sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Imprensa francesa fala sobre a visita do papa Francisco ao Brasil em meio a protestos


O jornal francês Le Monde dedicou sualemondemanchete de domingo à visita do papa Francisco ao Brasil, que começa nesta segunda-feira. Com o título “Francisco, um papa não conformista em um Brasil em ebulição”, o diário ressalta que o pontífice chegue ao país em meio à onda de protestos que toma as ruas brasileiras desde junho contra a corrupção, o custo de vida e os gastos públicos com a Copa do Mundo de 2014.
Para o jornal francês, chegar no Brasil nesse clima deveria levar Francisco, que já tem um pontificado focado na área social, a se tornar o porta-voz dos que vivem à margem da globalização. O Monde diz ainda que o primeiro destino internacional do papa tem tudo a ver com as preocupações dele, com problemas de pobreza, desigualdade social e a necessidade de a igreja investir na evangelização. O jornal lembra que os católicos têm perdido espaço para os evangélicos no Brasil, sobretudo no segmento jovem. Por fim, o “Monde” brinca que o papa, que é fanático por futebol, deve ter a chance de se encontrar com Pelé, Zico e Neymar.
Já o jornal Le Figaro publicou um artigo de Henri Madelin, padre jesuíta de Bruxelas, sobre a visita do papa ao Brasil. Ele ressaltou a importância crescente da América Latina para a Igreja Católica, lembrando a origem argentina do pontífice. Segundo ele, a escolha do papa confirma que o centro de gravidade da igreja romana deixou de ser o norte e se tornou o sul do planeta. O religioso é mais um a insistir na dura missão dos católicos, sobretudo no Brasil, de reconquistar fiéis perdidos para igrejas evangélicas, as quais ele chama de “correntes sectárias que respondem às necessidades emocionais e oferecem serviços concretos”.
No diário Aujourd’hui en France de ontemuma reportagem sobre a contratação do zagueiro brasileiro Marquinhos, que trocou a Roma pelo Paris Saint Germain. O jogador de 19 anos fez exames médicos e assinou o contrato ontem, em Paris. O clube francês pagou 35 milhões de euros pelo jogador. O jornal conta que o PSG já gastou 114 milhoes de euros (quase 360 milhoes de reais) nessa temporada de contrataçoes do verão europeu. O diário dá destaque a uma declaração do técnico do PSG, Laurent Blanc, que disse levar Marquinhos para o time era um projeto antigo e que o brasileiro é muito talentoso.
by Dublin Para Brasileiros

Nenhum comentário:

Em Alta

O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

Mais Lidas