domingo, 1 de setembro de 2013

Snowden hackeou computadores da NSA, diz NBC

 29/08/2013 14:51


Edward Snowden é um hacker “brilhante” que conseguiu acesso aos documentos secretos da NSA fazendo-se passar por oficiais, afirma o noticiário NBCNews

Getty Images
Cartaz de Edward Snowden
Cartaz em apoio a Snowden: o ex-espião teria usado habilidades de hacker para obter 20 mil documentos secretos da NSA 
São Paulo -- Desde que Edward Snowden começou a divulgar documentos sigilosos da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), muita gente vem perguntando como um simples técnico de computação teve acesso a tantos segredos. Não haveria uma falha grave de segurança nisso?
Uma reportagem NBCNews vem confirmar a suspeita. Os jornalistas do noticiário entrevistaram um ex-oficial americano com conhecimento do caso. “A cada dia, eles descobrem quanto Snowden era brilhante”, diz o oficial. O hacker teria conseguido acesso aos documentos secretos fazendo-se passar por oficiais.
Na época, Snowden trabalhava no Havaí para a empresa Booz Allen Hamilton, que, por sua vez, prestava serviços à NSA. Ele tinha acesso à intranet da agência, chamada NSAnet. Por causa da natureza de seu trabalho, ele já tinha passe livre para ver muitos documentos sigilosos.
Mas, segundo o relato do NBCNews, Snowden foi mais longe, usando identidades de oficiais para obter outros documentos que exigiam um nível de permissão de acesso superior ao seu. Além disso, também por causa do tipo de trabalho que realizava, ele tinha permissão para copiar arquivos para pen drives.
Antes disso, Snowden já havia trabalhado para a CIA na Suíça, na área de segurança de computadores. Ele também havia passado por uma unidade da Dell no Japão, prestando serviços para a CIA. Em 2010, chegou a fazer um treinamento para atuar como “hacker do bem”, encontrando falhas de segurança em computadores.
Como se vê, o delator da NSA tinha bastante experiência em espionagem digital. Estima-se que conseguiu obter 20 mil documentos secretos, que ele levou em maio para Hong Kong e, depois, para a Rússia, onde vive atualmente.

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas