sábado, 21 de junho de 2014

Irmão de garota com leucemia faz campanha na web para achar doador

21/06/2014 14h33 - Atualizado em 21/06/2014 14h33

Rafaela Raizer enfrenta câncer e precisa de um transplante de medula.

Ela inspirou garoto de 7 anos a escrever livro 'A Princesa que usa óculos'.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
O menino Alexandre Raizer, de 7 anos, lançou um vídeo na internet para tentar conseguir um doador de medula óssea compatível para sua irmã, Rafaela Raizer Landim Silva, de 6. A menina, que foi a personagem principal de um livro feito pelo garoto em virtude da relutância em usar óculos, luta contra um tipo raro de leucemia. Rafaela já foi incluída no cadastro do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), mas a família tenta conscientizar sobre a importância da doação.

A garota foi diagnosticada com a doença no final de abril deste ano, em Goiânia. Ela e o irmão foram adotados pelos pais quando eram bebês e, por isso, não conseguiu encontrar um doador de medula compatível na família. Por causa da doença, ela já perdeu os cabelos e, segundo a mãe, a assistente social Luciana Raizer da Silva, a garota está muito abatida.
No vídeo postado em seu blog, Alexandre explica como fazer para ser doador e também explica a importância do gesto capaz de salvar uma vida (veja vídeo acima).  “A princesa que usa óculos na luta contra o câncer é uma história real. Minha princesa Rafaela está com leucemia e precisa urgentemente de um transplante de medula para sobreviver”, disse o garoto.
Toda a família está empenhada na campanha para encontrar um doador compatível para Rafaela. Eugênio César da Silva, pai dos meninos, explica que apenas o transplante pode curar de vez a garota. “O diagnóstico dela é genético. Então, se não substituir a medula, a gente não vai conseguir estancar de vez essa doença”, disse.
Na próxima segunda-feira (23), o Hemocentro vai coletar sangue em busca de um doador de medula para Rafaela. Quem quiser aderir à campanha, basta ir ao complexo administrativo da Secretaria da Fazenda, no Setor Vila Nova. Para realizar o exame de compatibilidade, será coletado uma amostra entre 5 ml e 10 ml de sangue.
Tratamento
A médica oncologista Renata Voluti é especialista no tratamento de doenças em crianças e responsável pelo caso de Rafaela. Ela explica que uma mutação genética rara torna a leucemia da menina mais grave e difícil de ser tratada.
"A gente não consegue destruir todas as células da leucemia no tempo que a gente precisa e outra coisa que essa mutação faz, mesmo que o paciente consiga atingir a remissão, é aumentar a chance da recaída. Por isso que foi indicado o transplante para a Rafaela", pontua.
Rafaela e o irrmão Alexandre na época em que livro foi lançado, em Goiânia (Foto: Gabriela Lima/G1)Alexandre posa com a irmã antes do diagnóstico
da leucemia (Foto: Gabriela Lima/G1)
Livro
Alexandre surpreendeu a família ao fazer um livro infantil para ajudar a irmã. Com problemas de visão, Rafaela relutava em usar óculos. Ele, então, por iniciativa própria, escreveu e ilustrou a história "A Princesa que usa óculos", dedicada à caçula da família.
Rafaela tem astigmatismo e hipermetropia. Apaixonada pelas heroínas dos contos de fadas, ela  argumentava com os pais que não existia princesa de óculos. "Ficava vendo ela reclamar e pensei: 'Vou resolver esse problema'", explicou Alexandre ao G1, em setembro do ano passado.
O autor mirim ganhou repercussão nacional e foi convidado a participar do programa Encontro, da Fátima Bernardes, e de feiras literárias.

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas