terça-feira, 26 de março de 2013

Idoso morre em frente a posto de saúde em Porto Alegre


Atualizado em 26/03/2013 13h12


Secretaria Municipal de Saúde esclarece que morte ocorreu fora do local.
Homem de 72 anos desceu do táxi e passou mal; BM isolou a área.



Idoso morrem em frente ao Postão, no IAPI (Foto: Ivani Schütz/RBS TV)

Um homem de 72 anos morreu em frente a um posto de saúde na Zona Norte de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (26). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Altamiro Guimarães tinha consulta marcada para as 7h no Centro de Saúde IAPI, chegou ao local com antecedência e, antes de entrar, passou mal. "Ele desceu do táxi e desmaiou, ele estava se dirigindo para a consulta, foi ainda fora do posto", informou a assessoria de imprensa ao G1.
O idoso iria a uma consulta de rotina com o cardiologista. Por volta das 6h30, horário em que ele chegou, o centro de especialidades ainda estava fechado. Populares pediram ajuda ao segurança do prédio e aos funcionários do Centro de Saúde Mental, que fica na parte de trás, e permanece aberto durante 24 horas. Mas foi em vão.
Segundo testemunhas que estavam em frente ao posto, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada, mas demorou a chegar. "Ligamos, mas levou 40 minutos", contou o aposentado Luís Carlos Bertotto Paz, em frente ao posto. A Secretaria Municipal de Saúde ainda apura o tempo de deslocamento do veículo até o local. O idoso estava com sua mulher, que precisou ser atendida na unidade de saúde após ver o marido passar mal.
A Brigada Militar foi acionada e isolou o local, segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Uma equipe de perícia seria deslocada, mas não foi necessário. O médico de Altamiro, doutor Manoel Araújo, se encarregou do atendimento e atestou a morte.
De acordo com o médico, o idoso era hipertenso, fazia tratamento há 12 anos e, a cada três meses, visitava o consultório. "Vinha regularmente às consultas, não tinha maiores queixas", relatou.
Os familiares estão inconformados por ele ter morrido na porta de entrada de um posto de saúde e pelo atendimento de emergência não ter sido mais rápido. "Eu também liguei para o Samu, e eles disseram que estavam em deslocamento. Demoraram quase uma hora, deixaram meu pai morrer no chão, na frente de um posto de saúde", lamentou Josi Guimarães, filha de Altamiro.
by G1

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas