terça-feira, 26 de março de 2013

Olha só quem já passou pelo RS.


Muitos famosos já passaram aqui pelo Rio Grande do Sul - alguns inclusive vieram diversas vezes

Olha só quem já passou por aqui Ver Descrição/Ver Descrição

Che Guevara é uma das personalidades que passaram pelo EstadoFoto: Ver Descrição / Ver Descrição
O Rio Grande do Sul pode não ser a esquina do mundo (como alguns gaúchos gostariam...), mas muita gente famosa já deu uma curva por aqui. O editor por um dia Jorge Furtado lembra algumas dessas histórias. Sobre dois personagens, Che Guevara e Jorge Luis Borges, o cineasta pesquisou a respeito. Entre outras coisas, descobriu que o guerrilheiro argentino teria tido uma paixão avassaladora por uma mulata gaúcha – que, em tese, se tivesse ido adiante, poderia atrapalhado os rumos da História mundial..
1932 - Noel Rosa
Como integrante do Ases do Samba, Noel Rosa se apresentou, no Cine Teatro Imperial em 29 de abril. Após apresentações no Cine Teatro Carlos Gomes e excursão pelo interior, fez novo show em 24 de maio.
1935 - Carmen Miranda
Cinco anos antes de brilhar em Hollywood com o filme Uma Noite no Rio, a atriz e cantora portuguesa fez temporada de shows no Cinema Imperial. Em 1936, voltou à Capital para cantar na Rádio Farroupilha.
1938 - Walt Disney
O pai do Mickey esteve em Porto Alegre às vésperas da II Guerra Mundial. A visita durou meia hora, tempo da escala de seu voo entre o Rio e Buenos Aires. Recebeu as boas-vindas do escritor Erico Verissimo.
Anos 30 - Jorge Luis Borges
Em Santana do Livramento, o escritor argentino teria visto um homem ser morto. O testemunho aparece de forma sugestiva no conto El Muerto, sobre um contrabandista na fronteira entre Brasil e Uruguai.
1949 - Albert Camus
A visita do escritor, no dia 9 de agosto, rendeu um capítulo no livro Diário de Viagem. Camus fala da chegada a Porto Alegre. Diz que a luz é bela, mas que a cidade é feia, apesar de seus rios.
1951 - Che Guevara
No livro Che Guevara: a Vida em Vermelho, Jorge Castañeda diz que o guerrilheiro passou pelo Estado. De Porto Alegre, Che teria enviado correspondência à tia, comentando sobre as "ardentes mulheres" gaúchas.
1959 - Marlene Dietrich
No auge da fama, a atriz alemã passou por Porto Alegre, fazendo escala no aeroporto Salgado Filho, onde uma multidão de fãs a aguardava. Assediada, chegou a perder um sapato ao descer do avião.
1980 - João Paulo II
O Pontífice esteve em Porto Alegre entre as 17h45min do dia 4 e as 15h23min de 5 de julho de 1980. Da visita, restou o Largo do Papa, próximo ao Olímpico, onde ele rezou missa e disse a frase "O Papa é gaúcho".
1981 - Richard Gere
Logo depois do sucesso de Gigolô Americano, o ator começou um romance com uma gaúcha de Bagé, a artista plástica Sylvia Martins, que vivia nos EUA. Gere vestiu bombachas e caminhou pelo Bom Fim.
1987 - Muhammad Ali
O campeão mundial de pesos pesados esteve na Capital em 29 de abril, quando o Mal de Parkinson já o afastara dos ringues. Sua visita fez parte do projeto de divulgação de sua linha de carros esportivos.
2010 - Vargas Llosa
Em outubro, uma semana depois de confirmado como o Prêmio Nobel de Literatura, o escritor peruano chegou a Porto Alegre como conferencista convidado do ciclo Fronteiras do Pensamento.
2011 - Paul McCartney
No estádio Beira-Rio e diante de 52 mil fãs extasiados, o beatle Paul McCartney protagonizou, em 7 de novembro, um espetáculo de emoção e música que ficará na história de Porto Alegre.
Figuras carimbadas (já passaram pelo RS diversas vezes) 
Saramago
O autor português, Nobel de Literatura em 1998, esteve cinco vezes na Capital. Em janeiro de 2005, foi um dos destaques da programação do 5º Fórum Social Mundial, o último realizado na Capital.
Bob Dylan
O músico veio à Capital em 1991, no Gigantinho, e depois em 1998, no Opinião. Em 2008, retornou ao país, mas não a Porto Alegre. Aos 70 anos, Dylan voltou em 27 de abril deste ano e tocou no Pepsi On Stage.

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas