Lula pede fim do embargo à Cuba em dia de encontro com Fidel




Lula discursa na 3ª Conferência pelo Equilíbrio do Mundo



Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula discursa na 3ª Conferência pelo Equilíbrio do Mundo


  • Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
  • Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula fez nesta quarta-feira (30), em Havana, o discurso de encerramento da 3ª Conferência pelo Equilíbrio do Mundo, evento em homenagem ao 160 anos de nascimento do herói da independência cubana José Martí. Lula começou sua fala pedindo um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio em Santa Maria. O ex-presidente também desejou uma plena e rápida recuperação ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e disse estar usando uma Guayabera vermelha em sua homenagem.
No início da tarde Lula esteve com o ex-presidente cubano Fidel Castro. Pela manhã, Lula visitou as obras do Porto Mariel, acompanhado do atual presidente de Cuba, Raúl Castro.



Aumentar tamanho da letra | Reduzir tamanho da letraClique aqui para baixar a foto do encontro com Fidel ou aqui para baixar as imagens da conferência em alta resolução.
Em seu discurso na Conferência, Lula disse esperar que, em seu segundo mandato, o presidente norte-americano, Barack Obama, tenha um outro olhar para a América Latina e elimine o embargo contra Cuba.
O ex-presidente falou também sobre a crise europeia, e a crescente desigualdade e desemprego nos países desenvolvidos.
Lula defendeu a necessidade de se formular uma nova doutrina para a integração da América Latina, que vá além da questão econômica. “Apesar de nossas diferenças, temos uma grande força que é nossa unidade. Estamos juntos na luta por liberdade, por transformações sociais, contra a desigualdade social. A diversidade nos fortalece.”
Lula encerrou seu discurso falando sobre sua crença em um mundo mais justo e mais igual, a partir da sua própria experiência como presidente. “Quero concluir dizendo que é perfeitamente possível. Se antes dizia teoricamente, hoje digo pela minha experiência de que é possível construir um mundo diferente de hoje. Outro mundo é possível.”

by Instituto Lula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PALETES E CAIXOTES DE MADEIRA NA SUA CASA JÁ!

Reencarnação e Alma dos Animais por Chico Xavier

A flor mais rara do mundo