quarta-feira, 23 de julho de 2014

Vinhoduto rompe e espalha vinho em Bento Gonçalves, RS

  • Postado por   
  • (Fotos de ouvintes/ Oi FM)(Fotos de ouvintes/ Oi FM)Na tarde desta quarta-feira, dia 23, por volta das 13h, um cano de PVC do vinhoduto que liga a matriz da Aurora com a unidade 2, localizada no bairro Borgo, rompeu, espalhando vinho pela rua 13 de maio.

    O abastecimento foi rapidamente interrompido para evitar novos danos. De acordo com a prefeitura, a Aurora deverá solicitar autorização, assim que parar de chover, para realizar a abertura da rua e localizar o vazamento. No domingo, a secretaria de Obras fará reparos para sanar o dano, quando o trânsito estará em meia pista no trecho.

    De acordo com o enólogo Nauro Morbini, da Unidade 2 da cooperativa, ainda não se pode afirmar com certeza o que vazou e qual o motivo do vazamento. Segundo ele, há  duas tubulações no local: uma utilizada diariamente para o tratamento de efluentes, e outra utilizada esporadicammentte ppara o transporte de vinho destinado à produção de coolers.

    Diferentemente de anos anteriores, em que chegava a passar pelo vinhoduto cerca de 8 milhões de  litros de vinho por ano, agora o volume médio não passa dos 200 mil litros.

    O que é o Vinhoduto

    As três principais unidades do empreendimento Aurora estão interligadas por tubulações especialmente projetadas e construídas para o envio do vinho, em qualquer sentido entre as unidades produtoras. A cooperativa planejou e desenvolveu essas tubulações que ultrapassam 4,5 mil metros de extensão com o objetivo de transportar a bebida da melhor maneira possível, eliminando a tarefa antes realizada por carros-pipa.

    O vinho é bombeado nas tubulações através de bombas especiais, as quais enviam suavemente o líquido para o destino necessário dentro das Unidades.
     
    De acordo com o enólogo Nauro Morbini, atualmente, o transporte de sucos e vinhos finos é realizado por caminhões, enquanto o vinhoduto é utilizado para transportar o líquido destinado à produção de outras bebidas.
    (Fotos de ouvintes/ Oi FM)(Fotos de ouvintes/ Oi FM)

    Nenhum comentário:

    Em Alta

    O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

    A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

    Mais Lidas