domingo, 1 de setembro de 2013

Snowden hackeou computadores da NSA, diz NBC

 29/08/2013 14:51


Edward Snowden é um hacker “brilhante” que conseguiu acesso aos documentos secretos da NSA fazendo-se passar por oficiais, afirma o noticiário NBCNews

Getty Images
Cartaz de Edward Snowden
Cartaz em apoio a Snowden: o ex-espião teria usado habilidades de hacker para obter 20 mil documentos secretos da NSA 
São Paulo -- Desde que Edward Snowden começou a divulgar documentos sigilosos da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), muita gente vem perguntando como um simples técnico de computação teve acesso a tantos segredos. Não haveria uma falha grave de segurança nisso?
Uma reportagem NBCNews vem confirmar a suspeita. Os jornalistas do noticiário entrevistaram um ex-oficial americano com conhecimento do caso. “A cada dia, eles descobrem quanto Snowden era brilhante”, diz o oficial. O hacker teria conseguido acesso aos documentos secretos fazendo-se passar por oficiais.
Na época, Snowden trabalhava no Havaí para a empresa Booz Allen Hamilton, que, por sua vez, prestava serviços à NSA. Ele tinha acesso à intranet da agência, chamada NSAnet. Por causa da natureza de seu trabalho, ele já tinha passe livre para ver muitos documentos sigilosos.
Mas, segundo o relato do NBCNews, Snowden foi mais longe, usando identidades de oficiais para obter outros documentos que exigiam um nível de permissão de acesso superior ao seu. Além disso, também por causa do tipo de trabalho que realizava, ele tinha permissão para copiar arquivos para pen drives.
Antes disso, Snowden já havia trabalhado para a CIA na Suíça, na área de segurança de computadores. Ele também havia passado por uma unidade da Dell no Japão, prestando serviços para a CIA. Em 2010, chegou a fazer um treinamento para atuar como “hacker do bem”, encontrando falhas de segurança em computadores.
Como se vê, o delator da NSA tinha bastante experiência em espionagem digital. Estima-se que conseguiu obter 20 mil documentos secretos, que ele levou em maio para Hong Kong e, depois, para a Rússia, onde vive atualmente.

NSA quebrou o código do sistema da ONU e espiou videoconferências


Revista alemã Der Spiegel cita material de Edward Snowden que aponta a intercepção de centenas ?de chamadas
Revista alemã Der Spiegel cita material de Edward Snowden que aponta a intercepção de centenas de chamadas DON EMMERT/AFP
Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos terá conseguido aceder ao circuito interno de vídeo das Nações Unidas, o que lhe permitiu espiar as comunicações por videoconferência e outras trocas de dados originados na sede nova-iorquina da organização.
Segundo documentos secretos da NSA ontem divulgados pela revista alemã Der Spiegel, os especialistas do programa de vigilância electrónica da agência norte-americana conseguiram descodificar o sistema de encriptação do circuito interno das Nações Unidas no Verão de 2012, e assim “aumentar de forma dramática os dados obtidos” a partir das telecomunicações.
“O tráfego de dados de vídeo dá-nos acesso às teleconferências das Nações Unidas (viva!)”, congratulou-se um dos agentes envolvidos no programa, em documentos citados pela Der Spiegel e que faziam parte do espólio do informador Edward Snowden, o analista que foi consultor da NSA e também da CIA e que se assumiu como o responsável pela fuga de informação.
A revista alemã escreve que, depois da descoberta do código que protegia as telecomunicações da ONU, o número de mensagens recolhidas pela NSA disparou de 12 para 458 no espaço de três semanas.
As primeiras notícias sobre o programa de vigilância electrónica da NSA já davam conta do alargado espectro da espionagem dos serviços norte-americanos, que além da sede das Nações Unidas também tentaram colocar escutas nas representações diplomáticas da União Europeia em Washington e em Nova Iorque — a mudança de instalações nessa cidade foi devidamente “monitorizada” pelos espiões dos Estados Unidos, que detinham os planos onde estava definida toda a infraestrutura informática, a localização dos servidores e dos terminais de computador dos novos gabinetes, refere a Der Spiegel.
“Colectas Especiais”
O programa de escutas em mais de 80 embaixadas e consulados estava identificado dentro da agência como “Serviço de Colectas Especiais”: “A vigilância era intensiva e bem organizada e tinha pouco ou mesma nada a ver com a observação de actividades terroristas”, diz a revista, acrescentando que as acções de espionagem – que são ilegais – rompem o histórico compromisso dos Estados Unidos de não realizar operações secretas que envolvam a actividade da ONU.
Os documentos na posse da Der Spiegel revelam, no entanto, que não terão sido apenas os serviços secretos dos Estados Unidos a tentar escutar os diplomatas internacionais: um relatório interno de 2011 diz que os agentes da NSA se tinham deparado com tentativas de colocar escutas e descodificar as telecomunicações das Nações Unidas por parte dos serviços secretos da China. Não é claro se os os agentes chineses conseguiram quebrar o código e analisar as informações provenientes da sede da ONU

Agência de Segurança Nacional


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Coordenadas: 39° 6′ N, 76° 46′ W


Selo da NSA

A Agência de Segurança Nacional (em inglês: National Security Agency - NSA) é a agência de segurança dos Estados Unidos, criada em 4 de novembro de 1952 e responsável pela SIGINT, isto é, inteligência obtida a partir de sinais, incluindo interceptação e criptoanálise. Também é o principal órgão estadunidense dedicado a proteger informações sujeitas a SIGINT, sendo dessa forma o maior núcleo de conhecimento em criptologia mundial, apesar de raramente divulgar alguma informação sobre as suas pesquisas.1

O NSA é parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos e tradicionalmente comandado por um general de três estrelas ligado a área de segurança.2 É supostamente a maior agência de segurança do Estados Unidos e do mundo. É responsável por interceptar e analisar ligações externas para garantir a segurança do país e dos seus aliados.3 A sede da agência está localizada no Fort George G. Meade, em Maryland.4

A NSA durante algum tempo após sua criação era tão secreta que o governo americano negava sua existência. Por isso, recebeu alguns "apelidos": No Such Agency (algo como não há tal agência), Never Say Anything (nunca diga nada, ou nunca diga alguma coisa) ou em português "Ninguém Sabe dessa Agência".5

Echelon

Uma das centenas parabólicas aos serviços do Echelon

Acredita-se que a NSA/CSS, com a cooperação das agências equivalente nos Reino Unido (Government Communications Headquarters), Canadá (Communications Security Establishment), Austrália (Defence Signals Directorate), Nova Zelândia (Government Communications Security Bureau) e outros conhecidos como o grupo UKUSA, sejam os responsáveis pelo Sistema Echelon. Suspeita-se que as suas capacidades transformam-na na maior interceptora de transmissões telefônicas, fax e até tráfego de dados da Internet, com o objetivo de procurar ameaças à segurança mundial. Há vários locais onde são interceptadas essas transmissões, das quais se destacam os Estados Unidos e a Inglaterra.6
O mundo observado.

Em 6 de Julho surgem informações de que os EUA espionaram milhões de e-mails e ligações de brasileiros e aparece como alvo na vigilância de dados e é o mais monitorizado na América Latina. É o que demonstram documentos aos quais o jornal O Globo teve acesso. Eles foram colectados por Edward Joseph Snowden, técnico em redes de computação que nos últimos quatro anos trabalhou em programas da NSA entre cerca de 54 mil funcionários de empresas privadas subcontratadas - como a Booz Allen Hamilton e a Dell Corporation.7

NSA espionou diplomatas franceses e Al-Jazeera, aponta revista alemã

01/09/2013 15h30 - Atualizado em 01/09/2013 15h30


Agência dos EUA espionou missões diplomáticas em 2010, diz Der Spiegel.
NSA teve acesso à comunicação interna da rede de televisão do Catar.

Da France Presse
A Agência Nacional de Segurança dosEstados Unidos (NSA, na sigla em inglês) espionou diplomatas franceses nos EUA e a rede de televisão do Catar Al-Jazeera, aponta a revista alemã Der Spiegel, neste domingo (1º).
A NSA espionou há três anos as delegações diplomáticas francesas em Nova York e em Washington, de acordo com um documento interno da agência, de junho de 2010, que foi classificado como confidencial e ao qual a revista teve acesso.
A agência de segurança se interessou especialmente pela rede privada virtual (VPN) que une os computadores de embaixadas, consulados e a sede do Ministério das Relações Exteriores da França, segundo a Der Spiegel.
A revista já tinha revelado que a NSA, de onde o ex-consultor Edward Snowden filtrou documentos secretos sobre o sistema de vigilância eletrônica dos EUA, havia penetrado no sistema da ONU em 2012.
A revista havia informado no final de junho, baseando-se em documentos fornecidos por Snowden, que a NSA tinha como alvos os gabinetes da União Europeia em Bruxelas, assim como a missão diplomática da União Europeia em Washington e nas Nações Unidas.
A NSA também espionou a comunicação interna e fortemente protegida da Al-Jazeera, de acordo com a Der Spiegel. Ela se baseou em um relatório do centro de análises de redes da NSA de março de 2006, obtido por Edward Snowden.
A NSA teve acesso a documentos protegidos de "alvos interessantes" da rede de televisão. De acordo com esse documento, os conteúdos decifrados foram transmitidos aos serviços da agência de segurança americana. Não se sabe em que medida os jornalistas da rede foram espionados e até que data, indica a Der Spiegel
.
by G1

Em Alta

Transtorno dissociativo de identidade é raro e acomete 1,5% da população

O TDI está classificado dentro dos transtornos transformamentais, porque leva o indivíduo acometido pela doença a mudar seu funcionamento Um...

Mais Lidas