quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O que sabemos sobre os albinos? Em geral, não muito, umas duas ou três palavras só. Hermeto Pascoal e Sivuca. Para aumentar um pouquinho o repertório, trago aqui algumas informações sobre essa condição genética.


Por que algumas pessoas são albinas?
O albinismo ocorre por falha na produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Com pouca ou nenhuma melanina, as pessoas albinas têm cabelo e pele muito claros e os olhos, em geral, são azuis.
A pele
A função da melanina é proteger a pele do sol. Sem essa proteção natural, a pele pode sofrer queimaduras solares até em dias nublados. E existe o risco de desenvolver câncer de pele. Por isso, o albino precisa usar filtro solar sempre que estiver ao ar livre, além de roupas protetoras.
Os olhos
A melanina tem também papel importante no desenvolvimento dos olhos. A ausência de melanina causa problemas de visão que incluem estrabismo, astigmatismo, miopia e sensibilidade à luz forte (fotofobia). Em ambientes externos, os albinos devem sempre usar óculos de sol com proteção UV. Além de proteger do sol, os óculos vão dar mais conforto ao aliviar a fotofobia.
Beleza albina
A propósito, o fotógrafo Gustavo Lacerda  vem desenvolvendo um trabalho lindo com albinos. Dê uma olhada:
E, como citei os dois lá no começo, se der vontade de ouvir um som deles, aí vai um muito bom:



Por Lucia Mandel

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas