilitadas de registrar a posição das aeronaves.

A intensa tempestade geomagnética que castiga a Suécia ocorre devido ao intenso bombardeamento pelo vento solar, que na manhã desta quarta-feira chegou a atingir 700 km/s. Somado a isso, foi observado uma série de três ondas de choques geradas pelo vento solar, o que criou uma espécie de transiente que alterou bruscamente a pressão do impacto das partículas na alta atmosfera, com o choque mais intenso sobre a Suécia.

Como resultado global, o índice KP que mede a instabilidade na ionosfera do planeta chegou a atingir o nível KP-5, que perdura por mais de 48 horas e deve permanecer elevado por pelo menos mais 24 horas.

Em 2003, uma tempestade similar causou um forte blecaute que atingiu milhares de residências no sul da Suécia.

by apolo11.com

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas