segunda-feira, 16 de junho de 2014

6 táticas para lidar com colegas de trabalho "sem noção"

Saiba o que fazer para fugir desse tipo de profissional - que pode prejudicar sua carreira

Da Redação - 16/06/2014

crianças;  (Foto: ThinkStock)
Sabe aquele colega de trabalho que contamina o ambiente por ser rude, fofoqueiro, preguiçoso e ainda por cima "se achar demais"? Pois é, as empresas do Brasil e do mundo estão cheias de pessoas com alguma dessas características – ou todas elas.
E o pior é que nem sempre é possível ficar longe desses "sem noção": você tem que participar das mesmas reuniões e participar daqueles happy hours impostos pela chefia. Às vezes, essa pessoa é seu chefe, ou trabalha com você, e não adianta esperar pela saída dele.
O site da revista "Inc." fez uma lista de dicas para quem precisa lidar com esses "sem noção". Saiba o que fazer para que nenhuma dessas pessoas tóxicas prejudiquem o seu trabalho:
1) Não se importe
Não podemos controlar as ações dos outros, mas temos 100% de controle sobre como reagimos a eles. O primeiro passo é parar de pensar em quem está incomodando: você pode acabar sabotando seu trabalho por perder tempo querendo saber o que esse colega está fazendo. Se a solução dos problemas causados não está ao seu alcance, não guarde estresse. 
2) Distancie-se
Se o colega de trabalho "sem noção" está no mesmo espaço que os outros colaboradores, pode ser difícil se afastar. Mas tente. Caso apareça um lugar vago em uma região mais distante, não hesite em pedir para mudar. Encontre um argumento válido para reivindicar esse espaço.
Se não der certo, distancie-se mentalmente. Se você puder usar fones de ouvido enquanto trabalha, apele para a música, que é um ótimo recurso para manter o foco na tela do computador.
3) Reclame
Caso a relação com o colega de trabalho se torne impossível por alguma razão, não tem jeito: você vai ter que fazer uma reclamação formal do comportamento do "sem noção". Mas apenas reclame das coisas ruins que ele está fazendo no trabalho. Nunca leve os seus atritos para o lado pessoal. Uma reclamação sobre comportamento inadequado, por exemplo, não pode virar uma lista com tudo o que essa pessoa fez de ruim na vida.
4) Não o ignore completamente
Você precisa de distância, mas nunca ignore completamente um "sem noção". Coopere com ele até certo ponto. Deixe-o falar e não o interrompa. Se ele quiser compartilhar suas ideias, tudo bem, mesmo que elas sejam ruins. Assim, é mais fácil para as outras pessoas perceberem como o colaborador em questão é nocivo para o ambiente de trabalho.
5) Cerque-se de pessoas "com noção"
A melhor maneira de contra-atacar colaboradores pessimistas, fofoqueiras e presunçosas é se rodear de pessoas competentes e otimistas. Faça o possível para ficar perto de pessoas com essas características – elas podem fazer você esquecer os "sem noção" do trabalho.
6) Olhe para si mesmo
Não se esqueça de fazer um julgamento de si mesmo. Será que seu comportamento é considerado bom por seus colegas? Pode ser que você também seja um "sem noção". Note se o que você pensa e faz no trabalho pode ser ruim e faça o possível para melhorar.
by http://revistapegn.globo.com/

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