A Copa que ninguém quer ver


Juca Kfouri
Há relatos de aumento da repressão nas áreas próximas à Fan Fest, no vale do Anhangabaú, e de brutalidade na remoção de pessoas em situação de rua do viaduto Alcântara Machado
Para denunciar a intensificação dos abusos da PM e da GCM contra a população de rua, serão realizadas nesta segunda-feira (16), a partir das 17h, partidas de futebol popular em frente à Sala São Paulo (praça Júlio Prestes).
Com o mote “Povo de Rua, primeiro eliminado da Copa”, o ato é organizado pelo CATSO (Coletivo Autonomo dos Trabalhadores Sociais) e pela Pastoral do Povo da Rua.
Segundo as entidades que trabalham para promoção de direitos para o povo de rua, a prática conhecida como “rapa” – que violenta e constrange essa população, além de recolher seus poucos pertences – tem sido aplicada de maneira brutal.
No dia 30 de Maio, a menos de 15 dias para o início dos jogos da Copa do Mundo, a equipe de limpeza urbana, a tropa de choque da PM e a GCM atacaram pessoas que vivem em baixo do viaduto Alcântara Machado (início da Av. Radial Leste e caminho para o Itaquerão) com cacetetes, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral. Havia crianças e idosos no local.
[Veja o vídeo: http://goo.gl/qsT6lt]
Há também denúncias de que na região central uma “abordagem de rotina”, em que o povo de rua é revistado e seus pertences são revirados, vem acontecendo várias vezes por dia desde o começo do mês.
20140616-133158-48718650.jpg
blog do Juca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALETES E CAIXOTES DE MADEIRA NA SUA CASA JÁ!

Reencarnação e Alma dos Animais por Chico Xavier

A flor mais rara do mundo