sábado, 2 de fevereiro de 2013

Sob a ótica do PT ´Parte II_________Olha a lavagem cerebral ai gente...!!!!

O senso comum diz que a maioria dos políticos é corrupta. Isso é verdade?

Não se pode generalizar. Existem bons e maus políticos, assim como em todas as áreas da sociedade há boas e más pessoas. 

Série Educação Política  

A ética é um valor que deve estar presente não só na política, mas em tudo na vida. Não é a política que torna alguém menos ético, é a própria formação que a pessoa traz de sua vida nos processos construtivos, nas instituições que participa, em todas as instâncias que definem as ações e comportamentos de cada indivíduo. 

Por isso é tão importante ter consciência dos valores e acompanhar a política, além de conhecer a vida dos candidatos para escolher bem.

 O que tem sido feito para combater a corrupção?

Muita coisa, a começar pelo aumento do controle e da transparência, além da aprova-ção de leis importantes para punir corruptos e corruptores. Mas ainda estamos longe do pleno controle social e do fim da impunidade.

O Brasil, desde a redemocratização, já avançou muito em termos de transparência e controle. Neste quesito, podemos mencionar o sistema de administração financeira (Siafi), com o registro de todos os gastos governamentais, a criação da Controladoria-Geral da União, a divulgação, em portais oficiais, como o da Transparência Brasil, disponíveis para consulta, de todos os gastos públicos, compras e pagamentos de benefícios pelo governo, entre outros.

No combate à corrupção, podemos citar a lei que pune a compra de votos (Lei nº 9.940/1999), a ficha limpa (Lei Complementar nº 135/2010), a lei de combate à lavagem de dinheiro (Lei nº 12.826/2012), a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), a Lei da Transparência ou Lei Capiberibe (Lei Complementar 131/2009), que obriga a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios a debaterem com a sociedade sua proposta orçamentária e tornarem públicas, em tempo real, todas as suas despesas.

Na dimensão do controle das ações multifacetadas do poder público, dentro do sistema de freios e contrapesos próprios da divisão das funções dos poderes, existem pelo menos cinco instituições, cuja missão também inclui Noções de Política e Cidadania no Brasil o combate à corrupção: i) as Cortes de Contas (TCU e Tribunais de Contas dos Estados), ii) o Ministério Público, iii) os Sistemas de Controle Interno, iv) a Advocacia-Geral da União, e v) a Controladoria-Geral da União.

Nenhum comentário:

Em Alta

O que é a triangulação narcísica e como reconhecê-la?

A triang ulação é comum, frequente não apenas no narcisismo mas é uma característica central nos relacionamentos tóxicos. A triangulação nar...

Mais Lidas