quarta-feira, 20 de março de 2013

Encontrei este texto na net. Pode não ser dos melhores, porém passa a mensagem. E diz em linguagem popular, o que eu não consigo. Mas que igualmente penso, em especial no tangente à ética e regras básicas, para que se possa praticar a profissão. by Deise



Hoje venho aqui falar à vocês sobre uma coisa que ando vendo muito aqui nessa internet.
Depois que o jornalista foi rebaixado a ... "qualquer um". Aham para quem não sabe
foi aprovada já faz muito por 8 a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) a lei que derrubou a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. 

Então graças ao STF e a seu presidente, Gilmar Mendes, o jornalismo é uma profissão que foi rebaixada. Não é de hoje que sabemos que politico odeia jornalista, então arrumaram um jeitinho de ferrar com os profissionais de jornalismo.

Os benefícios? Vai beneficiar os babacas de plantão que acham que jornalismo é só escrever
qualquer besteira e encher linguiça.

Os malefícios : O salário do jornalista caiu 1000 X e qualquer semi analfabeto pode se candidatar a uma vaga nessa área. Claro que os grandes jornais continuarão a exigir o diploma, pois não arriscariam sua reputação contratando um funcionário meia boca. Mas também facilitará a contratação de amigos, parentes, ou qualquer conhecido que tenha interesse a vaga, pois o indivíduo nem diploma precisará ter.

Mas o que venho dizer aqui hoje não é exatamente sobre a lei em sí, mas as bizarrisses que ando vendo por aí, principalmente na internet.

Todo o dia me deparo com inúmeras patricinhas, playboyzinhos, roqueirinhas, e roqueirinhos babacas, estudantes de moda, estudantes de culinária haha.. enfim...estudantes de tudo, junto com as váaaarias tribos de imbecis que se pode existir nesse país, se auto intitulando "Jornalista"!

O que faz uma pessoa que não estudou se auto denominar jornalista ? Pessoa que muitas vezes pelo jeito que ela escreve ou fala, da para perceber explicitamente que é uma pessoa semi analfabeta.

É triste ver que uma profissão que eu achava tão bonita, uma profissão feita para pessoas inteligentes exercerem, se tornou uma porcaria aqui nesse país. E não digo pelos profissionais, pois no Brasil temos excelentes jornalistas, profissionais competentes, que estudaram, que se dedicam à profissão, principalmente na área de jornalismo investigativo. Falo pela banalização da profissão, pela desvalorização do profissional que estudou e que sabe fazer um jornalismo de qualidade.

Fiz jornalismo e não fico dizendo aos quatro ventos, não tenho orgulho de ficar me vangloriando jornalista, por mais que eu saiba escrever bem e tenha estudado para tal, sendo que mais 500 mil menininhas babacas que escrevem em blog de moda, blog de rock, blog de fofoca...colocam em seu perfil : Sou Jornalista!

Alias não importa qual seja sua profissão, ou o que você estuda, ficar se vangloriando com isso só mostra o profissional de merda você será no futuro.Tem pessoas que tiram fotos de uniforme do serviço, de Jaleco, etc... só para postar nas redes sociais.

Tem coisa mais ridícula ? Gente profissionalismo é uma palavra que não cabe no vocabulário desses futuros ou não profissionais .Mas não fugindo do assunto, o que estou querendo registrar aqui hoje é a falta de reconhecimento do profissional de jornalismo. E acredito que muitos que estudaram para tal, também ficam indignados ao verem a banalização de uma profissão tão bonita.

E não, não grito aos quatro ventos, oi sou jornalista, tanto que no meu perfil está jornalista de brinquedo, é por essas e outras que levo a profissão na brincadeira e não à exerço, também devido ao péssimo salário e por não querer disputar vaga com imbecil sem estudo.

Por isso deixo aqui apenas um desabafo, e não me indigno tanto pelo salário que a partir dessa lei passou a ser mais baixo, mas pela quantidade de gente acéfala que não tem capacidade nem pra se limpar direito quando vai ao banheiro, mas escreve em seu perfil da internet a palavra "jornalista".




Nenhum comentário:

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas