terça-feira, 12 de agosto de 2014

Hambúrgueres, fast food e sanduíches... fotógrafo Peter Augustus muda nossa visão sobre comida com série de fotos

Nunca mais um hambúrguer ou seus nuggets será apreciado do mesmo jeito depois de você ter visto a série de fotos de Peter Augustus.
Em "Mysterious Meat" (Carne misteriosa, em tradução livre), esse fotógrafo texano que vive em Hong Kong mostra a verdadeira composição dos pratos industrializados, e sobretudo a carne que eles contêm, em sua forma bruta.
Aqui, um sanduíche de bacon, alface e tomate, clássico prato nos Estados Unidos:
blt peter augustus
Plus de photos dans le diaporama à la fin de cet article.
Mais fotos na galeria no fim deste texto
A ideia dessa série pouco atraente lhe ocorreu quando o fotógrafo se mudou para o oriente. "Ao chegar a Hong Kong pela primeira vez, as cenas que mais me marcaram foram os açougues (...)", explica Peter Augustus. "Como estrangeiros vindos de uma grande cidade do Ocidente, a maioria de nós nunca vê de perto com que se parece o animal que vamos comprar e comer - está sempre embalado adequadamente e apresentado em um supermercado climatizado", ele constatou.
"Ao ter de passar na frente desses açougues todos os dias, com as cabeças de porcos, os intestinos, os olhos e os pulmões pendurados de ganchos em pleno ar, isso me trouxe um desafio de encarar essas lojas como um lugar normal, de onde vem o verdadeiro alimento, que termian no cardápio de um restaurante local."
Desde então o fotógrafo se pergunta sobre a relação que temos com nosso alimento, recusando-nos a saber o que compõe nossos pratos preparados, hambúrgueres, sanduíches e hot-dogs. "Ao fazer isto, espero que o espectador leve em conta a forma natural de seu alimento", explica o fotógrafo.
nuggets
Ao contrário do que poderíamos imaginar, Augustus não é vegetariano. No entanto, admite que esta série de fotos "definitivamente mudou meus hábitos de consumo". "Agora eu me esforço para saber de onde vem e como foi criado o animal que como, e isso determina se o como ou não", declara o fotógrafo ao HuffPost.

"Não quero dar lições, mas se um número maior de carnívoros fizesse isso, penso que haveria menos animosidade em relação aos vegetarianos mais apaixonados."
Com a repercussão que tiveram as quatro primeiras fotos de "Mysterious Meat", Peter Augustus pretende seguir seu projeto. Mas a sequência de seu trabalho talvez não tenha a mesma forma. O fotógrafo diz trabalhar em novas imagens, mas também em esculturas que misturam diversas mídias.



by brasilpost

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas