Postagens

Mostrando postagens de Março 24, 2013

Arquivos do DOPS sobre a ditadura são liberados na internet

Imagem
0/03/2013 13:33 O Estado de São Paulo


O Arquivo Público do Estado de São Paulo deixará disponível online, a partir da semana que vem, 274.105 fichas e 12.874 prontuários produzidos pelo Departamento de Ordem Política e Social, o Dops-SP (1923- 1983).

O material, que equivale a cerca de 10% de todo o acervo, poderá ser acessado no site: http://www.arquivoestado.sp.gov.br./

O Dops paulista foi uma das principais centrais da repressão da ditadura militar (1964-1985), de onde o governo controlava e reprimia movimentos políticos contrários ao regime. O local foi palco de torturas e mortes.

“É apenas o começo. Continuamos o trabalho de digitalização e, nos próximos anos, iremos disponibilizar todo o material”, afirma o coordenador Carlos Bacellar. A divulgação oficial acontecerá em evento na segunda-feira no Arquivo Público do Estado de São Paulo, com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), palestra e mesa-redonda com especialistas. O material publicado online facilita o acesso do ci…

ONU critica uso excessivo de prisão e falta de assistência jurídica no País

O Brasil tem uma das maiores populações carcerárias do mundo, com cerca de 550 mil pessoas, das quais 217 mil estão em prisão preventiva
 Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Detenção Arbitrária criticou nesta semana o uso excessivo da prisão e as deficiências na prestação de assistência jurídica eficaz às pessoas detidas no País. Segundo os peritos, privar as pessoas de sua liberdade é o recurso mais comum utilizado no Brasil, tanto em termos de detenção administrativa quanto no sistema de justiça criminal. Existe uma cultura do uso de privação de liberdade como a norma e não como uma medida excepcional reservada para delitos graves Roberto GarretónEspecialista em direitos humanos "Existe uma cultura do uso de privação de liberdade como a norma e não como uma medida excepcional reservada para delitos graves, conforme exigido pelas normas internacionais de direitos humanos", disse o especialista em direitos humanos Roberto Garretón ao final da visita oficial de 10 dias a…

Moradores encontram corpo enterrado em terreno baldio em SC

30 de Março de 2013•22h43 Moradores de Araquari, no norte de Santa Catarina, encontraram o corpo de uma mulher enterrado em um terreno baldio do bairro Icaraí no começo da noite de sexta-feira. Segundo os Bombeiros Voluntários da cidade, os moradores sentiram um forte cheiro no local e, com a ajuda de um cachorro, conseguiram achar o corpo.
A suspeita é que a mulher tenha sido enterrada no local há pelo menos quatro dias. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e deve fazer a identificação da vítima, já que o corpo estava em avançado estado de decomposição. A Polícia Civil vai investigar o caso.

Idosa de 81 anos é enforcada com fio de televisão em GO 21h35 Segundo o delegado regional André Fernandes, a vizinha suspeitou da movimentação na casa e foi até o local, quando encontrou a idosa morta no chão. "Ouvimos várias testemunhas neste sábado e já identificamos um dos suspeitos", disse o delegado. O crime ocorreu por volta do meio-dia. Segundo ele, a suspeita é que dois ou trê…

Polícia apreende cocaína em casa de alto padrão, em Arujá

Imagem
30/03/2013 21h23 - Atualizado em 30/03/2013 23h35
Agentes estimam meia tonelada de cocaína, mas droga vai ser pesada.Suspeita é que casa abrigava uma refinaria. Cocaína foi encontrada em casa de alto padrão, em Arujá. (Foto: Jenifer Carpani/G1) A Polícia Militar estima ter apreendido cerca de meia tonelada de cocaína em uma casa de alto padrão em Arujá, na Região Metropolitana de São Paulo, na tarde deste sábado (30). A droga ainda vai passar por perícia, para que o peso seja confirmado. Os policiais chegaram ao local depois de uma denúncia anônima, mas o imóvel estava vazio. Segundo a o tenente Pedro Hiran, da Rota, o denunciante falou do forte cheiro de produtos químicos, que também foi percebido pelos policiais quando chegaram ao local. “Nós suspeitamos de tráfico interestadual ou até internacional.” Segundo a polícia, droga era refinada do lado
externo. (Foto: Jenifer Carpani/G1)
A Polícia Federal vai conduzir as investigações. Vizinhos disseram que percebiam movimentação estranha no …

O feirão da Petrobras Documentos da estatal revelam os bastidores da venda de patrimônio no exterior – como a sociedade secreta na Argentina com um amigo da presidente Cristina Kirchner

Imagem
28/03/2013 23h05 -


Na quarta-feira, dia 27 de março, o executivo Carlos Fabián, do grupo argentino Indalo, esteve no 22o andar da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, para fechar o negócio de sua vida. É lá que funciona a Gerência de Novos Negócios da Petrobras, a unidade que promove o maior feirão da história da estatal – e talvez do país. Sem dinheiro em caixa, a Petrobras resolveu vender grande parte de seu patrimônio no exterior, que inclui de tudo: refinarias, poços de petróleo, equipamentos, participações em empresas, postos de combustível. Com o feirão, chamado no jargão da empresa de “plano de desinvestimentos”, a Petrobras espera arrecadar cerca de US$ 10 bilhões. De tão estratégica, a Gerência de Novos Negócios reporta-se diretamente à presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster. Ela acompanha detidamente cada oferta do feirão. Nenhuma causou tanta polêmica dentro da Petrobras quanto a que o executivo Fabián viria a fechar em sua visita sigilosa ao Rio: a venda de met…

Manicure poderia ver menino morto no RJ como 'obstáculo', diz delegado

Imagem
30/03/2013  Mãe disse em depoimento que nunca desconfiou do marido.
Heraldo Bichara, o pai, deve depor na próxima semana.

João tinha 6 anos (Foto: Reprodução Globo News) Susana está em Bangu (Foto: Divulgação / Seap) saiba maisDelegado descarta participação de vizinha de manicure em crime no RJManicure suspeita de matar criança no RJ deixa delegacia sob protesto'Não fiz sozinha', diz manicure sobre morte de criança de 6 anos no RJCriança de 6 anos morta em Barra do Piraí, RJ, é enterradaCriança de 6 anos é encontrada morta dentro de mala em Barra do Piraí, RJ

O delegado João Mario Omena, que investiga o caso da

Electroni Numerical Integrator and Computer,ou seja, computador integrador numérico electrónico) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Muitos falam que o primeiro foi oMark I, mas este era apenas eletromecânico. Foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistasnorte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.

Imagem
Duas mulheres operando o ENIAC (fotografia pertencente ao Exército dosEstados Unidos (U.S. Army).
O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra. Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo;Criado na segunda guerra, tinha como principal finalidade cálculos balísticos;Possuía 17.468 válvulas, de 160 kW de potência; Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com umacalculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente. A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada p…

Tribunal do Quênia rejeita recurso e vice-premiê é declarado presidente

Imagem
O Tribunal Supremo do Quênia rejeitou neste sábado o recurso do premiê Raila Odinga sobre o resultado das eleições presidenciais de março, que elegeu com 50,07% dos votos Uhuru Kenyatta, 51. Desse modo, foi confirmada a vitória do vice-premiê, que é processado por crimes contra a humanidade.

Após anunciada a decisão, Odinga anunciou que acata a decisão e reconheceu a legitimidade de Kenyatta como presidente, apesar de considerar o pleito com irregularidades. Horas depois, Kenyatta agradeceu os pedidos de sorte e desejou unidade ao país.

"Quero garantir a todos os quenianos, inclusive os que não me votaram e que impugnaram a validade da minha eleição, que meu governo trabalhará com eles e servirá a todos sem nenhuma discriminação". O vice-chefe de governo venceu o pleito com 50,7% dos votos, contra 43,3% de Odinga, e terá direito a um mandato de seis anos. Ele recebeu as saudações das potências ocidentais, como Estados Unidos, Reino Unido e França, além da União Europeia. As …

Especialistas apontam medidas mais eficientes para o combate à dengue

Imagem
Minas Gerais registrou nos três primeiros meses desse ano 34 mortes e mais de 37 mil casos da doença foram confirmados. O segundo estado mais populoso do Brasil enfrenta uma epidemia de dengue.Minas Gerais registrou nos três primeiros meses desse ano 34 mortes e mais de 37 mil casos da doença foram confirmados. Várias cidades brasileiras têm usado métodos como água sanitária e fumacê para combater o mosquito transmissor. Mas os especialistas advertem que apenas essas medidas não evitam a proliferação do aedes aegypti. Em São José do Rio Preto, no interior paulista, o número de infectados pela dengue esse ano já é sete vezes maior que em 2012 inteiro. Uma das ações de combate ao mosquito é a nebulização nos bairros com maior incidência da doença. Parecido com a nebulização, o “fumacê” também é utilizado em muitas cidades brasileiras. Uma delas é Montes Claros, no norte mineiro, onde a dengue já infectou 1,2 mil moradores. O estado tem adotado outras medidas. Em Minas, para tentar frea…

Envolvimento direto no dossiê cubano contra Yoani Sánchez pode custar a cabeça de Gilberto Carvalho

Imagem
Envolvimento direto no dossiê cubano contra Yoani Sánchez 
pode custar a cabeça de Gilberto Carvalho

Uma das figuras mais poderosas do governo Lula-Dilma, o ministro Gilberto Carvalho, cometeu uma das maiores burradas dos últimos tempos e está com a cabeça a prêmio para ser detonado da Secretária-geral da Presidência da República. Documentos internos demonstram que Carvalho foi o operador do jogo-imundo para tentar desmoralizar a blogueira cubana Yoani Sánchez em sua viagem ao Brasil. O chanceler Antônio Patriota também acabou envolvido na trama. Claro, quem está por trás de Carvalho é o chefão Luiz Inácio Lula da Silva – que agiu a pedido dos irmãos Fidel e Raul Castro - seus amigos e parceiros.

O que seria um simples e covarde ato radicalóide de jovens petralhas contra a jovem dissidente cubana agora se transforma em um incidente diplomático e tem tudo para evoluir para uma crise política interna. No Senado, já circulavam ontem documentos comprovando que o ato contra Yoani foi organi…