sábado, 10 de agosto de 2013

FBI prende "maior facilitador de pedofilia" da Deep Web


Por Redação Olhar Digital - em 05/08/2013 às 13h30


O FBI está fechando o cerco contra a criminalidade na Deep Web. A organização conseguiu prender o irlandês Eric Eoin Marques, que agora deve lutar contra a extradição para os EUA. Marques é responsável pela Freedom Hosting, empresa que hospeda sites na rede anônima Tor, e ficou conhecido como "o maior facilitador de pornografia infantil do mundo".

A identificação dos usuários do Tor teria sido possível graças à exploração de uma vulnerabilidade no Mozilla Firefox 17, navegador que é incluído no "Tor Bundle" utilizado para acessar a rede anônima. Segundo o blog oficial do Tor Project, alguns sites da Freedom Hosting foram derrubados, mas outros executavam um código javascript com o objetivo de capturar os usuários.

A questão, no entanto, levanta algumas dúvidas. Ao mesmo tempo que é indubitavelmente positiva a captura de pedófilos escondidos na Deep Web, o fato de que o FBI conseguiu infiltrar um código em sites anônimos gera algumas questões sérias de privacidade, já que o Tor também é utilizado para fins de ativismo. O problema é ainda mais sério quando se leva em consideração todas as denúncias feitas por Edward Snowden, sobre a espionagem governamental dos EUA sobre os usuários da internet.

Vale lembrar que o projeto Tor, por mais que seja utilizado para os mais diversos fins, criminosos ou não, não tem nenhuma ligação com a Freedom Hosting, empresa cujo dono foi capturado e cujos sites foram utilizados como armadilha.

O site oficial do Tor Project afirma que uma nova versão do "Tor Bundle" já foi lançada, corrigindo esta falha de segurança.

Em outubro do ano passado, o Olhar Digital vasculhou a Deep Web para saber o que acontece na parte mais obscura da internet. Confira o que achamos por lá! 

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas