terça-feira, 12 de agosto de 2014

Produtos caros de limpeza nem sempre são necessários. Descubra os poderes da banana, tomate, batata, ketchup, maionese e refrigerante!




Esqueça os produtos de limpeza caros, use uma batata para limpar a sua casa: Expert revela ciência por trás de alimentos que combatem a ferrugem, calcário e manchas

Durante décadas, os alimentos têm sido apontados como substitutos para produtos de limpeza domésticos, muitas vezes, caros. Agora, um especialista em limpeza revelou a ciência por trás de certos alimentos que são úteis para combater a ferrugem, remover manchas e até mesmo corrigir rachaduras na madeira. A variedade inclui batatas, cascas de banana, castanha do Pará, vinagre e maionese.

Em entrevista ao Daily Mail, Alexandra Depledge, executiva-chefe de limpeza do Hassle.com, disse que o ketchup é bom para a limpeza de elementos de latão, cobre e prata. “As manchas nessas superfícies aparecem, principalmente devido a compostos de enxofre no ar. Quando o ketchup é aplicado no metal, o ácido natural dos tomates reagem como oxidante de prata, de bronze ou de cobre, combatendo a mancha”, explica a especialista.

“Batata e bicarbonato de sódio são eficazes na luta contra a ferrugem, pois o ácido oxálico presente na batata, se mistura com o bicarbonato de sódio para ajudar a dissolver a ferrugem”, disse Depledge. Mesmo os níveis mais fracos de ácido podem dissolver e soltar os óxidos de ferro hidratados da ferrugem. Ou seja, o vinagre também é um ótimo removedor nesses casos!

Estes alimentos podem também impedir ou diminuir a oxidação que ocorre na superfície de materiais como o ferro, aumentando a resistência ao ataque químico natural. O ácido fosfórico presente em refrigerantes e o ácido cítrico do suco de limão também funcionam.

“Cascas de banana são, muitas vezes, utilizadas para limpar objetos de couro, acompanhadas por um pano úmido. Isso é realmente eficaz, pois o potássio da banana é absorvido lentamente e trabalha para unificar os arranhões do tecido”, explicou Depledge. O potássio é encontrado em produtos de encerar sapatos, pelo mesmo motivo.

“Algo que pode ser ideal para a remoção de marcas na madeira, é a maionese. Ela contém óleos e proteínas que diminuem os arranhões e deixa a superfície livre de manchas”, revelou a especialista, complementando que a reação que acontece na madeira é semelhante à do couro, citada acima.

Através da dilatação, as fissuras são apertadas na superfície. "Os óleos presentes na castanha do Pará também são eficazes e agem como um produto natural para escurecer e esconder arranhões”, completou. Porém, sabemos bem que as castanhas não costumam ser muito baratas!

Depledge também revelou que colocar grão de café em um pote vazio de margarina com furos na tampa, ajuda a manter a geladeira sem cheiros desagradáveis. Substâncias que flutuam no ar, que possuem odores, se ligam à superfície dos grãos de café por meio de um processo conhecido como "adsorção". "Invisível a olho nu os minúsculos poros em um grão de café criam uma grande área de superfície, por unidade de massa. Isso dá, em termos químicos, muita área para o cheiro aderir, anulando-o”, explicou.

E os refrigerantes, acredite, pode ser um limpador de vaso sanitário eficaz, pois contém ácidos carbônico, cítrico e fosfórico. Muitos destes ácidos já são encontrados em produtos de limpeza doméstica, e quando misturados em conjunto, a reação faz com que as manchas sejam expostas e eliminadas.

Produtos naturais de limpeza

Bananas: Esfregue a parte interna da casca de banana sobre a mancha de couro que precisa ser limpa. Quando terminar, esfregue com um pano úmido.

Refrigerantes: Despeje dentro do vaso e deixe descansar por uma hora para permitir que o ácido faça efeito. Limpe o interior da privada com uma escova de vaso sanitário e depois puxe a descarga. Vinagre também funciona.

Ketchup: Bom para limpeza de materiais de bronze, cobre e prata. Esfregue sobre a área que precisa de limpeza, deixe um tempo e limpe com um pano úmido.

Maionese: Ideal para a remoção de marcas na madeira. Use um pano com uma pequena quantidade de maionese para limpar apenas o que tem de ser removido. Dê tempo para os óleos surtirem efeito e depois retire os resíduos com um pano limpo.

Castanha do Pará: Também eficaz em superfícies de madeira. Corte uma castanha no meio e esfregue vigorosamente sobre todos os riscos.

Batatas: Corte a batata ao meio e mergulhe o lado sem casca em bicarbonato de sódio. Quando coberto, esfregue a batata com firmeza nas áreas enferrujadas.

Toranja (grapefruit): Ideal para remover calcário. Corte a fruta ao meio e polvilhe metade com sal. Esfregue a área e depois lave com água.

Café: Coloque o café moído seco em um pote de margarina velho, com furos na tampa. Coloque na geladeira e deixe para eliminar o odor.

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / Pixabay

Nenhum comentário:

Em Alta

O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

Mais Lidas