domingo, 24 de março de 2013

Indignados, eleitores desabafam e cobram CPI da Saúde nas redes sociais



Indignados com o veto de 23 dos 29 vereadores à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Saúde para investigar denúncias de desvio de verbas em hospitais de Campo Grande, eleitores recorreram às redes sociais para desabafar e cobrar medidas da Câmara Municipal.
Em rápida análise, a reportagem encontrou pelo menos seis postagens elaboradas, com centenas de compartilhamentos e comentários. Os campo-grandenses destacam a gravidade das denúncias de verba pública e questionam o parentesco de políticos com os envolvidos nas supostas irregularidades.
“Quer dizer que ao invés de criarem projetos, discutirem assuntos relevantes para a nossa cidade e fazer jus ao polpudo salário de R$ 15 mil e mais todas as benesses, os nobres edis preferem colocar em discussão e votação moção de repúdio ao prefeito Alcides Bernal (PP).Será que o caso de desvio de verba não seria mais relevante?”, questiona uma das postagens.
Além de compartilhar, os internautas recheiam de comentários as publicações. “Porque os vereadores têm medo da CPI, será que é o rabo preso?”, perguntou um deles. “Polícia Civil neles.... Vão a fundo o povo não aguenta mais tanta safadeza, é aumento de salário, é roubo na saúde, é roubou no raio que os parta... Socorro!!!!!”, postou outro eleitor.
Da mesma família de Adalberto Siufi, um dos diretores afastado do Hospital do Câncer, o vereador Paulo Siufi (PMDB), é um dos principais alvos das críticas. Ele até ganhou publicação exclusiva, com direito a foto e muitos ataques.
“Morro de vergonha desses vereadores, estão tentando tirar o foco da mídia em cima dos parentes do vereador Siufi e do ex-prefeito de Campo Grande. Vergonhoso senhor Mario César (PMDB), a única atitude digna que o senhor podia ter agora é renunciar”, comentou um internauta.
Políticos no meio
Envolvido no meio das postagens, o deputado federal Fábio Trad (PMDB) também recorreu às mídias sociais para defender sua família, que tem parentesco com o vereador Siufi.
“Ao contrário do líder do prefeito Alcides Peralta, vereador Alex do PT, que é contra a CPI da Saúde, não só sou a favor da referida CPI, mas também (simultaneamente) de mais quatro, que devem merecer profunda investigação do legislativo municipal”, escreveu o parlamentar.
Ele quer a CPI da “Lavagem de Dinheiro”, da “Gasolina”, da “Verba por Debaixo do Pano” e do “Mensalão”. “Aproveito, então, a oportunidade para exortar o líder e a base aliada do prefeito Bernal a assinarem todas as CPIs”, completou.
Além do deputado, também aderiram ao debate via mídia social pelos menos outros dois políticos: o prefeito Alcides Bernal e o presidente regional do PT, Marcus Garcia.

Mobilização

Além de criticar o veto à CPI, os internautas usam as mídias sociais para convocar a população a lotar, na próxima terça-feira (26), à Câmara Municipal para pressionar pela instalação da investigação.
“CPI da Saúde já! Vamos comparecer dia 26, terça-feira, às 9h30, na Câmara Municipal, traga seu cartaz, faixa. Chega! Vamos mostrar nossa força”, convoca uma das publicações, compartilhada, até as 15 horas deste domingo (24), por 569 internautas.
Na postagem, os comentários apelam pela presença maciça da população. “Campo Grande vai em peso na Câmara dos Vereadores para manifestar e sacudir o plenário. Tem que ter esta CPI, custe o que custar amigos do Face. Tem sujeira aí, estão querendo abafar. Vamos avante Campo Grande, vamos marchar rumo à Câmara Municipal”, escreveu outro internauta.
Dos 29 vereadores, apenas Luiza Ribeiro (PPS), Zeca do PT, Cazuza (PP), Waldecy Chocolate (PP), Paulo Pedra (PDT) e Eduardo Romero (PTdoB) assinaram em favor da criação da CPI. Para vingar, a comissão precisa de no mínimo 10 assinaturas.  

Nenhum comentário:

Em Alta

O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

Mais Lidas