domingo, 14 de setembro de 2014

Xeque mate humano em Maróstica


FERNANDA MASSAROTTO
13.09.2014 



São exatos 60 anos que em Marostica, cidade medieval da região do Vêneto, no norte da Itália, realiza a sua tradicional partida de xadrez. O mais curioso e excêntrico é que as peças, que se movem em um tabuleiro gigante, são de carne e osso.
Homens e mulheres se transformam em torres, bispos, rei e rainha. Os cavalos também são autênticos e não perdem nenhuma jogada. A partida relembra uma disputa amorosa, de 1454, quando a cidade ainda pertencia à República Veneziana.Taddeo Parisio, proprietário do castelo de Marostica, para evitar um confronto sangrento entre os dois pretendentes à mão de sua filha Lionora, decidiu que o vencedor de uma partida de xadrez com integrantes do reino,  casaria com sua primogênita. 



Desde então, todo segundo final de semana do mês de setembro, o evento se repete na mesma praça Castello onde 600 atores se vestem com roupas medievais e realizam um espetáculo de mais de duas horas. Marostica, com suas muralhas, seu castelo e famosa praça, que ostenta o tabuleiro gigante, vale uma visita, em qualquer época do ano. Sem falar na gastronomia. Impossível resistir ao delicioso Maccafame, um doce realizado com pão, leite, ovos e mel. 


Fotos: Divulgação - Crédito: Sergio Sartori

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas