sábado, 30 de março de 2013

Electroni Numerical Integrator and Computer,ou seja, computador integrador numérico electrónico) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Muitos falam que o primeiro foi oMark I, mas este era apenas eletromecânico. Foi criado em fevereiro de 1946 pelos cientistasnorte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.


Duas mulheres operando o ENIAC (fotografia pertencente ao Exército dosEstados Unidos (U.S. Army).

O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
  • Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações por segundo;
  • Criado na segunda guerra, tinha como principal finalidade cálculos balísticos;
  • Possuía 17.468 válvulas, de 160 kW de potência;
Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com umacalculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente.
A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e sequências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma seqüencia de lâmpadas.

Era tão grande que tinha de ser disposto em U com três painéis sobre rodas, para que os operadores pudessem se mover em torno dele. Foram gastos cerca de $500000,00(quinhentos mil) em sua construção.Predefinição:Carece de mais fontes Quando em operação, outros complexos cálculos de balística passaram a realizar–se em alucinantes 30 segundos, quando com as calculadoras manuais que até aí se usavam demorava 12 horas se obter o mesmo resultado. O centro de processamento tinha uma estrutura muito similar a dos processadores mais básicos que atualmente utilizamos nas nossas calculadoras de bolso. Tinha 20 registos de dez dígitos cada, onde se podiam efetuar somas, subtrações, multiplicações, divisões e raízes quadradas.Produção

As programadoras do ENIAC

O ENIAC era programado através de milhares de interruptores, podendo cada um dele assumir o valor 1 ou 0 consoante o interruptor estava ligado ou desligado. Para o programar era necessário uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao ENIAC as instruções necessárias para computar, ou seja, calcular. Existia uma equipe de 80 mulheres na Universidade da Pensilvânia cuja função era calcular manualmente as equações diferenciais necessárias para os cálculos de balística. O exército chamava a função destas pessoas: computadores.
Quando o ENIAC ficou pronto, 6 mulheres foram escolhidas para testarem a nova máquina.

Versão modernizada do ENIAC

Curiosamente, o termo deixou de estar associado as pessoas que operavam a máquina para dar nome a máquina propriamente dita, uma vez que de facto a máquina passou a realizar as contas que antes eram realizadas por essas pessoas.
O ENIAC torna-se obsoleto e economicamente inviável de manter após 10 anos de operação, tendo sido desmontado. Hoje encontram-se peças do ENIAC por muitos museus do mundo, incluindo o Smithsonian em Washington D.C. e no local preciso onde foi construído, na Moore School for Electrical Engineering da Universidade da Pensilvânia.

Desenvolvimento posterior

O ENIAC serviu de inspiração para muitos outros computadores que se seguiram, como o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer); o ORDVAC (Ordnance Variable Automatic Computer); SEAC (Standards Automatic Computer) e o UNIVAC, este último também construído por Eckert e Mauchly para o processamento dos dados dos censos da população americana.
Em 1955, um computador já só pesava 3 toneladas e consumia 50kW de potência, tendo um custo de U$200.000. Uma máquina destas podia realizar 50 multiplicações por segundo. Assim, os primeiros computadores eram também eles máquinas que só estavam ao alcance de grandes empresas ou instituições que tinham necessidades de cálculo muito exigentes e que possuíam as condições económicas para tão grande investimento.
Com o rápido desenvolvimento dos transístores entre 1952 e 1960, os tubos de vácuo tornaram-se obsoletos e foi este avanço tecnológico que permitiu a criação de máquinas muito mais rápidas, menores e mais baratas.
Com o tempo, os transístores passaram a ser a base da electrónica, seguindo-se a VLSI (Very Large Scale Integration), ou seja, a construção de circuitos cada vez menores por forma a que pudessem ser mais leves e despender menos energia, por terem menos superfície para a dissipação de energia por calor. Esta miniaturização permitiu que se tivesse a mesma capacidade de cálculo de um ENIAC na palma de uma mão. A diminuição do tamanho fez também diminuir a quantidade de energia necessária e o custo caiu com a produção em série dos novos processadores.
Em 1977 uma calculadora manual pesava menos de meio quilo, consumia meio watt e podia realizar 250 multiplicações por segundo, custando $300. Hoje uma calculadora pesa poucos gramas podendo ser incorporada em réguas ou agendas, funciona até a energia solar e custa menos de $1,00. [carece de fontes]
Um Pentium a 150Mhz é capaz de realizar 150 milhões de somas por segundo, enquanto o ENIAC apenas conseguia realizar 5.000. A memória do ENIAC apenas permitia guardar 198 bits, enquanto qualquer computador tem pelo menos 200 Mbytes.
by Wikipédia

Tribunal do Quênia rejeita recurso e vice-premiê é declarado presidente





O Tribunal Supremo do Quênia rejeitou neste sábado o recurso do premiê Raila Odinga sobre o resultado das eleições presidenciais de março, que elegeu com 50,07% dos votos Uhuru Kenyatta, 51. Desse modo, foi confirmada a vitória do vice-premiê, que é processado por crimes contra a humanidade.

Após anunciada a decisão, Odinga anunciou que acata a decisão e reconheceu a legitimidade de Kenyatta como presidente, apesar de considerar o pleito com irregularidades. Horas depois, Kenyatta agradeceu os pedidos de sorte e desejou unidade ao país.

"Quero garantir a todos os quenianos, inclusive os que não me votaram e que impugnaram a validade da minha eleição, que meu governo trabalhará com eles e servirá a todos sem nenhuma discriminação".
O vice-chefe de governo venceu o pleito com 50,7% dos votos, contra 43,3% de Odinga, e terá direito a um mandato de seis anos. Ele recebeu as saudações das potências ocidentais, como Estados Unidos, Reino Unido e França, além da União Europeia.
As felicitações foram feitas após os países evitarem reconhecer publicamente o resultado eleitoral, em especial por causa das acusações sofridas por Kenyatta de crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional pela violência no país após o pleito de 2007, que deixou 1.300 mortos.
O novo presidente foi acusado de instigar as ações violentas dos adversários, em especial os aliados de Odinga, que pertencem a tribo luo, após o pleito que deu a vitória a Mwai Kibaki, que é da tribo quicuio, assim como Kenyatta.
Os grupos entraram em confronto, gerando ações violentas e massacres em diversas partes do país. A aceitação por parte de Odinga da decisão da Justiça dissipa os medos de muitos observadores de uma nova explosão de violência entre simpatizantes dos dois candidatos.

by G1

Especialistas apontam medidas mais eficientes para o combate à dengue




Minas Gerais registrou nos três primeiros meses desse ano 34 mortes e mais de 37 mil casos da doença foram confirmados.

O segundo estado mais populoso do Brasil enfrenta uma epidemia de dengue.Minas Gerais registrou nos três primeiros meses desse ano 34 mortes e mais de 37 mil casos da doença foram confirmados. Várias cidades brasileiras têm usado métodos como água sanitária e fumacê para combater o mosquito transmissor. Mas os especialistas advertem que apenas essas medidas não evitam a proliferação do aedes aegypti.
Em São José do Rio Preto, no interior paulista, o número de infectados pela dengue esse ano já é sete vezes maior que em 2012 inteiro. Uma das ações de combate ao mosquito é a nebulização nos bairros com maior incidência da doença.
Parecido com a nebulização, o “fumacê” também é utilizado em muitas cidades brasileiras. Uma delas é Montes Claros, no norte mineiro, onde a dengue já infectou 1,2 mil moradores. O estado tem adotado outras medidas.
Em Minas, para tentar frear o avanço da dengue, os agentes de saúde estão distribuindo água sanitária nas casas. Os moradores vão utilizar o produto para combater as larvas do mosquito transmissor da doença.
Dona Ângela recebeu a dica para aplicar o produto diretamente nos ralos e no reservatório de água. Nas plantas que acumulam água, como as bromélias, ela ouviu que precisa diluir uma colher de café de água sanitária em um litro de água e, em seguida, despejar um pouquinho na planta. “Tem que ter mais consciência e cuidar muito mais”, ela diz.
“Mas deixando bem claro que nada disso substitui o cuidado da população em relação ao lixo, à calha entupida, manter sempre limpa. As caixas de água sempre tampadas. E também não substitui o trabalho dos serviço público, de visitas nas casas das pessoas para fazer essa verificação de focos”, reforça Geane Andrade, coordenador do Programa Estadual de Controle Dengue de Minas.
Água sanitária, nebulização, fumaçê, inseticida, velas e outros produtos podem ajudar a combater o mosquito, mas a eficácia é limitada, garantem os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz.
“Uma vez que a pessoa vai tratar aquele reservatório com água sanitária ou borra de café ou o que seja, por que não eliminar aquele reservatório que está acumulando água ou se estiver colocando na caixa d'água, por que não vedar totalmente a caixa d'água? Acontece que isso cria na pessoa a sensação que ela está fazendo a parte dela e pode deixar ali por muito tempo, mas aquela água sanitária vai evaporar e aquela borra de café não vai ficar efetiva por muita tempo”, alerta o pesquisador Ademir Martins.
Por enquanto, o bom mesmo é fazer como o aposentado Alsino Nogueira. Na rua, ele observa tudo, e qualquer possível foco do mosquito, ele recolhe.
“Nós temos que fazer o movimento de corrente. Mesmo o vizinho sendo inimigo, ele vai ter que ser amigo nesse momento. Se cada um colaborar, nós vamos fazer a corrente positiva. Vamos eliminar este mosquito que é terrível”, ensina seu Alsino.
by G1

Envolvimento direto no dossiê cubano contra Yoani Sánchez pode custar a cabeça de Gilberto Carvalho


Envolvimento direto no dossiê cubano contra Yoani Sánchez 
pode custar a cabeça de Gilberto Carvalho

Uma das figuras mais poderosas do governo Lula-Dilma, o ministro Gilberto Carvalho, cometeu uma das maiores burradas dos últimos tempos e está com a cabeça a prêmio para ser detonado da Secretária-geral da Presidência da República. Documentos internos demonstram que Carvalho foi o operador do jogo-imundo para tentar desmoralizar a blogueira cubana Yoani Sánchez em sua viagem ao Brasil. O chanceler Antônio Patriota também acabou envolvido na trama. Claro, quem está por trás de Carvalho é o chefão Luiz Inácio Lula da Silva – que agiu a pedido dos irmãos Fidel e Raul Castro - seus amigos e parceiros.

O que seria um simples e covarde ato radicalóide de jovens petralhas contra a jovem dissidente cubana agora se transforma em um incidente diplomático e tem tudo para evoluir para uma crise política interna. No Senado, já circulavam ontem documentos comprovando que o ato contra Yoani foi organizado por um assessor de confiança de Carvalho: Ricardo Poppi Martins, coordenador de novas mídias da Secretaria-Geral da Presidência. Entre senadores de oposição, comentava-se ontem de um telefonema (ilegalmente captado pela arapongagem de Brasília) entre Poppi e Carvalho acertando detalhes da operação anti-Yoani.

O caso foi destaque da revista Veja de fim de semana, na reportagem “O dossiê da Vergonha”. Nela foi revelado que Poppi participou, no dia 6 de fevereiro, de uma reunião na Embaixada de Cuba em Brasília, na qual o embaixador Carlos Zamora Rodriguez mobilizou jovens militantes do PT, PC do B e da CUT para a missão de “contrainformação” destinada a “desmascarar a mercenária financiada pelo governo dos Estados Unidos para trabalhar contra a revolução cubana, contra o povo e contra os trabalhadores”.

Poppi não apenas ganhou um CD do embaixador cubano com o dossiê de 235 páginas, com fotos supostamente comprometedoras de Yoani, tudo produzido pelo famigerado G2 (o serviço secreto cubano). O assessor de Gilberto Carvalho conseguiu até um favor especial do chanceler Antonio Patriota, para a obtenção, em tempo recorde, de um visto de viagem para Cuba – tudo financiável pelo providencial cartão de crédito da Presidência. Poppi viajou para aprender em Cuba técnicas de “ciberguerra” e “novas formas de comunicação de rede e batalhas políticas”. O que já tinha sido divulgado pela Veja ficou ainda mais grave pelo comprovado uso da máquina pública brasileira para uma artimanha da ditadura cubana.

O escândalo do dossiê teve um outro capítulo providencialmente censurado pelo governo brasileiro. No sábado, vazou a informação de que a Polícia Federal deteve para averiguação, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, sete cubanos vindos da Venezuela, com destino a Recife, por onde Yoani chegaria ao Brasil. Carregando equipamentos de comunicação na bagagem, eles foram identificados como agentes do G2 cubano. Estavam escalados para monitorar a viagem da blogueira. O incidente foi oficialmente abafado na PF e na Agência Brasileira de Inteligência – como se nem tivesse ocorrido, bem aos moldes das ditaduras de décima terceira categoria.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) tem tudo para pedir a convocação de Carvalho e de Patriota para deporem na Comissão de Relações Exteriores do Congresso. Mesmo que a base amestrada consiga barrar a convocação deles, o estrago contra Carvalho já está feito. Como um assessor direto dele aparece como um dos operadores do jogo imundo contra Yoani, o “cardeal de Lula” (assim chamado por ser católico fervoroso) não tem mais condições éticas e morais de ser o super assessor e eminência parda da Presidenta Dilma-Lula Rousseff.

Mais uma vez, fica evidente o dedinho de Lula no vergonhoso esquema contra Yoani. Até porque, semana retrasada, o ex-Presidente brasileiro esteve em Cuba para conversinhas com seus amigos do Foro de São Paulo, Fidel e Raul Castro. Lula viajou a Cuba no jatinho da Odebrecht – certamente uma gentileza de Marcelo Odebrecht – cuja empreiteira tem grandes obras na ilha que é o paraíso das ilusões perdidas do comunismo.

Como Gilberto Carvalho sempre fez tudo que Lula lhe pediu, a ação contra Yoani foi apenas mais uma ação que lhe deu prazer de servir ao eterno e amado chefão. A diferença é que o favor de agora pode forçar a Presidenta Dilma a demiti-lo, mesmo contra a própria vontade...

Yoani no Congresso

O deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) e o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) articularam a visita que Yoani Sánchez fará hoje à Câmara dos Deputados.O objetivo é oferecer à cubana uma “reparação moral” pelas radicais manifestações contra ela no Brasil.

Os atos foram promovidos por militantes da União da Juventude Socialista (ligada ao PC do B), Associação Cultural José Marti, Partido Comunista Revolucionário, Partido Consulta Popular, Centro Cultural Manoel Lisboa e Coletivo de Mulheres Ana Montenegro – todos defensores do maravilhoso regime cubano.

Por isso, cabe perguntar novamente: por que essa turma não muda para Cuba para fazer política naquele paraíso?Tem peixe na rede...O Senador Eduardo Suplicy já sabe que está “tecnicamente expulso” do PT.Dificilmente, a cúpula do partido lhe dará o direito a disputar a próxima eleição ao Senado por São Paulo.

Suplicy deve se transferir de mala e cuia para o "novo" partido que será criado pela ex-petista e ex-verde Marina Silva, que hoje coordena uma tal de Rede.

Vaga para Lula
A petralhada torce para que Suplicy formalize sua saída o quanto antes.Até porque existe um plano para que Luiz Inácio Lula da Silva seja candidato ao Senado por São Paulo, na vaga que seria do ex-marido da Marta, em 2014.Lula anda espalhando o factóide de que pode disputar o governo de São Paulo, mas as condições de saúde dele só permitem, no máximo, uma disputa menos complicada pelo Senado. O poderoso $talinácio se torna franco favorito por absoluta falta de um concorrente de peso.

13 do Aécio


A visita de Yoani Sánchez a Brasília pode ser um belo mote para o senador Aécio Neves.
O neto de Tancredo planeja hoje dar seu grito de guerra rumo à Presidência.Na tribuna do Senado, apontará os 13 pecados do PT e se apresentará como solução oposicionista.Prévias quase 
certas. São grandes as chances de o PSDB definir seu candidato para 2014 através de prévias.
Pelo menos essa é a vontade do outro postulante ao Palácio do Planalto, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Aécio tem até uma reunião agendada para segunda-feira que vem, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para que ele tente convencer Geraldo a desistir da disputa interna e sacramentar o apoio público, antecipado, ao netinho do Tancredo Neves, queridinho da Oligarquia Financeira Transnacional que explora o nióbio nas Minas Gerais.

Dia da Mentira

O Arquivo Público de São Paulo promete um super-serviço para 1º de abril.Lançará, na internet, cerca de 850 mil documentos digitalizados sobre a chamada ditadura militar (hoje superada pela ditadura militante, vide o vergonhoso caso Yoani).

Tudo faz parte de um acervo sobre o Departamento da Ordem Política e Social de São Paulo nos tempos em que foi comandado pelo falecido (uns dizem providencialmente assassinado) delegado Sérgio Paranhos Fleury.

Fim de papo, mensaleiros






Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

by  Jorge Serrão.
Fev/2013

Em 2013




20.fev.2013 - A presidente Dilma Rousseff (PT) usou uma sandália do tipo Crocs no pé direito, por estar com o dedão fissurado, durante a visita do primeiro-ministro Russo, Dmitri Medvedev, ao Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (20)versos locais espalhados pela Grande São Paulo





Imagem 18/65: 18.fev.2013 - Plenário do Senado praticamente vazio nesta segunda-feira (18), primeiro dia de trabalho após o recesso de Carnaval, que começou no dia 6. O congressista brasileiro é o segundo mais caro em um universo de 110 países, de acordo com um estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com a UIP (União Interparlamentar). Cada um dos 594 parlamentares do país custa US$ 7,4 milhões por ano aos cofres públicos MAIS Roberto Jayme/UOL




Imagem 34/65: 20.fev.2013 - Moradora de rua dá à luz uma menina na calçada da avenida Celestino Bourrol, no bairro do Limão, zona norte de São Paulo, na noite desta terça-feira (19). Mãe e filha foram atendidas por uma equipe da Polícia Militar e do Samu. Elas foram levadas para a maternidade da Vila Nova Cachoeirinha e passam bem



Imagem 19/65: 19.fev.2013 - Membros de grupos socialistas protestaram nesta segunda-feira (18) durante a chegada da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Museu Parque do Saber, em Feira de Santana (BA), onde ela participou de um debate sobre direitos humanos. As manifestações impediram a exibição de um documentário sobre a dissidente MAIS Ueslei Marcelino/Reuter



Imagem 35/65: 20.fev.2013 - Em um momento de lazer em Feira de Santana (BA), a blogueira cubana Yoani Sánchez, 37, caiu no forró na tarde de terça-feira (19). Yoani confirmou uma visita ao Congresso para falar de sua luta pela liberdade em Cuba



Imagem 36/65: 20.fev.2013 - Manifestantes se preparam para desfraldar uma bandeira gigante com os dizeres: "1,6 Milhão dizem: Fora Renan! Será Que o Senado Vai Ouvir?" em frente ao Senado, em Brasília. Segundo os ativistas, o bandeirão representa os mais de 1,5 milhão de assinaturas contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)


Imagem 37/65: 20.fev.2013 - A blogueira cubana Yoani Sánchez (no centro) durante visita ao Congresso Nacional, em Brasília, nesta quarta- feira (20). Ela foi acompanhada por um grupo de parlamentares da oposição e discursou após a exibição de trechos de um documentário sobre Cuba no qual ela é uma das entrevistadas. Um pequeno grupo de manifestantes pró-Cuba protestou contra a presença da blogueira no Congresso



Imagem 20/65: 19.fev.2013 - Homem com uma pá nas mãos passa por carros cobertos de neve em estacionamento depois de uma tempestade de neve em Nanjing (China) AP




Imagem 21/65: 19.fev.2013 - Visitantes sem roupa observam fotografias da exposição "O homem nu, de 1800 até hoje", durante uma vernissage especial voltada para os adeptos do nudismo, em Viena (Áustria), nesta terça-feira




Imagem 22/65: 19.fev.2013 - A Secretaria Municipal de Governo do Rio de Janeiro começou na madrugada desta terça-feira (19) a internação compulsória de adultos usuários de crack. O número de usuários recolhidos na avenida Brasil, onde foi realizada a ação, não foi divulgado. A Prefeitura também instalou três refletores de alta potência na via e colocou um posto policial permanente para evitar o consumo de drogas no local MAIS Fernando Quevedo/Agê




Imagem 23/65: 19.fev.2013 - Virginia Helena Soares de Souza, médica chefe da UTI do hospital Evangélico de Curitiba (PR) é presa por policiais do Nucrisa (Núcleo de Repressão aos Crimes Contra Saúde) por suspeita de cometer eutanásia em pacientes internados. Virginia, que também é suspeita de cometer



Imagem 25/65: 19.fev.2013 - Estudo de arqueóloga da USP (Universidade de São Paulo) exuma os restos mortais de Dom Pedro 1º, o primeiro imperador brasileiro, e de suas duas mulheres: as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia (foto), que estava mumificada maus tratos, foi transferida para uma carceragem provisória MAIS Hencia O Globo(19) Ronald Zak/AP



Imagem 27/65: 19.fev.2013 - Menina muçulmana participa de protesto, em Lahore, no Paquistão, contra ataques a xiitas em Quetta. O atentado matou 89 pessoas Mohsin Raza/Reut





Imagem 29/65: 19.fev.2013 - A chuva forte que atinge São Paulo na tarde desta terça-feira (19) já deixa ruas alagadas na Vila Pompeia, na zona oeste de São Paulo. Fez fotos do t



Imagem 30/65: 19.fev.2013 - O deputado federal Tiririca (PR-SP) apareceu no plenário da Câmara com o cabelo pintado de loiro, nesta terça-feira (19) emporal? Envie para o UOL M



Imagem 32/65: 19.fev.2013 - O campeão olímpico de judô e vereador Aurélio Miguel (PR) falou nesta terça-feira, na Câmara Municipal de São Paulo, sobre a quebra dos seus sigilos bancário e fisca. Aurélio Miguel é alvo de investigação devido a patrimonial após se tornar parlamentar. "Estão atenta




Imagem 33/65: 19.fev.2013 - Um bodyboarder voa em uma onda na praia Ehukai Park, em Oahu, no Havaí (EUA) Fredndo contra a honra deste vereador", disse Aurélio MiguelAIS Paulo Preto/Futura Pressers

Democraticamente idiotas


Democraticamente idiotas. 18045.jpeg 
Não são poucas as vozes respeitáveis a garantir que há uma gravíssima crise de representatividade no Poder Legislativo do Brasil. Arranhados pela vigência nauseabunda de uma espécie esquizofrênica de politicamente correto (deveras incorreto!), esses críticos optam por desconsiderar a realidade-massacre dos processos eleitorais brasileiros e os resultados que, por definição democrática, emanam das urnas. Raros são aqueles que, em suas linhas, traçam o fundamental: os parlamentares-bandidos são eleitos, e muitas vezes reeleitos sucessivamente a despeito de suas fichas criminais, com o sagrado voto dos cidadãos.
É desfaçatez pretender rogar sapiência e consciência ao eleitor que não sabe diferenciar a indelével responsabilidade de escolher seus representantes, das miudezas paliativas que aplacam sua pobreza e sua fome imediata. A magnitude da democracia se confunde com o bolso vazio e o ronco estomacal. Não que um seja maior ou mais importante que o outro, mas ambos foram reduzidos à mesma sintaxe. Moral da história: são poucos os que compreendem a real dimensão dos verbos democráticos e seus impactos na sociedade.

Ou vão dizer que nenhum alagoano conhecia o histórico de Renan Calheiros e Fernando Collor de Mello? Que nenhum paulista tinha a mais remota noção do extenso currículo de Paulo Maluf? Que os maranhenses e, posteriormente, os amapaenses são alienados à trajetória pública do imortal José Sarney? 
"Bullshit!", dirá o intelectual com vasta formação acadêmica em renomadas instituições internacionais e que, mesmo não conseguindo localizar no mapa o que é Rondônia e o que é Roraima, regressa ao Brasil tentando emplacar portentosas teorias civilizatórias e humanas num país de proporções continentais, culturas diversas e realidades desconhecidas.situação ganhou tal proporção que, atualmente, uma correção de rota parece impossível. Por deterioração dos conceitos fundamentais, os maiores pilantras da nação são içados pelo povo às honrosas e confortáveis cadeiras de um Poder instituído, ainda que inerte, ineficiente e ao molde de sinecuras. Nenhum deputado ou senador chegou lá sozinho. Tornou-se legítimo representante de seu Estado graças à votação maciça dos eleitores.
Dá-se o descompasso: o crítico notável argumenta pela crise de representatividade no Congresso Nacional; o parlamentar sacaneia e locupleta respaldado pelo título de representante concedido por milhares de votos de seu quinhão geográfico; e o povo segue vivendo na medida no (im)possível. "Bullshit!", ouso reiterar o intelectual em minha máxima insignificância.
Não há uma crise de representatividade vigente no Brasil. O que existe é uma falaciosa substância no cerne de uma democracia de arremedos. Como as reformas essenciais à nação não vão emergir nesse confortável cenário de frouxidão ética e mansidão crítica, sigamos nosso famélico caminho, tirando meleca do nariz através de estradas esburacadas e superfaturadas. Somos retumbante e democraticamente idiotas.
by HELDER CALDEIRA
Escritor, Jornalista Político e Apresentador de TV

Sutilmente



O Ministério Público morreu. Assassinado pela Corrupção. Praga nacional, que a cada dia sangra e dizima o Brasil by Deise


MP vazou inquérito para deputado, acusa polícia

    Relatório da Polícia Civil do Rio de Janeiro acusa o Ministério Público do Estado de vazar informações sobre um inquérito para um dos investigados, o deputado Eduardo Cunha (RJ), atual líder do PMDB na Câmara. O documento tem 35 páginas. Veio à tona em reportagem de Leslie Leitão e Thiago Prado.
    Chama-se Ricardo Magro o protagonista do inquérito. É dono da refinaria Manguinhos, acusada de sonegação fiscal. O deputado Eduardo Cunha frequenta o processo por suspeita de traficar influência em favor de Magro. Pela mesma razão, menciona-se nos autos Edison Lobão Filho (PMDB-MA), que ocupa no Senado a cadeira do pai, Edison Lobão, licenciado para gerir o Ministério de Minas e Energia.
    Segundo a polícia, a investigação começou a desandar em 18 de setembro de 2009. Nesse diz o inquérito foi requisitado por Cláudio Lopes, então procurador-geral de Justiça do Rio. O papelório subiu ao gabinete três dias depois, em 21 de setembro. Na mesma data, Eduardo Cunha esteve no gabinete do procurador-geral.
    Até então, eram frequentes e corriqueiros os contatos telefônicos entre os investigados. Depois dessa data, os telefonemas escassearam e os diálogos passaram a versar sobre temas pessoais. Para a polícia, ficou evidente que os personagens sabiam que se encontravam sob grampo.
    O relatório policial anota: “Após o dia 21/09, data em que a íntegra dos presentes autos foi encaminhada ao Ministério Público por requisição do Promotor de Justiça que atuava na investigação, os alvos interceptados passaram a apresentar um comportamento diferente daquele demonstrado nos outros períodos de interceptação: alguns simplesmente pararam de falar.”
    Graças às suspeitas envolvendo parlamentares, o processo corre no STF. O atual procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, remeteu ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, um pedido de investigação sobre o vazamento. Deve ser atendido. Eduardo Cunha e o ex-procurador Cláudio Lopes negam o intercâmbio de informações sigilosas.

Postado por Josias de Souza em 30/03/2013.

Destruição com incêndio no Taim atinge 2 mil ha

Combate na área da estação ecológica recebeu reforço nessa sexta-feira com a chegada de dois aviões de maior porte da Bahia
Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul
Clique para Ampliar

O combate ao incêndio que atinge desde terça-feira a Estação Ecológica do Taim, no sul do Rio Grande do Sul, foi reforçado por volta das 11 horas deste sábado, 30, com o início da operação do segundo avião. Duas aeronaves chegaram no final da tarde de ontem, 29, da Bahia. O fogo, contudo, continua a consumir a reserva. A estimativa é de que 2 mil hectares tenham sido destruídos, o equivalente a 2,5 mil campos de futebol.

by fonte: Folhapress









A administração da estação está atualmente a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.

Em mapa, confira onde fica a reserva:

Ver Estação Ecológica do Taim num mapa maior
 Zero Hora

"Por volta das 5h, mais de 50 taxistas bloquearam a avenida Ipiranga, nos dois sentidos, nas proximidades do Palácio da Polícia. Mais tarde, o grupo foi até até a casa do governador Tarso Genro, no bairro Rio Branco". È o meu povo, tirando o cabresto. by Deise


Taxistas fazem protesto após morte de colega em Porto Alegre


Mais de 50 motoristas foram recebidos pelo governador Tarso Genro em casa

Um taxista de 59 anos foi assassinado na madrugada deste sábado na zona Norte de Porto Alegre. Segundo informações da Brigada Militar (BM), Cláudio Gomes foi encontrado já sem vida no bairro Mário Quintana, na travessa José Bonifácio. A morte do motorista gerou um protesto da categoria que terminou em frente à casa do governador Tarso Genro.

Por volta das 5h, mais de 50 taxistas bloquearam a avenida Ipiranga, nos dois sentidos, nas proximidades do Palácio da Polícia. Mais tarde, o grupo foi até até a casa do governador Tarso Genro, no bairro Rio Branco. O governador recebeu lideranças do movimento que pedia maior segurança para a categoria. Tarso prometeu mais rigor nas barreiras policiais realizadas na Capital e uma reunião entre representantes do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintáxi) e as forças de Segurança Pública foi marcada para quarta-feira, no Palácio Piratini.

Durante a madrugada, foram registrados outros três homicídios em Porto Alegre


Taxistas mortos em Santana do Livramento
 

Três taxistas foram mortos nessa quinta-feira em Santana do Livramento. Dois corpos foram localizados no começo da manhã, no bairro Armour e no Residencial Veneza. Mais tarde, a terceira vítima foi encontrada no bairro Bício, na cidade uruguaia de Rivera.

by Correio do Povo

72% do Brasil não sabe o que é Copa das Confederações, revela estudo



No total, apenas 15% dos brasileiros sabe explicar exatamente como é o torneio

Copa das Confederações começa em 15 de junho deste ano

Copa das Confederações começa em 15 de junho deste ano / Crédito: 
Mowa Press

A Copa das Confederações começa em pouco mais de dois meses e meio no Brasil, mas 72% dos brasileiros ainda não sabem o que é o torneio. Com seleções como a espanhola, a italiana e a própria brasileira, o evento organizado pela Fifa definitivamente ainda não caiu na graça do povo. A competição começa no dia 15 de junho, e vai até o dia 30 do mesmo mês.
De acordo com a agência Hello Research, que escutou 1000 pessoas de diferentes cidades, níveis de escolaridade e faixas etárias e dos dois sexos, destes 38% restantes, apenas 53% souberam detalhar a Copa das Confederações. Ou seja, apenas 15% do país sabe exatamente o que ela é.
Existente desde 1997, a Copa das Confederações, atualmente, reúne os campeões de cada continente (África, América do Norte e Central, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania), além do vencedor da últimas Copa do Mundo e do país que sediará o Mundial seguinte.
Na de 2013, os sete países participantes já estão definidos: Brasil (sede da Copa de 2014, Espanha (atual campeã mundial e pela Uefa), Japão (pela AFC), México (pela Concacaf), Uruguai (pela Conmebol), Taiti (pela OFC), Itália (vice da Uefa) e Nigéria (pela CAF).
As cidades do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, de Brasília, de Salvador, do Recife e de Fortaleza serão responsáveis por sediar os jogos desta edição. No Grupo A, a Seleção Brasileira disputará duas vagas para a próxima fase com Itália, México e Japão.

by Placar

Brasília: um monumento bilionário ao desperdício na Copa


by Veja

Com gastos excessivos (e suspeitos), um futuro incerto e politicagem de sobra, o Estádio Mané Garrincha é o símbolo de uma oportunidade perdida pelo país

Giancarlo Lepiani
O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, em janeiro de 2013
O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, em janeiro de 2013 - Ministério do Esporte/Divulgação
Numa cidade acostumada às negociações por baixo do pano, trocas de favores e pressões diversas, o estádio foi concebido para concorrer à vaga de palco da abertura da Copa (o que, era claro desde o começo, tinha pouca chance de acontecer). É por isso que o estádio tem uma capacidade de público tão exagerada
A partida de abertura da Copa do Mundo de 2014 acontecerá no Itaquerão, em São Paulo. A final do torneio está marcada para o reformado Maracanã, no Rio de Janeiro. A arena que melhor representa o evento, no entanto, não é nenhuma delas. O Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, é o melhor retrato do Mundial no país. Com investimentos equivocados, desperdício de verba pública, prazos descumpridos, futuro incerto, ausência de benefícios claros à população e muita politicagem, é um caso emblemático da oportunidade de ouro desperdiçada pelo país-sede - que poderia usar o evento para acelerar seu desenvolvimento e deixar um legado positivo para os brasileiros, mas está longe de transformar essa promessa em realidade. O estádio da capital federal é, também, o palco mais caro entre as doze arenas construídas ou reformadas para a competição: custará pelo menos 1 bilhão de reais. A conta final deverá ser ainda maior. Somados todos os contratos ligados à obra, incluindo os trabalhos no entorno da arena, é possível que o estádio consuma nada menos que 1,5 bilhão de reais dos cofres públicos. Em 2010, o governo do Distrito Federal previa gastar menos de 700 milhões no projeto. Prometia-se ainda a entrega da obra no fim do ano passado, mas ela só será concluída na segunda quinzena de abril, perto da data limite estabelecida pela Fifa para as seis sedes da Copa das Confederações, que acontece em junho. No torneio, o estádio receberá apenas a partida de abertura. Em 2014, serão mais sete jogos, incluindo a disputa de terceiro lugar do Mundial. Depois disso, caberá ao governo encontrar uma forma de conter a gastança e transformar o estádio numa fonte de receitas - se é que isso ainda é possível. 
O governador Agnelo Queiroz costuma se irritar com os questionamentos a respeito do futuro do estádio. Avisa que já procurou empresas estrangeiras especializadas na gestão de grandes arenas e que prepara o caminho para fechar um acordo que entregará a administração do local ao setor privado. Acredita que a procura será grande, já que enxerga boas oportunidades de negócio no estádio. Sua posição, no entanto, é vista com desconfiança por boa parte da população da capital. Agnelo garante, por exemplo, que Brasília entrará para a rota dos megashows internacionais, mas esse tipo de espetáculo anda em crise no país. Como o futebol local é modesto e costuma atrair públicos pequenos, a tendência é que as arquibancadas fiquem vazias durante boa parte do ano. Até o início deste mês, o campeonato regional tinha registrado, ao longo de 36 jogos, um público total de 33.209 pagantes, menos da metade da capacidade total do novo Mané Garrincha (71.400 pessoas). Algumas partidas entre as equipes de Brasília e suas cidades-satélites não reúnem nem uma centena de torcedores - o duelo entre Legião e Brazlândia, por exemplo, foi presenciado por apenas 47 testemunhas. A média de público do torneio seria muito menor não fosse pelo clássico entre Brasiliense e Gama, os arquirrivais do Distrito Federal. No primeiro duelo entre eles em 2013, a presença de 8.489 torcedores foi considerada um sucesso. O presidente da CBF, José Maria Marin, já se ofereceu para dar uma forcinha a Agnelo, transferindo algumas partidas de grandes equipes da Série A do Brasileirão - principalmente as cariocas, que têm muitos torcedores em Brasília - para o estádio da capital federal. Além dessas partidas, só os eventuais jogos da seleção na cidade (algo cada vez mais raro, já que a equipe atua mais na Europa do que no Brasil) serão capazes de encher a nova arena.
Confira as demais reportagens da série:
Quinta-feira: A ilusão das 'arenas multiuso', que só dão lucro nas metrópoles
Sexta-feira: Como ganhar dinheiro com um estádio - a lição dos grandes da Europa
Governo do Distrito Federal/Divulgação
Mudança de planos: quando exibiu a maquete do estádio para Valcke, da Fifa, e Marin, do COL, Agnelo Queiroz mostrou cadeiras em verde, amarelo e azul
Mudança de planos: quando exibiu a maquete do estádio para Valcke, da Fifa, e Marin, do COL, Agnelo Queiroz (ao centro) mostrou cadeiras em verde, amarelo e azul. Mas elas serão vermelhas, como a estrela do PT
Se a chance de ver seu estádio se transformar num elefante branco fosse o único problema de Brasília na Copa, a cidade estaria na mesma situação que outras sedes do Mundial. Mas o caso da capital é ainda pior por causa de uma série de agravantes. O peso da política é um deles. Numa cidade acostumada às negociações por baixo do pano, trocas de favores e pressões diversas, o estádio foi concebido para concorrer à vaga de palco da abertura da Copa (o que, era claro desde o começo, tinha pouca chance de acontecer). É por isso que o estádio tem uma capacidade de público tão exagerada. O governo trabalhou nos bastidores, aproveitando a indefinição em relação ao estádio da candidata mais forte, São Paulo. Não adiantou - a abertura da Copa das Confederações foi o prêmio de consolação. A obra ainda ficou exposta aos caprichos de Agnelo, que trocou o verde, amarelo e azul das cadeiras pelo vermelho do PT, que se espalhará por todas as arquibancadas e tribunas. Pensando bem, a associação de cor até que faz justiça ao tipo de notícia que tem acompanhado a construção do estádio. No início deste mês, o Tribunal de Contas do Distrito Federal ordenou a suspensão dos pagamentos ao consórcio responsável pela obra, em função de irregularidades encontradas numa auditoria - que apontou prejuízo de 72 milhões de reais aos cofres públicos. Um dos motivos foi o gasto excessivo no projeto da cobertura do estádio. Assim como em outras sedes, uma membrana especial será usada para proteger o público do sol e da chuva. Brasília, porém, é a única cidade em que o material será instalado em duas camadas, o que está longe de ser essencial. Além disso, o Tribunal de Contas indica distorções nos valores cobrados - as mesmas empresas foram contratadas para orçar o projeto e executá-lo, mas ainda assim o valor mudou entre uma etapa e outra.
Essa intervenção do Tribunal de Contas não foi a única: nos últimos meses, outros aspectos da obra, como licitações para compra de equipamentos de comunicação visual (9,3 milhões de reais) e serviços de urbanização e paisagismo no entorno da arena (305 milhões), também foram colocados sob suspeita. Entre os problemas citados pelo tribunal estavam termos como "irregularidades relevantes", "restrições à competitividade", "erros nas estimativas de preços" e "falta de clareza na definição das obras". Para completar a frustração dos moradores de Brasília com o projeto da Copa na cidade, as principais obras de infraestrutura ligadas ao evento serão muito mais tímidas do que se alardeava. No ano passado, Brasília transformou-se na primeira cidade-sede a cancelar um projeto da matriz de responsabilidades da Copa - a construção do VLT que ligaria o aeroporto ao setor hoteleiro não será concluída a tempo. Era um projeto de 780 milhões de reais. A obra está parada em função de suspeitas de superfaturamento. Recentemente, o governo teve de fazer cortes dolorosos em seu orçamento - entre outras coisas, para bancar a conta salgada da construção do estádio. Entre as áreas afetadas estão o transporte público e a revitalização urbana - justamente as que o governo mais citava na hora de tentar convencer a população sobre o legado positivo do evento. Itens como recuperação de rodovias e expansão do metrô perderam verbas - e, assim, deverão sofrer atrasos e limitações. Ao assumir o cargo, Agnelo Queiroz prometeu que não comprometeria o orçamento para pagar a conta do Mané Garrincha (ele pretendia bancar o projeto com a venda de terrenos do governo). Pelo que se viu até agora, Brasília talvez merecesse, de fato, abrir o Mundial, como pretendia - não haveria uma ocasião e um palco mais simbólicos do que esses para desfilar os problemas do país da Copa.
Reprodução
O VLT de Brasília: projeto era bonito no papel, mas não vai virar realidade
O VLT de Brasília: projeto era bonito no papel, mas não vai virar realidade

As sedes da Copa onde faltam torcedores...

1 de 4

Brasília

Causaria estranheza se a capital federal não participasse da Copa. Além de ser bastante populosa, a região de Brasília e das cidades-satélites tem localização central no território nacional. Brasília também tem boa rede hoteleira e é servida por muitas rotas aéreas. No futebol, porém, a cidade tem pouca importância. O clube mais relevante do Distrito Federal no momento, o Brasiliense, disputa a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. O Gama, que já esteve na elite do torneio, não conseguiu vaga nem na quarta divisão. A média de público do campeonato regional costuma ficar abaixo dos 1.000 torcedores - e o Estádio Bezerrão, reformado pelo governo ao custo de mais de 50 milhões de reais, abrigaria confortavelmente as principais partidas do futebol local (tem 20.000 lugares). Ainda assim, Brasília terá o mais caro estádio da Copa, orçado em mais de 1 bilhão de reais - e com capacidade para mais de 70.000 pessoas.

…e as cidades que poderiam sediar partidas

1 de 4

Goiânia

A capital de Goiás tem bastante tradição no futebol nacional - e seu principal estádio, o Serra Dourada, é um palco importante da modalidade no país. Depois de amargar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Goiás está de volta à elite nacional - e o estado ainda conta com mais duas equipes com número razoável de torcedores, Atlético-GO e Vila Nova. Como todos eles costumam usar o Serra Dourada, uma reforma no estádio certamente daria um bom retorno, já que a arena dificilmente ficaria vazia - mesmo com públicos modestos, o estádio seria usado.

Em Alta

Transtorno dissociativo de identidade é raro e acomete 1,5% da população

O TDI está classificado dentro dos transtornos transformamentais, porque leva o indivíduo acometido pela doença a mudar seu funcionamento Um...

Mais Lidas