sábado, 26 de julho de 2014

Gato na Moda

gato 001 Gato na Moda

Gato está na moda,  disse outro dia minha mãe, expertise aos 81 anos de vida.
- Como assim, gato está na moda, mãe?
- Gato está na moda. Em todo o lugar tem alguém falando de gato, adotando gato, comprando gato, tirando foto com gato... Gato está na moda.
Não me lembro um dia em que felinos não fossem moda na história da minha família, ou da humanidade.  Meu irmão, quando criança, teve sete gatos. Lembro do nome da matriarca: Mina. Mina de neve, porque era toda  branca. Mina vivia tendo filhotes,  afinal, eram os anos 70 e gatos que sempre nasceram livres, eram mais livres ainda.
epicy famous people photo rarities 01 Gato na Moda
Freddie Mercury e seus gatões
Essa  felina corajosa me presenteou com a  visão inesquecível do nascimento de uma ninhada. Eu devia ter quatro anos e foi no canto do quarto de costura de minha mãe. Parideira essa Mina. Um, dois, três, cinco, seis... sete.
Meu irmão, como um bom chefe de tribo pele vermelha dos indiozinhos Toddy, batizava seus gatos observando o modo de cada um e o que acontecia em volta. Entre seus sete gatinhos nada rodrigueanos  estava Bravinho e Marininha.  Bravinho por motivos óbvios. Marina era o nome de alguma personagem de novela da Tupi.
Por onde ele ia, os sete o seguiam formando uma loga cauda preenchendo sua sombra. Se ele ficava de castigo, os sete ficavam com ele.
Meu irmão também trouxe nossa primeira gata de raça: Chelly, uma persa cinza, quando éramos quase adultos. Chelly ficou quase duas décadas conosco.
Gatos sempre estiveram nas paradas, no pedaço, na história
stars 107 Gato na Moda
Achou o gato de Liz Taylor?
Misteriosos, sim. Talvez por isso muita gente desconfia das verdadeiras intenções dos felinos. Olham para o nada enxergando o que só eles conseguem ver. Olham para nós como que estabelecendo uma comunicação que ainda não alcançamos. Pode não ser verdade, mas que eles têm toda a pose, tem. Muito chique.
epicy famous people photo rarities 04 Gato na Moda
Steve Martin
Terapia Felina
Um dos berços do pensamento  moderno, Viena, na Áustria, abriu seu primeiro Café com Gatos; um espaço aberto com gatos à solta onde você pode degustar um delicioso café enquanto aprecia o ronronar  ao seu lado no sofá. Ler um jornal ou revista, tomando um café e acariciando um gato lotou o Café Neko (gato em japonês) em poucos dias. A idealizadora? Uma japonesa que escolhe os gatos no abrigo de Viena pelo temperamento e não pela beleza.
cafe of cats Gato na Moda
Café com Gatos
Há Cafés com Gatos em Paris e em muitas outras cidades da Europa. Mas virou febre mesmo foi no Japão. São companhias cuja presença alivia tensões e angústias. Acredite.
Já no Egito... coisa de deus
bastet gato egipcio estatua estatueta escultura MLB F 3125299758 092012 Gato na Moda
Bastet é a deusa egípcia com cabeça de gato, que representa o prazer, a fertilidade, a música e o amor. , o deus solar e Ísis, deusa da vida – adivinhem – também apresentam traços felinos.
Mas antes de serem cultuados como verdadeiras divindades pelos egípcios, os gatos serviam mesmo era para caçar os ratos que assolavam as plantações. Diante de tanto bem e proteção, passaram a fazer parte da família  até se tornarem divindades.  Acho digno.
 Boa é a moda de acabar com o preconceito.
Como boa gateira e admiradora dos felinos de qualquer tamanho, posso garantir por experiência própria:   não, gatos não gostam da casa, gostam de você. Gatos não são  traiçoeiros, são inteligentes e respondem de acordo com o que recebem. Gatos são fiéis, fidedignos, se enroscam em nossas pernas para deixar claro a quem pertencem e a que gatovocê pertence. Cada vez que se enrolam em seus pés, emanam um cheiro para que outros gatos saibam: nem vem que não tem, esse humano já tem gato.
Carinho e Calma
Gatos são carinhosos e atenciosos. Agora mesmo, Capitú e seus olhos verdes está esparramada sobre meu colo enquanto escrevo sobre seus ancestrais.
Gatos cheiram lágrimas e vez ou outra, uma pata surge sobre sua mão e lá fica enquanto você precisar.
Tem gato bom, ruim, feio, bonito, bravo, agressivo, carinhoso, fiel, solto, livre, chegado. Como qualquer animal de estimação. Não é como nasce. É como você cria.
E, mãe, até onde eu sei, gato nunca saiu de moda. Talvez tenha chegado a hora de acabar é com o preconceito. Tomara.
by R7

Nenhum comentário:

Em Alta

O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

Mais Lidas