domingo, 4 de janeiro de 2015

Sucos e ‘shakes’ desintoxicam e ajudam a diminuir a culpa pelos excessos nas festas de fim do ano

                                                          Nutricionistas dão receitas com gengibre, rúcula e maçã



Sucos para ressaca de final de anoGUSTAVO STEPHAN / AGÊNCIA O GLOBO
RIO - Época de festas de Natal e réveilloné sempre a mesma história: difícil conter a gula diante de mesas tão fartas e dizer não para mais uma (só uma!) tacinha. Antes de correr para a farmácia atrás de um analgésico ou antiácido, a sugestão é buscar na geladeira e no armário da cozinha alguns ingredientes que podem aplacar os sintomas da ressaca por excesso de comes e/ou bebes.
— O gengibre alivia o enjoo e a dor de cabeça e o chá branco tem efeito anti-inflamatório. A combinação adequada de frutas, legumes e outros alimentos ajuda quem bebeu um pouco acima da conta — afirma a nutricionista Isabel Jereissati, autora da receita do suchá (abaixo veja esta e outras), que junta hortelã com sucos de limão e maçã.
Os já bastante conhecidos (e batidos) sucos verdes também podem amenizar o day after. A nutricionista Andrea Santa Rosa sugere o uso de maçã verde, couve, gengibre, chia e água gelada.
— O efeito é de eliminação de toxinas — explica Andrea. — A maçã possui a quercetina, um fitoquímico com ação anti-inflamatória. A couve é fonte de magnésio, mineral que participa na ativação de uma das enzimas mais importantes do processo de detoxificação, além de ter clorofila.
Na receita da nutricionista funcional Daniela de Almeida, a couve ficou de fora, mas foi substituída pela rúcula, numa mistura com banana prata, laranja, hortelã e água.
— A rúcula é do grupo das crucíferas, o mesmo da couve, e o seu uso não deixa de ser uma forma de variar o suco verde. Além disso, possui vitaminas C, E e carotenoides, com potente atividade antioxidante. Já a banana é uma ótima fruta para melhorar a fadiga e evitar carências nutricionais causadas pela ressaca.
Também com banana, Isabel Jereissati criou um shake detox com gostinho de vitamina e aposta numa nova coloração para os sucos.
— Depois do verde e do rosa, acho que o branco tem tudo para ser a próxima cor. Uma receita que adoro é bater no liquidificador 200ml de leite de amêndoa, 2 colheres de sobremesa de pasta de amendoim, metade de uma banana prata e uma pitada de raspa de fava de baunilha. Esse shakeajuda a repor importantes nutrientes que foram absorvidos pelo figado durante a metabolização do álcool — ensina Isabel.
Antes de qualquer um enfiar o pé na jaca, especialistas lembram algumas dicas importantes.
— Beber de barriga vazia não deve ser nunca uma opção pela rápida absorção do álcool, mas intercalar um copo d’água com um copo da bebida é uma atitude sábia, pois a absorção se torna mais lenta. — diz Daniela.
RECEITAS
‘SUCHÁ’ (Isabel Jereissati)
Ingredientes: 150ml de chá branco, 1 colher de sopa de suco de limão, 3 folhas de hortelã grandes, 1 pitada de gengibre ralado e 200ml de suco de maçã
Modo de preparo: Com o chá branco em temperatura ambiente, bata no liquidificador todos os ingredientes acima.
Rendimento: 1 copo.
SUCO VERDE (Andrea Santa Rosa)
Ingredientes: 1 maçã verde, 1 folha de couve, 1 pedaço pequeno de gengibre, 150ml de água gelada e 1 colher de chá de chia.
Modo de preparo: Bata no liquidificador a maçã, a folha de couve, o gengibre e a água. 2. Adicione uma colher de chá de chia e beba imediatamente.
Rendimento: 1 copo
ANTIRRESSACA (Daniela de Almeida)
Ingredientes: 10 folhas de rúcula orgânica, 1 banana prata, 1 laranja espremida, 100ml de água e 5 folhas de hortelã.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba o suco assim que ficar pronto.
Rendimento: 1 copo




































 http://ela.oglobo.globo.com/beleza/sucos-shakes-desintoxicam-ajudam-diminuir-culpa-pelos-excessos-nas-festas-de-fim-do-ano-14947821#ixzz3NtJlswvT
Copyright © 2013 O Globo S.A. 

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas