sábado, 14 de junho de 2014

Jovem emagrece 50 quilos após ter perdido o fôlego ao se abaixar

14/06/2014 09h00 

Cyro Duarte ficou sem ar ao se abaixar para pegar uma caneta no chão.

Analista de sistemas contou com o apoio da mãe para não perder o foco.

Fabíola GleniaDo G1, em São Paulo
O analista de sistemas Cyro Duarte emagreceu cerca de 50 quilos (Foto: Arquivo pessoal/Cyro Duarte)O analista de sistemas Cyro Duarte emagreceu cerca de 50 quilos (Foto: Arquivo pessoal/Cyro Duarte)
O analista de sistemas Cyro Duarte estava trabalhando quando a caneta caiu no chão. Ele inclinou o corpo para pegá-la, mas a pressão da barriga no peito foi tamanha que ele perdeu totalmente o ar. Neste momento, ele percebeu que ter chegado aos 150 quilos com apenas 24 anos estava, de fato, prejudicando sua vida. “Foi aí que a ficha caiu e vi que precisava cuidar da minha saúde. As pessoas me falavam que eu estava obeso, que precisava emagrecer, e isso me deixava chateado, mas não me fazia mudar de pensamento e ver que realmente precisava fazer algo por mim urgentemente”, diz.
Cyro conta que sempre foi gordinho, mas o ganho “gigantesco” de peso, como ele mesmo define, ocorreu mais tarde, quando passou a conciliar estudos com trabalho e tornou-se sedentário. “Me alimentava muito mal. Como tinha trabalho para fazer, o tempo era sempre corrido, pedia sanduíche, pizza e tentava a maneira mais prática.”
O analista de sistemas Cyro Duarte emagreceu cerca de 50 quilos (Foto: Arquivo pessoal/Cyro Duarte)O analista de sistemas diz que é "ruim" para comer
(Foto: Arquivo pessoal/Cyro Duarte)
Quando decidiu emagrecer, o analista de sistemas contou com uma ajuda preciosa. “Minha mãe foi a pessoa mais fundamental nesse processo. Ela já deixava toda a alimentação pronta para eu levar para o trabalho, lanche, almoço, lanche da tarde, refeição da noite. E continua até hoje. Isso foi essencial”, diz.
Com esta ajuda, mais as atividades físicas, Cyro emagreceu 20 quilos em um ano e meio. No início, as atividades físicas eram feitas com muito cuidado, para não sobrecarregar as articulações devido ao excesso de peso. Neste ínterim, ele começou a pesquisar cada vez mais sobre alimentação saudável, exercícios físicos, e passou a entender o próprio corpo. Mais um ano e meio depois, ele eliminou outros 30 quilos. Hoje Cyro pesa 100 quilos, mas ainda quer eliminar mais 10 a 15 quilos.
Hoje, a rotina de exercícios de Cyro inclui capoeira, natação, musculação e trabalho aeróbico. Ele vai à academia cinco vezes na semana e, nos finais de semana, gosta de ir ao Parque da Cidade para correr. “No início eu fazia atividade física porque precisava fazer aquilo. Insisti durante dois anos porque era preciso. Hoje eu gosto mesmo, faz parte do meu dia a dia. Se deixo de ir à academia, fico agoniado.O analista de sistemas conta que “é muito ruim para comer”. Ele não gosta de muita coisa, por isso, tenta adaptar a dieta ao seu estilo. Apesar de não gostar de legumes e verduras, ele come. “O que eu não gosto de comer de jeito nenhum é frango e peixe. Como carne vermelha, mas de maneira reduzida, procurando uma opção sem gordura”, diz.
O analista de sistemas Cyro Duarte emagreceu cerca de 50 quilos (Foto: Arquivo pessoal/Cyro Duarte)Cyro vai 5 vezes por semana à academia e corre nos fins de semana (Foto: Arquivo pessoal/Cyro Duarte)

Nenhum comentário:

Em Alta

O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

Mais Lidas