terça-feira, 16 de setembro de 2014

Seis baleias-francas com filhotes são avistadas no Balneário Rincão, no Sul do Estado

Os mamíferos deram show para os
curiosos na plataforma de pesca da praia

Seis baleias-francas com filhotes são avistadas no Balneário Rincão, no Sul do Estado Guilherme Pizzolo/Arquivo pessoal
Simpáticas, algumas das baleias se aproximaram da plataforma e deram show aos curiosos que prestigiaram a apariçãoFoto: Guilherme Pizzolo / Arquivo pessoal
Nesta segunda-feira, seis baleias-francas puderam ser vistas com seus filhotes da plataforma de pesca da praia do Balneário Rincão, no Sul do Estado, enquanto seguiam em direção ao Norte. Simpáticas, elas se aproximaram da plataforma e deram show para os curiosos que prestigiaram a aparição.

Leia também:

.: Vídeo mostra orcas perto da costa na Praia dos Ingleses, em Florianópolis.: Baleia-franca encalha em Laguna, Sul de Santa Catarina
.: Baleia e filhote são resgatados de rede de pesca no Norte da Ilha de SC
.: Baleias franca são avistadas em Laguna


Foto: Guilherme Pizzolo/Arquivo Pessoal 


Oficialmente, a temporada das baleias começa em julho e acaba em novembro. Durante este período, os mamíferos procuram águas mais calmas e quentes para acasalar, dar à luz e amamentar. 

— Quando chega o auge, temos até 100 indivíduos distribuídos ao longo de toda a costa e estamos chegando ao pico da temporada, que é entre agosto, setembro e outubro. Esse ano elas chegaram um pouquinho mais tarde, então esse número está dentro da normalidade. Está associado com fatores climáticos também — explica a analista ambiental da APA da Baleia-Franca, Luciana Moreira. 

Para garantir proteção aos mamíferos, Santa Catarina conta com uma Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca, de 130 km de costa marítima, que abrange nove cidades. A área começa no Sul da Ilha de Florianópolis e vai até o Balneário Rincão, conforme decreto publicado em 2000. 

— Estamos na época da reprodução e toda área da APA da Baleia Franca é área de ocorrência. No centro da unidade, em Imbituba, Garopaba, é normal termos ocorrências com 10 pares de mães com filhotes, em outro trecho mais 10 pares. Algumas ficam mais tempo nos ambientes e outras se deslocam — diz Luciana. 

O Instituto já catalogou 670 baleias desde 1987. Os animais estão na lista dos que correm risco de extinção, segundo lista do Ministério do Meio Ambiente. Mas há um dado positivo: a população de baleias tem aumentado em média 12% ao ano. 

Nos próximos dias, o projeto Baleia-Franca fará um sobrevoo, no qual realiza um censo da população de baleias com registro por vídeo e fotográfico.
by DC

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas